04 de abril de 2019 às 10h53m
Páscoa é oportunidade para conhecer destinos marcados por histórias de fé

Quem se interessa por santuários e monumentos religiosos tem no feriado da Semana Santa uma excelente oportunidade de conhecer destinos que, de alguma forma, contam um pouco da história do país

Neste ano, a Sexta-Feira Santa será celebrada em 19 de abril, com as festividades do domingo de Páscoa no dia 21.

A cidade de Aparecida (SP), no Vale do Paraíba, é o destinos mais procurado pelos fiéis. Localizado no município, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida recebe milhares de peregrinos durante a Semana Santa, atraídos por uma programação extensa, com missas e procissões. O santuário em homenagem à Padroeira do Brasil já foi visitado pelos papas João Paulo 2º, Bento 16 e Francisco.

Perto dali fica a cidade de Guaratinguetá (SP), onde nasceu Frei Galvão (1739-1822), o primeiro santo brasileiro -ele foi canonizado pelo papa Bento 16 em 2007. O município é um dos pontos de partida para a chamada Rota Franciscana, que percorre 31 cidades do Estado de São Paulo, passando por museus e igrejas.

Além de igreja e museu, Guaratinguetá abriga um santuário dedicado a Frei Galvão. A cidade conta, ainda, com uma estátua de 8 metros de altura e 1,6 toneladas do primeiro santo brasileiro, abençoada pelo papa Francisco em 2013.

FORA DE SÃO PAULO

No Sul, um destino muito procurado pelos fiéis é Nova Trento (SC), onde fica o Santuário Santa Paulina, uma homenagem a Madre Paulina, beatificada em 1991 pelo papa João Paulo 2º. Com grande potencial turístico, o santuário abriga a catedral e um parque ecológico.

No Nordeste, a cidade de Juazeiro do Norte (CE) é conhecida por atrair fiéis de todas as regiões do Brasil, principalmente os adeptos das romarias. As peregrinações são, em sua maioria, dedicadas ao Padre Cícero, que impõe sua presença com uma estátua de 27 metros de altura.

Por fim, a cidade de Porto de Galinhas (PE) pode ser um destino certeiro de Páscoa. Além de praias paradisíacas, o turista pode aproveitar a viagem para assistir ao tradicional espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, encenado em Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano. Com três horas de duração e elenco de peso, a encenação da morte e da ressurreição de Cristo atrai fiéis do Brasil e do mundo. Os ingressos custam de R$ 100 a R$ 120, com possibilidade de meia-entrada.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001