04 de outubro de 2018 às 10h49m
Nova seleção e indicação comporá núcleo gestor da rede municipal de ensino de Caucaia

Diante da proximidade de dezembro, prazo final de vigência do certame que referenda o atual quadro gestor das escolas municipais de Caucaia, a Secretaria Municipal de Educação (SME) prepara um novo processo de composição dos cargos de diretor, coordenador pedagógico e secretário escolar das unidades educacionais.

A seleção se dará em duas etapas, dentre elas a composição da lista tríplice com indicações do prefeito Naumi Amorim, conforme determina o Inciso II do artigo 2º da Lei 2114/2009.

Com isso, a SME implementa mais uma ferramenta propulsora de políticas públicas de educação em busca de eficiência e eficácia no ensino, notadamente na melhoria dos índices educacionais. “Estamos sob o feliz impacto de termos obtido um crescimento de quase 11% no Sistema de Avaliação do Ensino Básico, um instrumento de medição nacional que demonstrou nosso crescimento no nono ano em Língua Portuguesa”, pontua a titular da SME, professora Lindomar Soares.

A secretária lembra que a Prefeitura tem investido massivamente na melhoria tanto do aprendizado dos alunos quanto nas qualidade das relações interpessoais. Para isso, implementou programas como o “Nas Ondas da Leitura”, que distribuiu só este ano mais de 49 mil kits de leitura a alunos da rede pública; o “Sistema Ludis”, que trabalha questões socioemocionais de professores e estudantes; e o “Aprova Caucaia.”

Esse último é composto por uma avaliação de mais de 13 mil alunos. Trata-se de uma ação capaz de apresentar um cenário onde cada estudante, cada sala de aula ou cada escola escola com deficiência passará por uma ação de resgate, buscando o nível de excelência.

- - - -

COMPETIÇÃO

1.200 atletas participam do I Festival Esportivo da Juventude de Caucaia

Em uma noite festiva para jovens atletas na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv), localizado no Estádio Raimundão, no Itambé, foi aberto nessa terça-feira (2/10) o I Festival Esportivo da Juventude de Caucaia.

Serão, ao todo, dez competições envolvendo 1.200 atletas em distintas modalidades como torneio de futebol, jogos de verão, Copa do Povo, torneio de artes marciais, torneio de fut7 e futsal.

Conforme o titular da Sejuv, Ribamar Santos, o momento é de muita importância após um planejamento estratégico da secretaria para Caucaia avançar no esporte. “Iniciamos neste momento um ponto de partida. Todos os atletas envolvidos na competição é que faz o esporte acontecer. A secretaria apenas ajuda e administra as políticas públicas. A juventude tem um papel muito importante para estimular a prática esportiva”, afirma.

O Festival Esportivo da Juventude é uma ação planejada e executada pela Sejuv em parceria com projetos desportivos existentes no município. O público envolvido é formado por jovens de todas as regiões da cidade.

As competições seguem até o fim de novembro.

- - - -

CAPACITAÇÃO

62 alunos do Jovem Aprendiz participam da aula inaugural

Foi realizada na noite dessa terça-feira (2/10) a aula inaugural do Jovem Aprendiz 2018, programa fruto de parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Enpeendsdorismo (Setem).

A solenidade aconteceu no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Antônio Valmir da Silva, no Centro de Caucaia. Participaram 62 alunos. “A Prefeitura está dando oportunidade de uma nova e importante experiência para esses jovens. É um programa muito importante porque oferece oportunidades profissionais”, sintetiza a titular da Setem, Laís Sales.

A aula foi o início de 16 meses de curso de capacitação. Ao todo, mais de 15 empresas participam do processo, gerando oportunidade de primeiro emprego. “Sabemos que tivemos muitos avanços nas políticas públicas da juventude. É preciso garantirmos que as políticas públicas cheguem para a nossa juventude”, pontuou o titular da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv), Ribamar Santos.

Já o diretor o diretor da Setem, Alexandre Fonseca, acredita que o Primeiro Passo, ação na qual está inserido o Jovem Aprendiz, propicia uma nova vida aos jovens de Caucaia. “Compromisso e comprometimento para os novos alunos. Que ocupem as vagas com orgulho, comprometimento e estudo”, ressaltou.

Aluna da turma de 2017, Beatriz Lopes diz que o curso vale a pena. “Quando consegui entrar fiquei muito feliz. Falo para os novos alunos que se esforcem porque no futuro serão recompensados. Hoje estou trabalhando na empresa que me deu a primeira oportunidade.”

Arlan Barros, também ex-aluno do programa Jovem Aprendiz, recorda: “Comecei no setor de faturamento da empresa e hoje sou muito grato. Aproveitavamos todas as palavras dos nossos professores. Depois que acabou o contrato achava que não iria ficar. Fui convidado a permanecer na empresa. Foi o primeiro passo em minha vida. Digo aos novos alunos para aproveitem todos os momentos.”

- - - - -

INFRAESTRUTURA

Naumi Amorim autoriza nesta quinta (4) obras do programa Pró-Transporte

O prefeito Naumi Amorim assina nesta quinta-feira (4/10) Ordem de Serviço para o início das obras do programa Pró-Transporte em Caucaia. A solenidade acontecerá na rua Amazonas, no Conjunto Metropolitano (Picuí), às 8 horas.

Serão investidos R$ 13,4 milhões de recursos federais, via Ministério das Cidades, em 32 ruas de diversos bairros de Caucaia. As vias receberão serviços de pavimentação em paralelepípedo e calçadas com blocos intertravados e acessibilidade.

As intervenções iniciarão imediatamente após a assinatura da OS pelo prefeito Naumi Amorim. E as obras serão executadas pela Berma Engenharia e Comércio LTDA.

Com isso, Caucaia ganha mais uma frente de trabalho para melhorar a qualidade da malha viária municipal. Isso porque a Prefeitura está executando o programa Sinalize, em parceria com o Governo do Estado, no qual será instalada nova sinalização e serão aplicados 70 mil metros quadrados de asfalto novo em 41 ruas e avenidas de 11 bairros.

SERVIÇO
QUANDO: 4 de outubro de 2018, às 8 horas.
ONDE: rua Amazonas, 413, no Conjunto Metropolitano.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001