16 de julho de 2019 às 16h22m
Prefeitura de Cedro intensifica trabalho de prevenção às hepatites no Julho Amarelo

No próximo dia 28, a Secretaria de Saúde do Município promoverá diversas ações para celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.


As Unidades Básicas de Saúde (UBS), por exemplo, já estão realizando roda de conversas com os moradores. Os profissionais promovem palestras, respondem dúvidas e realizam testes rápidos para rastreamento das Hepatites Virais.  Na unidade do Senac, haverá capacitação para os enfermeiros e médicos, programada para o dia 24 próximo.

 

 

A rigor, as ações já existem no decorrer do ano, porém, neste meio de ano, elas são intensificadas. Uma das medidas do cronograma da Secretaria de Saúde é levar ao conhecimento da população os testes rápidos. “É importante a participação dos moradores. Nossos profissionais estão preparados para realização dos testes, que são uma forma de prevenção das hepatites B e C”, explica o Prefeito Dr. Nilson Diniz.

 

 

Segundo o Ministério da Saúde, milhões de brasileiros são portadoras do vírus das hepatites B e C e não sabem, correndo o risco de evoluírem para doenças crônicas, cujas consequências mais graves são a ocorrência de cirrose ou câncer hepático. O Brasil registrou 40.198 casos novos de hepatites virais. O Boletim Epidemiológico 2018 informa que os casos da doença são maiores em homens de 20 a 39 anos.

 

 

No Ceará, nos últimos dez anos, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 7.220 casos de hepatite virais e registrados 408 óbitos. Em Cedro, foram contabilizado apenas 03 casos no Sinan Net, do Ministério da Saúde.

 

 

Para o Secretário de Saúde Russel Sirius,  a vacina é uma forma de prevenção efetiva contra as hepatites tipos A e B. “Nossas ações tem como objetivo reforçar a importância da participação da população na prevenção e que ela está sendo distribuída gratuitamente. Lembramos que quem se vacina contra o tipo B, se protege da hepatite D”.

 

 

O Julho Amarelo

A Campanha faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Este ano, por meio da Lei 13.802, foi instituído julho como mês para chamar atenção da luta contra às hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

 

 

Como evitar as Hepatites A e E

- Utilize água tratada e lave bem os alimentos;

- Lave as mãos com água e sabão antes de comer e depois de ir ao banheiro;

- Beba água filtrada ou fervida;

- Lave bem os alimentos, frutas, verduras e legumes, principalmente quando for comê-los crus;

- Cozinhe bem mariscos e frutos do mar.

 

 

Como evitar as Hepatites B, C e D

- Não compartilhe agulhas, seringas e outros equipamentos para uso de drogas;

- Não use lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;

- Use seus próprios instrumentos de manicure e pedicure;

- Exija materiais descartáveis para tatuagem e serviços de saúde;

- Use sempre camisinha.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001