11 de janeiro de 2019 às 11h30m
Cras e Creas de Caucaia ganham brinquedotecas para promoção do desenvolvimento infantil

A Prefeitura está ampliando a atuação dos Cras e Creas de Caucaia. Os equipamentos [13, ao todo] contam agora com brinquedotecas, espaços onde são desenvolvidas atividades lúdicas com 342 crianças de até seis anos de idade e gestantes.


A sala possui brinquedos, livros, fantoches, jogos e tenda literária. Com isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) pretende fortalecer vínculos e o favorecer o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.

Conforme a titular da SDS, Danielle Alexandre, com o projeto, “as futuras mães [dos grupos de gestantes] passam um período acompanhando as crianças que já fazem parte [dos grupos de convivência e do programa Mais Infância] para saberem a importância de os bebês interagirem e serem estimulados.”

Em 2019, a SDS vai equipar ainda mais as brinquedotecas e ampliar a interação delas com a comunidade do entorno dos Cras e Creas. “Recebemos recentemente tatames para serem instalados no chão. Queremos que os equipamentos estejam disponíveis às comunidades em horários alternativos”, analisa Danielle Alexandre.

Várias atividades já foram desenvolvidas para promover a integração entre as crianças. Ações como piquenique literário, tenda literária, sessão de filmes e momentos de leitura. Além disso, 2.000 exemplares de livros infantis foram distribuídos.

Telma Diógenes, subsecretária da SDS, ressalta que as salas são atraentes e apresentam de forma diferenciada um trabalho técnico. “Adquirimos instrumentos musicais para as crianças terem aula de música. O equipamento desenvolve um trabalho de humanização e lazer para atender às necessidades delas.”

CRAS Grilo
CRAS Sede
CRAS Planalto
CRAS Metrópole
CRAS Parque das Nações
CRAS Matões
CRAS Capuan
CRAS Guadalajara
CRAS Jurema
CRAS Araturi
CRAS Litoral
CREAS Sede
CREAS Jurema

________

EDUCAÇÃO

Aprovados no EJA podem se matricular amanhã e segunda (14)

A duas semanas do fim do período de matrículas escolares para 2019, encerra nesta quinta-feira (10/1) o prazo para alunos do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e recuperados que aderiram aos sábados letivos, além dos veteranos da Educação Infantil que não aderiram aos sábados letivos, garantirem vaga na rede municipal de Caucaia.

Conforme calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a campanha entra em outra fase a partir desta sexta-feira (11/1). Amanhã e na próxima segunda-feira (14/1), apenas alunos aprovados do EJA poderão efetuar matrícula.

Para novatos, é preciso apresentar registro de nascimento, duas fotos 3x4 recentes, comprovante de residência atualizado, número do NIS, número do cartão BPC e cartão do SUS.

Para veteranos, a SME exige duas fotos 3x4 recentes, número do NIS, número do cartão BPC e cartão do SUS.

A expectativa da Secretaria de Educação é de matricular 57 mil alunos este ano. A rede municipal de ensino de Caucaia é a segunda maior do Ceará. O período de matrículas segue até 25 de janeiro.

__________

CAPACITAÇÃO

Cinco dos 9 cursos da Casa Brasil lotam em menos de 24 horas; ainda há vagas

Menos de 24 horas depois de o período de inscrições começar, cinco dos nove cursos oferecidos pelo programa Casa Brasil neste começo de ano já estão com as vagas todas preenchidas.

As capacitações na área de beleza foram as mais procuradas. Inscreveram-se 490 pessoas para os cursos de design de sobrancelhas (120), depilação (80), manicure (80), estética facial (80) e barbeiro (130).

Isso representa quase 90% das 545 vagas disponibilizadas pela Casa Brasil para todas as capacitações. Os 10% demais são vagas ainda em aberto para cursos de mecânica de ar condicionado, eletricista, câmera de segurança e inglês.

Interessados em participar das formações devem ir à Casa Brasil com cópia e original do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. É preciso ter no mínimo 15 anos.

Os cursos iniciam na próxima segunda-feira (14/1). A Casa Brasil é um programa federal vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Tecnologia (Sesutec).

SERVIÇO
CASA BRASIL
ONDE: rua Santa Marta, 35, no Araturi.
HORÁRIO: das 8 horas às 17 horas.
TELEFONE: (85) 3475.0833


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001