13 de março de 2019 às 12h39m
Naumi Amorim é homenageado e anuncia reforma da praça dos Bombeiros

O prefeito Naumi Amorim foi homenageado nesta segunda-feira (11/3) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Ele recebeu a medalha Desembargador Moreira da Rocha após ser indicado pela cúpula da 3ª Companhia de Caucaia. A solenidade aconteceu durante a passagem de comando na sede do Batalhão de Bombeiros Militar, no Icaraí.


Naumi destacou a importância da honraria recebida e anunciou a reforma da praça dos Bombeiros, localizada também no Icaraí. “Agradeço a parceria da tropa de guarda-vidas dos Bombeiros. Estamos na luta, trabalhando para melhorar os acessos da cidade. Vamos reformar a praça e executar benfeitorias na iluminação e nas ruas próximas do quartel, com a recuperação do calçamento”, ressaltou o prefeito.

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam), Daniel Cavalcante, os serviços da reforma da praça dos Bombeiros no Icaraí serão executados através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a pasta e uma empresa.

Para o comandante-geral do CBMCE, coronel Luiz Eduardo Soares de Holanda, a parceria da instituição com a Prefeitura é muito importante para a população. “Que o prefeito Naumi permaneça com esta firmeza para estreitar ainda mais a parceria. Este quartel do Icaraí tem uma importância vital. Aqui realizamos todos os serviços das guarnições de guarda-vidas, apoio de emergência hospitalar e guarnições de incêndio”, destacou.

A base do Corpo de Bombeiros do Icaraí cobre toda Caucaia. São, ao todo, 51 membros da corporação integrantes da 3ª Companhia, cujo comandante agora é o tenente-coronel Luiz Onofre Nascimento Filho.

A entrega da medalha é feita somente a pessoas que se destacaram na missão do Corpo de Bombeiros. Também foram agraciados: o secretário Daniel Cavalcante e a advogada Fátima Helena Leite.

__________

SOCIAL

Semana do Consumidor abre com homenagens; feirões abaterão dívidas

A Semana do Consumidor em Caucaia iniciou nesta segunda-feira (11/3) com homenagens a personalidades e feirões que vão ajudar muita gente a quitar dívidas. Até a próxima sexta-feira (15/3), o Procon Municipal realizará uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial do Consumidor.

Hoje, o órgão homenageou o prefeito Naumi Amorim, o procurador geral de Caucaia Robson Halley e o coordenador do Decon Estadual Ticiano Feitosa. A solenidade aconteceu na praça Fausto Sales, em frente à Câmara. “O serviço prestado pelo Procon é muito importante. O prefeito é um entusiasta dele e nós, na Secretaria Municipal do Trabalho, que recebemos empresários todos os dias, estamos aqui pra somar”, disse a titular da Setem, Laís Sales.

O Procon realizará feirões de negociações de dívidas e convocou as empresas que mais geram demanda em Caucaia para um mutirão de atendimentos na sede do órgão e em tendas montadas na praça Fausto Sales. “Você que conseguiu economizar e quer regularizar sua situação nos serviços de proteção ao crédito, esse é o momento”, exemplificou Robson Halley.

Conforme ele, Caucaia é o segundo maior polo da Semana do Consumidor no Ceará. É menor apenas do que Fortaleza. “É uma oportunidade de ter um atendimento diferenciado. Não é o perdão da dívida, mas chega bem perto. As empresas vão tanto reduzir os juros quanto parcelar”, pontuou a secretária-executiva do Decon estadual, promotora de Justiça Anchelly Sampaio.

Conforme a coordenadora do Procon Municipal, Débora Portela, uma das empresas com mais demanda em Caucaia é a Cagece. “É um momento único pra comparecer e negociar dívidas. As empresas vão enviar representantes e oferecer condições especiais. Serão propostas diferenciadas.”

SEMANA DO CONSUMIDOR DE CAUCAIA

SEGUNDA-FEIRA, 11 DE MARÇO
9 HORAS: Solenidade de abertura na praça Fausto Sales.

TERÇA-FEIRA 12 DE MARÇO
9 HORAS ÀS 14 HORAS: Feirão de negociação com mutirão de atendimento de empresas no Procon Caucaia. Palestra na Escola Edson da Mota Correa (Estrada Velha do Icaraí).

QUARTA-FEIRA, 13DE MARÇO
9 HORAS ÀS 14 HORAS: Feirão de negociação no Procon Caucaia e Nave Enel de conscientização sobre degradação ambiental na Escola Edson da Mota Correa (Estrada Velha do Icaraí).

QUINTA-FEIRA, 14 DE MARÇO
9 HORAS ÀS 14 HORAS: Feirão de negociação na praça Fausto Sales e mutirão de atendimento de empresas.

SEXTA-FEIRA 15 DE MARÇO
8 HORAS ÀS 14 HORAS: Feirão de negociação na praça Fausto Sales e mutirão de atendimento de empresas.

__________

SAÚDE

Conselheiros de Saúde de Caucaia discutem estratégias de promoção da 10ª Conferência Municipal

O Conselho Municipal de Saúde de Caucaia discutiu nesta segunda-feira (11/3) estratégias para a realização da 10ª Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada nos dias 10 e 11 de abril. “O SUS é uma conquista nossa e temos o dever ético e moral de defendê-lo. Com isso, precisamos mobilizar a sociedade caucaiense para participar das pré-conferências e desse evento oficial em abril. Vamos levar as propostas defendidas nas pré-conferências”, declarou o presidente do colegiado, Maciel Andrade.

