A ocupação hoteleira no Ceará deve chegar a 87,8% para este feriado de 15 de novembro, conforme levantamento da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). A demanda turística por acomodações, que teve uma variação de 16,1% em relação a 2017, deve gerar uma receita de mais de R$ 94 milhões ao setor.
O principal destino dos turistas que deverão visitar o Estado no período é Jericoacoara, com taxa de ocupação hoteleira de 94,6%. Além das praias e da Capital, a Serra de Guaramiranga também foi buscada por turistas e deve ter 85% das acomodações ocupadas. Já Fortaleza é o quinto destino nacional mais buscado para o feriado da Proclamação da República, segundo levantamento da plataforma Kayak. Afinal, além das praias urbanas e próximas, onde numa delas há o Beach Park, oferece outros atrativos como ampla oferta de bares e restaurantes; bons pontos de compra de artesanato, principalmente Mercado Central, Cearte e Feirinha da Beira Mar.
Trairi, Praia das Fontes/Morro Branco e Cumbuco também são destinos com mais de 90% de ocupação hoteleira para este feriadão. Porto das Dunas/Prainha, Canoa Quebrada e Camocim também figuram entre destinos turísticos de preferência, com mais de 80% de ocupação hoteleira para os quatro dias que compõem o feriado prolongado. Além das dunas de areias claras, a água do mar cearense, com temperaturas médias em torno de 26ºC, também é outro atrativo do Ceará.
Destaque
Além das praias paradisíacas do Ceará, Fortaleza continua se destacando entre os turistas. Segundo a CVC, maior operadora de turismo da América Latina, os pacotes mais procurados (73%) envolvem destinos de praia da Região Nordeste, como Fortaleza, Porto Seguro (BA), Maceió, Salvador e Porto de Galinhas (PE). Destinos de outras regiões também foram apontados na pesquisa, como Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Rio de Janeiro, entre as opções preferidas do viajante.
A Decolar realizou um estudo que mapeou os destinos preferidos dos brasileiros para os feriados de 15 e 20 de novembro. Segundo a análise boa parte dos viajantes conseguirão emendar o descanso. Fortaleza também está entre os destinos prediletos, ao lado do Rio de Janeiro, Buenos Aires e Orlando. Isso mostra os resultados da ampla divulgação que a Setur tem realizado em nível nacional e internacional, consolidando a capital cearense, bem como outras áreas do Estado, como destinos mais procurados pelos turistas que vão viajar nos dois períodos.