10 de julho de 2019 às 12h33m
Melhorias em abastecimento de água e infraestrutura são foco das emendas de bancada de parlamentares cearenses

Deputado Heitor Freire destaca que demandas são prioritárias contra a seca e a favor da mobilidade no estado

Melhorias em infraestrutura, mobilidade e abastecimento hídrico são o foco dos recursos solicitados pela bancada cearense no Congresso Nacional, por meio das emendas (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 5/2019). Após reunião entre deputados e senadores do estado para definir as prioridades, ficou decidido que os investimentos serão aplicados no Cinturão das Águas, no trecho da BR 116 na cidade de Pacajus, e no trecho da BR 020 que começa no município de Caucaia até a divisa com o estado do Piauí. Presente na reunião, o deputado federal Heitor Freire (PSL-CE) destacou a importância da aplicação dos recursos das emendas nessas três pautas:

 

"A questão do abastecimento hídrico é crítica há anos, e não é nenhuma novidade que o Ceará sofre com a seca, então temos que ser mais incisivos na cobrança de melhorias para resolver essa situação. Já em relação aos benefícios voltados para a infraestrutura e mobilidade, identificamos que é essencial o investimento nas rodovias, já que os impactos positivos serão muitos, entre eles, o impulsionamento da nossa economia", afirmou o parlamentar.

 

Os investimentos no Cinturão das Águas visam dar continuidade às obras de integração das bacias hídricas no Ceará, ampliando a oferta de água para diferentes finalidades, e minimizando os impactos da seca no estado. Na BR 116, os recursos serão utilizados para a duplicação do trecho rodoviário no encontro com a BR 304, em Pacajus. E na BR 020 haverá melhorias na região de Caucaia, seguindo até a divisa com o Piauí.

 

"É importante essa sintonia dos parlamentares que compõem a bancada em focar os pedidos via emendas em demandas mais urgentes. Quero destacar que, individualmente, articulei, junto ao Poder Executivo, as mesmas questões, pois o nosso estado não pode mais ser prejudicado pela irresponsabilidade, a omissão e o descaso das gestões anteriores, e continuar sofrendo com a seca e com estradas em péssimas condições", enfatizou Heitor Freire que solicitou, por meio de Indicação ao ministro Tarcísio Gomes, da Infraestrutura, a construção de uma rotatória na BR 304, altura da Vila São José, em Aracati, para o acesso à CE-371.

 

"Identificamos que essa obra vai melhorar o tráfego de veículos e a circulação dos moradores da região sul da cidade de Aracati, colaborando, também, para o fortalecimento das atividades turísticas do município. Não existem pequenas melhorias, e sim grandes investimentos que trazem resultados positivos para todo o Brasil", afirmou o deputado federal que também encaminhou, por meio de Indicação, ao ministro Gustavo Canuto, do Desenvolvimento Regional, solicitação para incluir uma comporta no eixo norte do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, para ampliar o abastecimento hídrico no açude Jenipapeiro, localizado no município de Baixio.

 

Mais informações para a imprensa:

Camila Lima – Jornalista Profissional – MTE 3030

(85) 99633.0981


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001