13 de agosto de 2019 às 10h44m
Cedro - Comitê Municipal de Combate às Arboviroses realiza ciclo de encontros no CRAS e CREAS

O trabalho é feito de forma intersetorial e o objetivo é melhorar a eficácia de suas campanhas, unindo as secretarias municipais, órgãos públicos, setores de comunicação e população em geral.

A Prefeitura de Cedro realizou, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, diversas ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti de 7 a 14 deste mês de agosto. As rodas de conversas e brincadeiras de medidas preventivas envolveram com membros de grupos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras I e II).



Além da roda de conversa para informar os participantes sobre os riscos e cuidados que deve ser adotado contra as arboviroses, outras ações foram realizadas e o bom êxito da intervenção conta com a colaboração de cada morador. "Também realizamos visitas domiciliares, com o objetivo de envolver todo cidadão na luta contra as doenças provocadas pelo mosquito. Acompanhei de perto a realidade do nosso município, instruindo pessoalmente os nossos cidadãos", destaca o Prefeito Dr. Nilson Diniz.

 

Dinâmicas

Durante as atividades do Comitê, os participantes formaram equipes para os jogos educativos TODOS CONTRA O MOSQUITO. O jogo "Eu faço assim", premiou quem inseriu mais medidas preventivas contra o mosquito. Outras brincadeiras realizadas foram o "Ciclo corretamente do mosquito"; o "Acerte o alvo", com perguntas e respostas; "Qual é o mosquito", em que os membros do Comitê exibem cartazes com os mosquitos Aedes aeygpti e o Culex quinquefasciatus (muriçoca), para os identificar; e, encerrando, o "EU na TV", com os participantes de maior pontuação gravando o jingle da campanha educativa.



Para o Coordenador do Comitê Municipal, Marciel Bezerra, o objetivo maior das atividades é levar conhecimento aos participantes. "Não podemos somente cobrar dos moradores os cuidados com a prevenção ao mosquito Aedes aeygpti, cada um deve integrar o processo de combate, aprendendo sempre para repassar as informações aos demais moradores", ensina Marciel.



O Secretário de Saúde Russel Sirius ressalta que as parcerias do Programa Saúde na Escola (PSE) e da Universidade Federal do Ceará têm fortalecido as ações em Cedro. O Comitê Municipal tomou outro impulso com o Programa Aedes em Foco da UFC. "Estamos nesta guerra contra o mosquito. O período de chuva já está se encerrando e 92% dos focos estão dentro das casas, o cuidado agora deve ser redobrado. PSE e Aedes em Foco são meios eficazes nessa luta que não damos tréguas", enfatiza o Coordenador do Comitê Municipal

 

Novas ações

Na próxima semana, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) será palco de ações de combate às arboviroses. Ainda em agosto, a prefeitura realizará ações educativas para as gestantes nos grupos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com as temáticas Zika Virus, uso do repelente e mudanças a serem adotadas na gestação para combate ao mosquito.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001