13 de setembro de 2018 às 07h05m
El Niño pode reduzir chuvas no Ceará em 2019

Com probabilidade de ocorrência na virada do ano, o fenômeno só deve afetar a situação de chuva no Estado se durar até o período de março, abril e maio, o que ainda não foi confirmado

A probabilidade de ocorrência do fenômeno El Ninõ na virada do ano pode reduzir as chuvas do Ceará em 2019, conforme informou o meteorologista David Ferran em entrevista à rádio O POVO/CBN. O El Niño é causado pelo aquecimento das águas do Pacífico e pela redução dos ventos na região equatorial.

Estamos num momento de neutralidade no Oceano Pacífico, mas as previsões indicam que na virada do ano há maior probabilidade do evento El Niño. Em anos de ocorrência do fenômeno, as chances de redução de chuvas no Ceará aumentam”, detalha.

Mesmo assim, o especialista explica que o fenômeno só deve afetar a ocorrência de chuva no Estado se durar até o período de março, abril e maio, o que ainda não foi confirmado. “No momento, o que temos é que o fenômeno pode acontecer na virada do ano, mas durante a estação chuvosa (fevereiro a maio) a previsão do El Niño ainda tem baixa confiabilidade”, ressalta.  

Além disso, Ferran avalia que é importante aguardar até janeiro, quando começa a previsão das temperaturas do oceano atlântico, o que também pode alterar a situação de chuvas no Estado. “Avaliando esse fator que também é determinante na qualidade do nosso período chuvoso, teremos uma melhor confiabilidade de previsão”, explica.




Fonte: O Povo

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001