Secretário municipal de Saúde, Moacir Soares também se pronunciou sobre a importância do papel de cada conselheiro para o sucesso da realização dos eventos que consolidam o SUS. “A participação social e os movimentos sociais são matrizes da produção de saber. E estamos aqui para traçar estratégias para promover um evento apoteótico e que coloque Caucaia no topo do debate de um fórum político de saúde municipal”, disse o gestor.

A 10ª Conferência Municipal de Saúde acontecerá no convento das Irmãs Cordimarianas e terá como tema central “Democracia e saúde”. Antecedendo a etapa municipal, a SMS juntamente com o Conselho se prepara com a realização de pré-conferências, “momento de construção, avaliação e proposição no fomento de novas politicas de saúde, conforme demandas dos segmentos de usuários, profissionais de saúde, gestores e prestadores de modo a atender as necessidades da população para um SUS de qualidade e acesso a todos, além de garantir os direitos constitucionais da saúde pública”, sintetizou o coordenador de Endemias da SMS e secretário executivo do Conselho, Pires Sousa.

__________EDUCAÇÃO

Alunos de 127 escolas municipais de Caucaia começam a ser avaliados

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza entre esta segunda-feira (11/3) a próxima quarta-feira (13/3) avaliação diagnóstica com todos os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Ao todo, 127 escolas têm turmas do primeiro ao nono ano.
As avaliações compreendem as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e têm como objetivo verificar as competências e habilidades dos estudantes em cada série e em cada região caucaiense: Sede, Praia, Garrote, Jurema BR-020 e BR-222.

A partir dos resultados, o Centro Municipal de Formação e Avaliação Terezinha Costa Lima (Cemfa) poderá promover a formação dos educadores com foco nas áreas de maior dificuldade, intervindo onde for necessário para garantir a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

“A intenção é realizarmos sistematicamente essas avaliações para, ao longo do ano letivo, aferirmos os avanços e reelaborarmos as formações, de forma que, a cada ano do Ensino Fundamental, o aluno tenha garantido seu direito à aprendizagem”, afirma a diretora do Cemfa, Cida Pacobahyba.

Para ela, além de alavancar a qualidade do ensino, a aplicação das avaliações também é uma forma de preparar os jovens para outras provas, como a do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e o Aprova Brasil. “Se o aluno tem o domínio do conteúdo e está habituado a realizar avaliações, os bons resultados serão consequência”, finaliza.

__________

SAÚDE

Terceira pré-conferência acontece nesta terça (12) em Caucaia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta terça-feira (12/3) a terceira pré-conferência preparatória para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá em abril.

O encontro acontecerá no Tabapuá. Na quarta-feira (13/3), a reunião será no Parque Potira. Já na quinta-feira (14/3), a pré-conferência será no Planalto Caucaia.

O tema da 10ª Conferência será “Democracia e Saúde, Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Como etapa do grande evento, a SMS está promovendo pré-conferências. Duas já aconteceram em fevereiro.

As próximas pré-conferências terão como eixos temáticos: “Saúde como direito”, “Consolidação dos princípios do SUS”, “Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS” e “Composição, organização e funcionamento dos Conselhos de Saúde.”

CRONOGRAMA
3ª Pré-conferência – 12/3 (terça-feira)
Local: Salão Paroquial da igreja São Vicente de Paula – Tabapuá
Horário: 8h30

4ª Pré-conferência – 13/3 (quarta-feira)
Local: Escola Liceu de Caucaia – Rua Araquem, 1100 – Parque Potira
Horário: 8h30

5ª Pré-conferência – 14/3 (quinta-feira)
Local: Salão Paroquial da Paróquia São Geraldo Majela – Rua 100 s/n – Planalto Caucaia
Horário: 8h30

Programação:
• Inscrição (Credenciamento/ Café) – 08h30
•Abertura (Formação da mesa) – 09h
•Mesa redonda (Eixos mais temas específicos) – 09h15
•Trabalhos em grupo – 09h30
•Apresentação de propostas –10h
•Eleição dos delegados (identificação dos eixos) – 10h30
•Encerramento – 11h

__________

EDUCAÇÃO

Oficina do Peteca acontece nesta terça (12) em Caucaia

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza nesta terça-feira (12/3) oficina de formação do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho das Crianças e dos Adolescentes (Peteca).

O evento será realizado no auditório do Centro Municipal de Formação e Avaliação Terezinha Costa Lima (Cemfa), na Tabuba, das 8 horas às 15 horas. O público-alvo são os coordenadores pedagógicos de todas as escolas da rede municipal de ensino e alunos do Ensino Fundamental II.

A formação será ministrada pelo coordenador-geral do programa, Antônio de Oliveira Lima, com a participação de representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

__________

GESTÃO

Novos secretários e subs assumem na Infraestrutura, Adeca, Seplam e Agricultura em Caucaia

Novos gestores estão no comando de quatro secretarias municipais. Os atos de nomeação foram assinados pelo prefeito Naumi Amorim e já constam no Diário Oficial do Município.

Na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o novo titular é Eudes Costa de Holanda Júnior. Na Agência de Desenvolvimento de Caucaia (Adeca), Adelina Feitosa é a nova presidente. Na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam), Noberto Sobrinho, conhecido como Louro da Lisieux, é o novo subsecretário, mesmo cargo agora ocupado por Augustinho Ferreira Lima na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca.

Antes, ainda neste ano, já tinha assumido Mauro Cezar Cordeiro Lima como secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca; Francisco Roberto Campos Gois como subsecretário da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude; e Alyne Gonçalves Leite como subsecretária na Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans).

Os atos de nomeação podem ser acessados gratuitamente pela Internet (https://www.caucaia.ce.gov.br/index.php?tabela=pagina&acao=diario_listar_todos_limite).


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001