08 de novembro de 2018 às 15h39m
Presidente da Fecomércio-CE tranquiliza trabalhadores da cultura sobre reformulações no Sistema S

Maurício Filizola amenizou a repercussão nacional do tema e disse que “é necessário sempre diálogo”


Durante coletiva de lançamento da 20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, na manhã desta quinta-feira (8), o presidente da Fecomércio no Ceará, Maurício Filizola, comentou informação que circula nacionalmente sobre uma profunda reformulação no Sistema S, que inclui Sebrae, Sesc, Sesi, Senai, entre outros. Conforme o colunista Lauro Jardim divulgou no Jornal O Globo no último domingo (4), entre as mudanças previstas pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, está “o fim de patrocínios que nada tenham a ver com a formação e capacitação de trabalhadores”, o que, nesses termos, pode comprometer diretamente as ações culturais do sistema. 

Filizola tranquilizou os trabalhadores da Cultura a respeito do que ele considera um “ruído da imprensa”.  “Nesse momento, podem ficar tranquilos porque eu acho que nós temos muitas Mostras Sesc pela frente”, afirmou, tomando como exemplo o evento que este ano reunirá, entre os dias 16 e 20 de novembro, mais de 300 ações culturais gratuitas, distribuídas em 26 cidades da região do Cariri cearense, com expectativa de 300 mil pessoas de público. 

> Mostra Sesc Cariri de Culturas: Programação valoriza a tradição popular

Segundo o presidente da Fecomércio no Ceará, “nós não temos algo realmente que seja colocado especificamente pelo ministro. Nós precisamos neste momento compreender se houve realmente essa fala e saber em que sentido ela se dá”. Para Filizola, o que se pode fazer agora é buscar a própria equipe econômica e, por meio de diálogo, entender as proposições. 

“No momento devido, se formos chamados para contribuir em termos de ação, o sistema estará presente, como já esteve no passado. Não vai ser problema pra gente discutirmos a questão do Sistema S”, garantiu.  

O gerente de Cultura do Sesc no Ceará, Chagas Sales, por sua vez, disse que já existem mais de 6 mil ações planejadas para 2019, incluindo a 21ª Mostra Sesc Cariri. “Já estamos trabalhando fortemente no escopo da programação, já aprovada no plano de trabalho. As ações do Sesc continuam”, garante.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001