08 de fevereiro de 2019 às 11h41m
Hemoce lança campanha de carnaval para doação de sangue nesta terça, dia 12

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), do Governo do Ceará, inicia nesta terça-feira, 12, a campanha “Folião que doa sangue, doa alegria” para incentivar pessoas a doarem sangue durante o período que antecede o carnaval. O lançamento será às 9 horas, na sede do Hemoce em Fortaleza, com apresentação da banda Os Transacionais.


Com o slogan “O bloco mais sangue bom que você vai participar”, a campanha pretende relembrar à população que antes de brincar o carnaval é importante ser solidário doando sangue.  De acordo com a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, o período que antecede o carnaval é momento de preparar os estoques. 

“Quando um voluntário realiza a doação de sangue, essa bolsa leva em média 24h para ser liberada para os hospitais. Por isso é tão importante que a doação seja feita com antecedência e mantida com um gesto regular, porque o paciente que irá receber a transfusão, muitas vezes não pode esperar”, conta Nagéla Lima.

A campanha foi desenvolvida voluntariamente pela agência de publicidade EBM Quintto. “Existe uma identificação natural entre a alegria do carnaval e o ato de doar sangue para salvar vidas. Exploramos esse caminho para criar uma campanha positiva e mobilizadora, trazendo a atmosfera do carnaval para as peças”, diz Kendy Shirasu, diretor de criação.

Programação da campanha

O lançamento acontece simultaneamente em Fortaleza e nos hemocentros do interior do Ceará (Iguatu, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Quixadá) com programação especial para os doadores.  Até o dia 26 de fevereiro, vários grupos e blocos se apresentarão voluntariamente para incentivar a doação.

Nesta terça-feira (12), na sede do Hemoce em Fortaleza, a banda Os Transacionais vai animar o público com marchinhas de carnaval. Serão oferecidos ainda serviços de bem-estar em parceria com promotoras de beleza e instituições de estética. A ação faz parte do programa O Hemoce Cuida de Você.

“A gente procura promover eventos para fazer o doador se sentir bem, acolhido, à vontade. É uma maneira de agradecer a quem dedica um pouco do seu tempo para ajudar ao próximo sendo solidário”, fala Nágela Lima. Qualquer pessoa que vier à sede poderá desfrutar de uma manhã relaxante com serviços de maquiagem, limpeza de pele, corte de cabelo e designer de sobrancelhas.

No dia 19 de fevereiro a programação carnavalesca será com o bloco de pré-carnaval Camaleões da Vila que vai se apresentar na sede em Fortaleza a partir das 10h.  O bloco, que tradicionalmente participa do circuito de pré-carnaval na Praia de Iracema, este ano leva para as ruas o incentivo da doação de sangue na temática do desfile.

Uma doação salva 4 vidas

As doações de sangue realizadas no Hemoce atendem aos pacientes em mais de 450 unidades de saúde no Ceará. Com uma doação de sangue é possível beneficiar até quatro pessoas, pois o sangue é dividido em diferentes componentes como: hemácias, plaquetas, plasma e outros.

Doe sangue

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001