08 de fevereiro de 2019 às 11h46m
CAUCAIA: Prefeito abre nesta sexta (8) ano letivo da rede municipal

O prefeito Naumi Amorim abre oficialmente nesta sexta-feira (8/2) o ano letivo de 2019 da rede municipal de Caucaia. Ele visitará duas unidades educacionais. Dará as boas-vindas a alunos e professores, e conversará com núcleo gestor, pais e responsáveis pelos estudantes.


Pela manhã, às 7h30min, Naumi estará na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Maria Dolores Menezes de Almeida, localizada no Novo Pabussu. Já no período da tarde, às 13 horas, será a EEIEF Economista Rubens Vaz da Costa, no Marechal Rondon, a receber o prefeito.

A comunidade escolar inicia as atividades amanhã após um mês de férias. “A gente conseguiu avançar em vários índices ano passado. Alcançamos números importantes, os meninos melhoraram desempenho principalmente em Língua Portuguesa. Isso faz a gente ter a certeza de que o empenho esse ano vai ser ainda maior”, antecipa Naumi.

Caucaia tem a segunda maior rede municipal de ensino do Ceará. São 57 mil alunos mantidos pela Prefeitura, patamar que deve se manter este ano com a campanha de matrículas que está em andamento.

O município tem 187 unidades educacionais, entre escolas e anexos, e registrou importantes melhorias nos últimos dois anos. O cardápio da merenda aumentou, as rotas de transporte escolar foram ampliadas, diversas escolas e quadras poliesportivas foram reformadas e 92 mil kits de fomento à leitura e à produção textual foram distribuídos.

__________

SOCIAL

Mutirão de limpeza chega ao Canal do Picuí

Após dois meses de esforço concentrado no canal do São Miguel, a Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) começou nesta quinta-feira (7/2) a retirar lixo e resíduos do canal do Conjunto Metropolitano, popularmente conhecido como Picuí.

Trata-se de uma medida fundamental para evitar alagamentos no período chuvoso que já iniciou no Ceará. Conforme o titular da SPSPTrans, Assis Medeiros, a força-tarefa beneficiará todos os canais de Caucaia.

O mutirão passará em seguida pelo Parque Potira, Esplanada do Araturi (km 14), e Arianópolis. Todos esses espaços foram limpos no ano passado, assim como aconteceu com todas as lagoas do Município.

“Esse é um trabalho que pode evitar tragédias e favorece diretamente centenas de pessoas que ainda vivem em áreas de risco ao lado de canais”, detalha Assis Medeiros.

__________SAÚDE

Agentes comunitários são capacitados pela SMS de Caucaia

Trinta e seis agentes comunitários de saúde de Caucaia participaram nesta quinta-feira (7/2) de capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre o uso da ficha de visita domiciliar do Sistema de Informação da Atenção Básica (e-SUS).

Eles também receberam orientações sobre situações da rotina de atendimento. “Hoje, a única forma de informação digital que temos na profissão dos ACSs, de toda população que é assistida por eles, através das visitas domiciliares, se resume ao e-SUS. Ou seja: as informações precisam ser apuradas com muito cuidado”, destacou a coordenadora da Atenção Primária da SMS, Vilalba Carlos.

As informações dos cidadãos de cada microárea são imprescindíveis para serem exportadas ao Ministério da Saúde. O intuito da SMS é que os cadastros domiciliares individuais cheguem em tempo real à secretaria para a pasta obter resultados, por exemplo, de quantas pessoas existem no território, qual o perfil delas, quais tipos de doenças ou comorbidades são mais comuns etc.

Essa foi a última capacitação sobre o assunto com ACSs das comunidades de Padre Júlio Maria, Planalto Caucaia, Novo Pabussu, Centro, Parque Soledade I e Parque Soledade II. Nessa quarta-feira (06/02), o treinamento contemplou ACSs de Bom Princípio, Arianópolis, Toco, Carauçanga, Mirambé, Picuí, Tucunduba, Metrópole e Nova Metrópole.

Desde o ano passado, a SMS atua no aprimoramento dos profissionais. Ao todo, Caucaia dispõe de 546 ACSs capacitados, beneficiando os seis distritos assistidos pela secretaria.

__________
SOCIAL

Primeira edição da Feira da Agricultura Familiar de 2019 acontece nesta sexta-feira em Caucaia

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) realiza nesta sexta-feira (8/2) a primeira Feira da Agricultura Familiar de Caucaia em 2019. Essa será a sétima edição do evento, que tem periodicidade mensal e acontece desde agosto ao ano passado.

Agricultores, artesãos e expositores de plantas comercializarão produtos na praça Fausto Sales, no Centro da Sede. Os artigos serão vendidos com valores abaixo dos praticados no mercado regular.

Os clientes encontrarão frutas, verduras, plantas, ervas medicinais, bolos, doces, animais de criação, artesanato, dentre outros produtos. Todos produzidos por agricultores familiares de Caucaia.

SERVIÇO
FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
QUANDO: 8 de fevereiro, das 8 horas às 14 horas.
ONDE: Praça Fausto Sales, rua Coronel Correia s/n (Praça da Câmara).


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001