26 de novembro de 2018 às 12h02m
Prefeito de Cedro apresenta projeto sobre memorial Ivens Dias Branco

O Memorial Ivens Dias Branco, em Cedro, receberá o acervo histórico de famílias que compõe a região Centro-sul e do Vale do Salgado. O projeto Sistema Ivens Dias Branco (SISDIBRA), foi apresentado na manhã deste sábado (24/11), para o Prefeito de Lavras da Mangabeira, Ildsser Alencar e para membros da academia Lavrense de Letras.


O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, esteve ao lado do vice Joãozinho de titico, Secretária de Cultura, Aparecida Evangelista, vereadores cedrenses, historiador e genealogista, Joatan Viana e do professor do IFCE Campus Aracati e Coordenador do projeto, George Ney. O gestor destacou que o projeto surgiu por ocasião da visita de Ivens Dias Branco ao Cedro, em 2015. Na ocasião, o empresário foi homenageado com a construção do prédio onde funciona o Senac. “Naquele momento sugerimos lançar o memorial em homenagem ao ilustre conterrâneo e em seguida foram formadas parcerias para catalogar dados relacionados às famílias”, reforça.

O prefeito de Lavras, Ildsser Alencar, lembrou que a região do Vale do Salgado tem uma rica história e essa ferramenta será importante para que as futuras gerações possam conhecer suas raízes. “Ótimo projeto da gestão municipal de Cedro. Resgatar a história de Ivens Dias Branco e das famílias da região faz com que nossa história permaneça viva, nós estamos à disposição para colaborar com este projeto”, reforça.

SISDIBRA

As informações estão sendo catalogadas e inseridas em um aplicativo com uma linha de tempo e mapa com as famílias que residiram nestes municípios da região centro-sul e salgado. O lançamento acontecerá em 2020, ano que o município de Cedro celebrará o centenário. “O programa que está sendo desenvolvido será importante ferramenta para conhecermos a história das famílias que habitaram a região desde século 17 até os dias atuais”, enfatiza Dr. Nilson Diniz.

O professor George Ney, lembrou que os acervos estão sendo catalogados com precisão e que as parcerias com as instituições para o levantamento são importantíssimas. “A leitura dos documentos está sendo realizada com uma equipe de estudantes e profissionais em paleografia, eles consultam e transcrevem as informações sob orientação do historiador e genealogista, Joatan Viana”.

Novos encontros

Na terça-feira, 27 de novembro, será realizado encontro com o Prefeito do município de Várzea Alegre, Zé Helder, além de outras autoridades. Na pauta, apresentação do projeto e apoio nas etapas de coleta de dados. 

Já na sexta-feira, 30 de novembro, a partir 9 horas da manhã, a Prefeitura de Cedro irá recepcionar a família de Ivens Dias Branco. Haverá apresentação do museu ferroviário onde funcionará o Memorial e das instalações do projeto até 2020.

 


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001