10 de janeiro de 2019 às 10h57m
Casa Brasil lota no primeiro dia de inscrições para cursos gratuitos

Uma multidão lotou a sede da Casa Brasil nesta quarta-feira (9/1) no Araturi em busca de vagas para cursos gratuitos. O período de inscrições começou hoje. São 545 oportunidades em nove linhas de capacitação.


Até a próxima sexta-feira (11/1), a Casa Brasil disponibiliza curso de manicure (50 vagas), barbeiro (50), estética facial (25), designer sobrancelhas (50), depilação (50), eletricista instalador (80), mecânico de ar condicionado (80), segurança eletrônica (80) e inglês intermediário (80 vagas).

Conforme o coordenador da Casa Brasil, Daniel Remo, o movimento intenso no primeiro dia atende às perspectivas do programa. “O número de pessoas hoje foi grande, mas vamos atender a todas que compareceram até sexta.”

Interessados em participar das formações devem ir à sede do programa com cópia e original do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. É preciso ter no mínimo 15 anos.

Maria Nayara Sousa, cabeleireira e moradora do Itambé II, ficou sabendo da disponibilidade dos cursos através das redes sociais da Prefeitura. Já concluiu na Casa Brasil os cursos de designer de sobrancelha e maquiagem. Agora fez inscrição para o de estética facial. “Procurei o curso para me aperfeiçoar na área e profissionalizar ainda mais”, explica.

Moradora do Metrópole, Vanessa da Silva Batista soube dos cursos através de uma amiga. Participará pela primeira vez do programa inscrita no curso de manicure. “Quero depois de me formar montar meu próprio negócio. Agora terei uma profissão.”

Já Daniele Almeida buscava os cursos de estética facial e designer de sobrancelhas. “Trabalho em casa fazendo designer de sobrancelha e limpeza de pele. Agora vou incrementar ainda mais meu negócio e ter mais oportunidades.”

Os cursos iniciam na próxima segunda-feira (14/1). A Casa Brasil é um programa federal vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Tecnologia (Sesutec).

SERVIÇO
CASA BRASIL
ONDE: rua Santa Marta, 35, no Araturi.
HORÁRIO: das 8 horas às 17 horas.
TELEFONE: (85) 3475.0833

__________

SAÚDE

Conselho Municipal elege Mesa Diretora em primeira sessão extraordinária

A manhã desta quarta-feira (9/01) foi marcada pela realização da primeira sessão extraordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS). A atividade aconteceu no auditório da Clínica de Nefrologia de Caucaia (Cenec). O colegiado votou dentre outros itens a composição da nova Mesa Diretora para o complemento do mandato 2018-2020.

Antes de iniciar as eleições, o secretário municipal de Saúde Moacir Soares empossou os conselheiros eleitos em substituição nas eleições complementares. “É um tônico tê-los ingressando esse conselho, uma força nova. Com base na Lei 8.142, vamos buscar pleitear a carteira de cada um, para que possam ter legitimidade, além de acesso a todas as unidades de saúde”, declarou o gestor.

Foram empossados: Eugênia Elaine Alves de Lima (Usuária Distrito Jurema), Francisca Sandra Maciel da Silva e José Acácio Teixeira (usuários Distrito Sede), Tatianny Cavalcante Brito (Entidade Privada Prestadora de Serviço) e Lauro Moreira Maciel (Usuário Distrito Praia).

José Maciel Andrade e Maria Irene de Sousa foram eleitos para assumir os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. Também venceram as eleições: Aleandro da Silva (secretário de Comunicação) e Daniel Gadelha (secretário Geral).

O CMS atua há 27 anos deliberando, fiscalizando e normatizando políticas de saúde em Caucaia. Sua formação tem como atribuição fortalecer os 47 Conselhos Locais de Saúde, que vão atuar discutindo, avaliando e propondo qualidade dos serviços de saúde prestados à população em cada Unidade Básica de Saúde.

A reunião contou com a participação de representantes de diversos segmentos dos conselhos Municipal, Local e Estadual. O próximo encontro está previsto para 25 de janeiro.

- - - - -

JUREMA

Prefeitura de Caucaia tapa buracos na Dom Almeida Lustosa e resolve problema crônico de trânsito

A Prefeitura executou nesta quinta-feira (9/1) um importante serviço para a população da Grande Jurema, segundo maior distrito de Caucaia. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) eliminaram buracos da avenida Dom Almeida Lustosa na passagem dos trilhos.

O trecho era considerado crítico para o trânsito. Congestionamentos era registrados diariamente por conta dos problemas na malha viária. Conforme o titular da Seinfra, Kleber Correia, a operação tapa buracos “foi iniciada e aos poucos vai se estender aos demais bairros de Caucaia.”

Além dos pontos críticos da avenida Dom Almeida Lustosa, outros buracos que causam transtornos a motoristas e ciclistas também serão monitorados para uma ação de restauração da pavimentação.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001