07 de fevereiro de 2019 às 11h41m
Naumi Amorim une secretarias e declara guerra contra o mosquito Aedes aegypti

O prefeito Naumi Amorim reuniu nesta quarta-feira (6/2) representantes de diversas secretarias e parceiros de Caucaia para deflagrar no município uma grande campanha de mobilização contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.


Os dirigentes das pastas da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Patrimônio e Ministério Público, além de Conselho Municipal de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), irão elaborar um plano integrado de combate ao inseto.

“Os casos de arboviroses já diminuíram muito de 2017 para 2018. Essa união de forças é muito importante nesse momento para que possamos continuar mostrando resultados positivos nesse ano e garantir a saúde de nossa população”, declarou o prefeito.

Para o secretário municipal de Saúde, Moacir Soares, “os indicadores apresentados pela SMS atentam para que sejamos precavidos. Combater o mosquito não se restringe somente à responsabilidade da saúde, mas sim de todos os órgãos que aqui estão.”

De acordo com o primeiro Levantamento de Índice Rápido (Lira) de 2019, Caucaia apontou 41 localidades sinalizadas para o risco de arboviroses. A SMS monitora 238 pontos estratégicos e trabalha para mobilizar agentes comunitários de saúde e implantar de brigadas de combate do mosquito, levando conscientização sobre prevenção de doenças.

Dentre as prioridades para evitar as arboviroses, a Prefeitura, por meio da SMS, realizará a integração com secretarias, ações conjuntas em locais com elevados índices de infestação, participação das escolas na campanha de enfrentamento e de limpeza dos bairros, operação especial da limpeza urbana nos bairros em maior risco e mobilização através de ferramentas de comunicação.

__________

OBRAS

Prefeitura de Caucaia elabora cronograma da operação tapa buracos

Atenta ao período da quadra chuvosa, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), elaborou um cronograma de execução de uma ação tapa buracos para recuperar vias da cidade.

A operação beneficiará prioritariamente rotas de transporte público e avenidas com maior circulação de veículos, além de bairros como o Centro e o Conjunto Nova Metrópole.

Vias como as avenidas Dom Almeida Lustosa e São Vicente de Paula, ambas na Grande Jurema, serão recuperadas. O cronograma também vai passar pela avenida da Integração, principal acesso entre o Centro a Grande Jurema.

No início de janeiro, a Prefeitura aproveitou os dias sem chuva para executar o serviço de tapa buracos na passagem dos trilhos da Dom Almeida Lustosa. O trecho era considerado crítico para o trânsito.

Além dos pontos críticos da avenida, outros buracos que causam transtornos a motoristas e ciclistas também serão monitorados para uma ação de restauração da pavimentação.

__________

SOCIAL

AMT fará blitze educativas no pré-carnaval

A Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT) promoverá blitze educativas no período de pré-carnaval. As mobilizações visarão conscientizar motoristas e foliões sobre o perigo de dirigir alcoolizado e da prática sexual sem proteção.

De acordo com o vice-presidente do órgão, Carlos Gomes, serão distribuídos panfletos e preservativos. As ações acontecerão em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os trabalhos se concentrarão na zona costeira caucaiense, notadamente nas praias do Icaraí, do Cumbuco e da Tabuba, e nas duas principais entradas do Município (BR-020 e avenida Ulysses Guimarães).

Esses pontos foram escolhidos por registrarem intensa movimentação turística. “São locais que nós podemos abordar uma quantidade grande de pessoas de uma só vez, já que há muitas festas acontecendo na cidade. O folião precisa se conscientizar de que pode brincar carnaval sem colocar a própria vida e a vida dos outros em risco”, afirma Carlos Gomes.

_________

DEFESA CIVIL

Mapeamento de áreas de risco de Caucaia será atualizado

Responsável pelo monitoramento das áreas de risco de Caucaia, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) fará uma atualização dos mapas dessas regiões. O estudo será fruto de parceria com a Companhia de Pesquisa Recursos Minerais (CPRM).

Caucaia possui atualmente 17 áreas de risco em nove setores. Conforme o coordenador da Compdec, Airton da Silva, o último mapeamento data de 2012. “Agora vamos retificar com mais abrangência para identificar as áreas de risco, de inundação, locais de risco da orla e também vai contemplar as serras.”

A partir de abril, uma equipe estará em campo para coletar os dados. A atividade é realizada com marcação e suporte via satélite. “A ação também vai detectar todas as regiões problemáticas e de possíveis causas de desastres naturais”, ressalta Airton Silva.

A atividade é importante porque contemplará regiões não incluídas na listagem atual. As serras, por exemplo, terão análise de solo para prevenir possíveis deslizamentos. O objetivo é trabalhar a questão preventiva para a Defesa Civil tornar-se ainda mais atuante no Município.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001