14 de março de 2019 às 12h22m
Começa mutirão de limpeza de lagoas; Tabapuá é a primeira a receber serviços

A Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) começou nesta quarta-feira (13/3) mais um ciclo de limpeza das lagoas de Caucaia. O primeiro espelho d’água a receber o mutirão é o do Tabapuá, às margens da BR-020, a principal via de entrada da cidade.


O foco das equipes de limpeza é a retirada de aguapés e outros resíduos sólidos do fundo da lagoa. A medida é fundamental neste período de chuvas intensas, pois age na prevenção de transbordos e consequentes alagamentos que afetem moradores e vias do entorno.

Caucaia é um dos municípios cearenses mais ricos em lagoas permanentes. Quando a limpeza no Tabapuá for concluída, o mutirão seguirá para as lagoas dos bairros do Itambé e do Capuan. Esse é o primeiro ciclo do ano, que dá prosseguimento aos trabalhos preventivos e semestrais iniciados pela SPSPTrans em 2017.

Em paralelo, a pasta tem equipes de limpeza no canal do Parque Potira, onde a intervenção está no fim e irá para o canal da Esplanada do Araturi. Antes, os serviços concentravam-se no canal do Conjunto Metropolitano (Picuí).

“Esse é um trabalho que não para. Dura o ano todo. A demanda é grande, mas temos conseguido atender a tudo. É sempre importante lembrar que contamos com o apoio da população para não jogar lixo ou dejetos nos canais e lagoas. Isso só prejudica a natureza e aumenta os riscos de enchentes”, diz o titular da SPSPTrans, Francisco de Assis Medeiros Silva.

__________
SEMANA DO CONSUMIDOR
67 atendimentos são feitos no primeiro dia de feirão em Caucaia; meta é 700

 

Iniciado nessa terça-feira (12/3), o feirão de negociação de dívidas da Semana do Consumidor de Caucaia já registrou 67 atendimentos. Quarenta e oito deles foram feitos por técnicos do Procon Municipal, 12 por representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e sete por membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O mutirão acontece em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março. Nesta quarta-feira (13/3), o feirão ganhou reforço com a chegada da Nave Enel, que levou sensibilização sobre degradação ambiental aos alunos da Escola Edson da Mota Correa, localizada na Estrada Velha do Icaraí.

Conforme a assessora jurídica do Procon Caucaia, Clarinda de Amorim, a meta é realizar 700 atendimentos até o fim da semana. Para isso, as empresas que mais geram demanda no município foram convidadas a participar da mobilização. “Estamos com um mutirão de atendimento para oferecer as melhores condições de tratativas de negociações e também nos preocupamos em informar aos consumidores os seus direitos e deveres”, explica.

Moradora da Jurema, Vera Lúcia de Farias elogiou a agilidade no atendimento. “Resolvi uma demanda que estava pendente desde 2011. Agora fiz a negociação e poderei pagar de uma forma que caberá no meu bolso”, comemorou.

Aira Ferreira de Oliveira, moradora do Guagiru, ressalta a importância da Semana do Consumidor. “Acho a iniciativa inovadora porque muita gente não tem como adquirir um defensor e não sabe a onde se dirigir. Aqui é uma grande oportunidade de informação e também de resolver problemas.”

Nesta quinta-feira (14/3), das 9 horas às 14 horas, o Procon realizará o feirão de negociações de dívidas com o mutirão de atendimentos na praça Fausto Sales. Já na sexta-feira (15/3), o encerramento acontecerá também com consultas na praça Fausto Sales.

SEMANA DO CONSUMIDOR DE CAUCAIA
QUINTA-FEIRA, 14 DE MARÇO
9 HORAS ÀS 14 HORAS: Feirão de negociação na praça Fausto Sales e mutirão de atendimento de empresas.

SEXTA-FEIRA 15 DE MARÇO
8 HORAS ÀS 14 HORAS: Feirão de negociação na praça Fausto Sales e mutirão de atendimento de empresas.

__________
EDUCAÇÃO
Dois novos CEIs atendem a mais de 400 crianças no Planalto Caucaia e Parque Albano

 

A educação infantil de Caucaia iniciou o ano letivo de 2019 com dois novos Centros de Educação Infantil (CEI). Fruto de parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, os equipamentos ficam no Planalto Caucaia e no Parque Albano.

Ao todo, 428 crianças com idade entre um e três anos estão tendo aulas nesses novos espaços. Ambos são considerados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) como importantes avanços para a rede municipal de ensino, especialmente no tocante ao desenvolvimento integral das crianças.

“A educação infantil é um importante segmento do processo educativo. Com a integração dos contextos sociais, ambientais e culturais, a educação infantil é a base para a formação de cidadãos criativos, críticos e participantes na sociedade”, afirma a secretária municipal de educação, professora Camila Bezerra.

A gestora destaca ainda que, com a integração da família e da comunidade, a escola infantil torna-se um importante pilar para a construção de um processo de ensino-aprendizagem de excelência para Caucaia.

Os novos CEIs contam cada um com uma estrutura física de sete salas de aula, laboratório de informática, refeitório, copa, cozinha recepção, almoxarifado e espaço de circulação. Além disso, deverão ter instalados nos próximos dias equipamentos de playground, que são espaços educacionais com excelentes instalações e segurança para as crianças.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001