06 de junho de 2019 às 13h52m
Eliana Gomes receberá a Medalha Boticário Ferreira

A mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza é oferecida a personalidades que prestaram serviços relevantes ao município


A coordenadora de regularização fundiária da Prefeitura de Fortaleza e ex-vereadora da Capital, Eliana Gomes, será homenageada com a medalha Boticário Ferreira, a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo local.

A comenda representa o reconhecimento da trajetória de trabalho e luta da liderança popular em benefício de Fortaleza. A entrega da condecoração será realizada na próxima sexta-feira (07/06), às 19h, durante sessão solene no Plenário da Casa do Povo. O requerimento da propositura é de autoria da vereadora Bá (PTC), subscrito pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB) e foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

História de Lutas

Eliana Gomes é educadora social e uma das fundadoras da associação de moradores do bairro onde mora fundadora, a Associação Comunitária do Bairro Ellery (ACBE). Foi presidente da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), por duas gestões. É sócia da ONG Cearah Periferia e da Caritas Arquidiocesana de Fortaleza, assim como também fundadora do Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher.

Ainda jovem, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no início dos anos 1980, compondo a base do partido no Ellery. Eliana também foi integrante do Centro Popular da Mulher (CPM) e compõe a União Brasileira de Mulheres (UBM). Atualmente, é vice-presidente do Comitê Municipal do PCdoB e integra a Comissão Estadual do Partido.

No Executivo, a liderança comunista passou pela coordenação de ação comunitária da então Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) de 2005 a agosto de 2007.

Deixou a gestão municipal para assumir a vaga de vereadora, na Câmara Municipal de Fortaleza, em 31 de agosto de 2007. Com este feito, foi a primeira mulher do PCdoB a ocupar a Câmara Municipal de Fortaleza, 4ª maior cidade do país.

Eliana chegou ao parlamento como representação popular e feminista, tendo como principal característica o diálogo amplo e intenso com os diversos setores da nossa sociedade, debatendo, realizando audiências, indicando e propondo projetos para melhorar a vida da nossa gente.

Em 2009, assume como vereadora titular de Fortaleza, agora para um mandato de quatro anos e logo destaca-se na defesa da habitação e da moradia digna, do planejamento urbano com democracia, da participação social, do meio ambiente e da urbanização de diversas áreas da cidade. Sua atuação foi marcante ainda na defesa dos direitos das mulheres, dos Direitos Humanos, da promoção de políticas para educação, cultura, esportes e juventude, da reivindicação por segurança e pelo enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes em Fortaleza.

Além disso, neste mandato, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso da Câmara Municipal e líder do PCdoB na CMFor. Compôs, ainda, a Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania.

De volta ao poder público, Eliana assumiu em 2013 a titularidade da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), convidada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT). Lá, liderou a maior política de habitação da Cidade, com a ampliação do programa Aluguel Social (lei de sua autoria), entrega e contratações de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida e a titularização, com registro em cartório, de casas construídas pela Prefeitura de Fortaleza (também legislação de sua autoria).

A militante deixou a Secretaria em março de 2016, para voltar a concorrer à vaga na Câmara de Fortaleza. Obteve 5.593 fotos, ficando como primeira suplente da coligação Fortaleza Pra Vencer (PSD/DEM/PCdoB/PMB). Com a nomeação do vereador eleito Evaldo Lima (PCdoB) para a segunda gestão do prefeito reeleito Roberto Cláudio, Eliana assume a vaga de vereadora titular, na legislatura que se iniciou em janeiro 2017, ficando neste posto até março de 2018.

Em sua terceira passagem pelo legislativo, a comunista foi responsável por novos projetos e elaborações que colocaram em primeiro lugar o povo e a cidade, sendo uma das recordistas de produção, com ações que levam em consideração as propostas de requalificação urbana, saneamento básico e funcionamento de equipamentos públicos, além da discussão de questões fundamentais para a cidade.

Terminada esta nova passagem pelo poder legislativo, inicia-se um novo momento na carreira de Eliana, que, desde 2018 conduz a realização do maior programa de regularização fundiária da história da Capital.

Sobre todo este percurso, a liderança popular coloca que o seu principal compromisso, portanto, é lutar mais uma vez por democracia, cidadania e vida digna para quem mais precisa.

“Durante toda a minha vida, desde quando saí de Canindé para vir com a minha família para Fortaleza em busca de oportunidades, percebi que o nosso povo, assim como eu, filha de operários, necessitava mesmo era de cidadania. Ofereço, diariamente, a minha vida a esta luta. Mais uma vez conto com cada um e cada uma para juntos defendermos os interesses do povo de Fortaleza, do Ceará e do Brasil”, disse Eliana Gomes.

Serviço:

Sessão Solene de entrega da Medalha Boticário Ferreira a Eliana Gomes

Sexta-feira (07 de junho de 2019), às 19h

Local: Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830 - Patriolino Ribeiro).

 

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001