16 de maio de 2019 às 15h59m
Dia Internacional do Museu será comemorado em Cedro

Comemoração acontece nesta sexta-feira (17/5). A data oficial é 18 de maio, mas a prefeitura resolveu antecipar as ações e preparou uma extensa programação no Museu da Cidade.


Visitas guiadas, objetos de época, exposição fotográfica, literatura de cordel, além de exibição de documentários, coletâneas de matérias e de uma maquete virtual. Tudo isto estará disponível para a população de Cedro nesta sexta-feira (17/5) no Museu de Cedro, a ação comemora o Dia Internacional do Museu, celebrado no dia 18 de maio.


A comemoração faz parte da programação anual de atividades do projeto “Museu de portas abertas”, uma forma da população participar e conhecer cada vez mais o espaço. “Temos uma história rica, boa parte dela contada através da ferrovia, nosso trabalho é restaurar, relembrar e preservar essa história. Em 2016, entregamos a estação ferroviária totalmente reformada e pronta para abrigar o Museu de Cedro, em uma bela festa, que homenageou profissionais e familiares e que marcaram história nesta terra”, destaca o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz.


A programação conta com uma mostra cultural cujo tema é: “literatura de cordel”, com cordelistas Edson Reis e Ioneide Moura, além da exibição de entrevistas como a da Sra. Consuelo, viúva de Ivens Dias Branco e família, durante apresentação do sistema Ivens Dias Branco (SISDIBRA), programa a ser instalado no Memorial para catalogar dados que contarão a história e a genealogia de famílias cedrenses. O Memorial será entregue nas comemorações do centenário do município, em 2020.


O encerramento do evento contará com a apresentação da banda de música, maestro José Pretinho, que trará os jovens de sua formação interpretando músicas de época. A Secretária de Cultura de Cedro, Aparecida Evangelista, enfatiza a importância desta participação. “Será um momento de relembrar a alegria da época da chegada do trem e com toda certeza iremos recordar sempre o passado de nossa gente e o êxito atual de Cedro”.


Exposição fotográfica

No final do mês de maio será aberta a exposição “olhares fotográficos”, do fotógrafo Marciel Bezerra que contará com imagens do grupo de idosos do CRAS I e II.


Locomotiva será restaurada

Para comemorar as festividades deste ano, a Prefeitura pretende restaurar a locomotiva antiga que fica do lado externo da estação ferroviária. Marinete Silva, moradora de Cedro lembra a importância dessa restauração. “Por diversas vezes os trilhos nos trouxeram desenvolvimento. Nossa história deve permanecer viva sempre”, pontua.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001