13 de junho de 2019 às 07h15m
Comitiva de Parlamentares visita obras da Transposição nesta sexta-feira (14)

A primeira visita da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco, da Assembleia Legislativa do Ceará, acontece nesta sexta-feira (14).

. A comitiva viaja a dois municípios do Cariri a fim de conhecer, estudar e levantar dados sobre as Obras da Transposição do Rio São Francisco e do Cinturão das Águas do Ceará. Cerca de 20 pessoas participam da viagem e este número deve dobrar durante o momento da visita.

Parlamentares e convidados, incluindo secretários do Governo, superintendentes de Autarquias Estaduais e representantes da imprensa, devem sair da Capital no início da manhã. O primeiro compromisso está marcado para 9h30, na cidade de Penaforte, onde acontece a visita às obras da Transposição no município e uma reunião junto aos órgãos e empresas responsáveis.

A segunda atividade do grupo será às 14h, e consiste na visita às Obras do Cinturão das Águas do Ceará, no município de Missão Velha. No local, também acontece uma reunião com a presença dos órgãos e empresas encarregados do andamento nos canteiros.

Nas duas agendas, a finalidade é conhecer a situação atual das obras e coletar dados a fim de realizar um levantamento técnico das necessidades, dificuldades e etapas da construção dos equipamentos. O documento finalizado com as informações deve ser, em um segundo momento, apresentado ao Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em Brasília.

Segundo o Guilherme Landim (PDT), presidente da Comissão Especial, o objetivo do relatório é o de cobrar celeridade. "Queremos  agilidade na finalização dessa obra para vermos de fato a água da Transposição chegar ao Ceará. A intenção é fazer essa cobrança com dados técnicos, mostrando ao Ministério que não dá mais para retroceder e que quanto mais demorar essa obra, maiores serão os prejuízos em vista da deterioração", destaca.   A volta do grupo para a Capital acontece ainda na sexta-feira, no final da tarde.

Convidados
Além dos membro da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco, o convite para participar da visita foi estendido a todos os Parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará. Secretários do Governo e gestores de autarquias e órgãos de gerenciamento hídrico do Estado também confirmaram presença.

Integram a comitiva o Assessor de Relações Institucionais da Casa Civil do Estado do Ceará, Nelson Martins; o Secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco Teixeira; o Secretário de Cidades, Zezinho Albuquerque; o Superintendente da Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas) no Estado do Ceará, Yuri Castro; o Diretor de Águas Superficiais da Sohidra, Antônio Lucena; o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz; o Presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, João Lúcio Farias, e o Gerente da Bacia do Salgado da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), Alberto Medeiros.

Prefeitos e Vereadores dos municípios da Região também foram convidados a juntar-se às visitas. Devem ter representantes as cidades de Brejo Santo, Missão Velha, Mauriti, Milagres, Penaforte, Porteiras, Jati e Abaiara.

Os consórcios Ferreira Guedes-Toniolo Busnello e S.A. Paulista e Serveng, responsáveis pela obra da Transposição e do Cinturão das águas do Ceará, respectivamente, participarão das reuniões nos canteiros. O Ministério do Desenvolvimento Regional também foi convidado e deve enviar técnicos e engenheiros responsáveis pelas duas obras para apresentar planejamentos e informações técnicas.

Para Landim, o momento é de mobilização, unindo Parlamentares, imprensa, líderes municipais, vereadores e outras lideranças políticas "para que todos juntos possamos fazer uma corrente apartidária, sem politicagem, mas para mostrar ao Governo Federal a importância que essa obra tem para o Ceará".
 
Confira os Deputados Estaduais que participam da visita:


Guilherme Landim  - Presidente da Comissão Especial (PDT)
Antônio Granja  - Vice-presidente da Comissão Especial (PDT)
Augusta Brito - (PC do B)
Danniel Oliveira - Membro da Comissão Especial (MDB)
José Sarto Nogueira - Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (PDT) - a confirmar
Júlio César Filho - Membro da Comissão Especial (Cidadania)
Marcos Sobreira - Membro da Comissão Especial (PDT)
Nelinho Freitas - Membro da Comissão Especial (PSDB)
Nezinho Farias  - Membro da Comissão Especial (PDT)
Nizo Costa  (PSB)
Salmito Filho (PDT)
Walter Cavalcante - Membro da Comissão Especial (MDB)


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001