12 de março de 2019 às 11h50m
Programa Mais Infância Ceará será apresentado durante seminário internacional em Brasília

A primeira-dama do Ceará e idealizadora do Mais Infância Ceará, Onélia Santana, recebeu convite do Ministério da Cidadania para apresentar o programa no II Seminário Internacional da Primeira Infância -

A primeira-dama do Ceará e idealizadora do Mais Infância Ceará, Onélia Santana, recebeu convite do Ministério da Cidadania para apresentar o programa no II Seminário Internacional da Primeira Infância - O Melhor Investimento para Desenvolver uma Nação, que será realizado nos dias 12 e 13 de março, em Brasília. "Temos que priorizar a primeira infância e ainda focar nos mais vulneráveis, só assim teremos uma sociedade menos desigual", destaca.

O evento reunirá especialistas nacionais e do exterior, que vão debater o impacto da atenção nos primeiros anos de vida, com base nos mais recentes estudos científicos sobre o tema. Na ocasião, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, apresentará os resultados e desafios do Programa Criança Feliz - referência mundial na promoção de políticas públicas para o desenvolvimento infantil.

Entre os palestrantes, estão a diretora do Programa de Implante Coclear pediátrico da Universidade de Chicago, Dana Landau Suskind; a assessora do China Development Research Foundation e assessora sênior em desenvolvimento infantil do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, Mary E. Young; a diretora da Fundação Bernard van Leer, Cecilia Vaca Jones, o assessor de economia do Departamento Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Norbert Schady, entre outros.

O Programa
Criado em agosto de 2015, o Programa Mais Infância Ceará defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado a? infa?ncia, a partir de um diagno?stico da situac?a?o do Estado na a?rea e do mapeamento das ac?o?es voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. A iniciativa, que abrange os 184 municípios cearenses, busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em quatro pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar, Tempo de Aprender e Tempo de Nascer.

O Tempo de Crescer contempla a construc?a?o de uma rede de fortalecimento de vi?nculos familiares e comunita?rios, por meio de servic?os e formac?o?es de profissionais. Já o Tempo de Brincar foca nos benefi?cios do jogo infantil para o desenvolvimento fi?sico, cognitivo e emocional das crianc?as. No Tempo de Aprender, compreende-se a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pre?-escola e ampliar a oferta de creches com a construc?a?o e a qualificac?a?o dos Centros de Educac?a?o Infantil – CEIs. Por fim, o Tempo de Nascer que contempla a reestruturac?a?o alinhada de cuidado materno-infantil a partir da atenc?a?o a? gestac?a?o de alto risco, visando a reduc?a?o da morbimortalidade materna e perinatal.

Impacto Social
Os estudos sobre o impacto de programas sociais voltados à primeira infância renderam ao economista americano James Heckman o Prêmio Nobel de Economia. Heckman comprovou que políticas públicas focadas nesse período da evolução humana têm potencial de gerar verdadeiras revoluções sociais. O levantamento envolveu economistas, psicólogos, sociólogos, estatísticos e neurocientistas. O estudo apontou que o


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