12 de junho de 2018 às 10h52m
Setur promoverá seminário sobre desafios do segmento

Evento contará com importantes nomes nacionais e internacionais do mercado de turismo, negócios e ambiente digital, no final deste mês

Com aumento de voos internacionais, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) realiza o seminário “Novos turistas, novos desafios”, para debater novo momento do turismo no Ceará, entender as mudanças de perfil de compra dos visitantes na era digital e capacitar empresários e setor público para receber cada vez melhor. Estes serão os temas do evento, que será realizado no dia 28 deste mês, sendo voltado para empresários e profissionais da área, além de ter importantes nomes nacionais e internacionais do mercado de turismo, negócios e ambiente digital.

Por causa dos novos voos vindos de Paris e Amsterdã desde o início de maio e às vésperas de receber novas operações diretos de Frankfurt (Alemanha), Cidade do Panamá, Buenos Aires, Rosário e Córdoba (Argentina) e Miami e Orlando (EUA), a capital do Ceará é hoje um importante portão de entrada de turistas estrangeiros no País e na América do Sul. A inauguração do Hub Nordeste das companhias aéreas Air France-KLM-Gol no Aeroporto Internacional Pinto Martins, no mês passado, consolidou Fortaleza como centro regional de conexões de voos nacionais e internacionais. Até o final deste ano, o Ceará terá 47 frequências semanais internacionais para 13 destinos e, de lá, para mais de 300 cidades no mundo inteiro.

O Estado recebe, atualmente, cerca de 300 mil turistas estrangeiros por ano. Com os novos voos, a expectativa é de um aumento entre 60 e 70 mil visitantes internacionais anuais. Já em números domésticos, o hub deve ser responsável por um aumento de 1,5 milhão de passageiros/turistas ao ano. “Com o aumento previsto na quantidade de visitantes – nacionais e estrangeiros – a expectativa é que haja um incremento no campo de capacitação e oportunidades de negócio para os cearenses. Na hora que a gente mostra que tem mercado, ligação com o exterior e competitividade, as grandes empresas mundiais vêm para cá. Precisamos aproveitar esse momento da melhor forma”, destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

Desafiador
Embora seja encarada com otimismo pelos setores público e privado, a nova realidade traz grandes desafios. Como lidar com este cenário, de mais turistas estrangeiros visitando o estado, com profissionalismo e qualidade? Como melhorar ainda mais a hospitalidade? Como gerar mais e melhores empregos a partir da evolução do turismo na região? Como trabalhar em conjunto para que o novo turista permaneça mais tempo e conheça mais destinos no Nordeste? Desafios que ganham ainda mais relevância quando colocados ao lado da rápida mudança no perfil de compra do turista que – a partir de canais digitais cada vez mais eficientes – pode decidir sua viagem em apenas alguns cliques.

Diante desta realidade, a Secretaria do Turismo do Ceará realizará, no dia 28 de junho, o seminário “Novos turistas, Novos desafios” no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento é voltado para empresários, gestores e técnicos do setor público e não-governamental, profissionais da área de educação e capacitação em turismo e estudantes do setor – sobretudo os que atuam no Nordeste. O seminário contará com debatedores nacionais e internacionais, que atuam no mercado de países emissores de turistas para o Nordeste brasileiro e especialistas em mundo digital e vendas.
Entre as presenças confirmadas estão Lisha Duarte, diretora de Marketing de Vendas do SeaWorld Parks & Entertainment; Bernardo Cardoso, do European Tourism Commision; a especialista em mundo digital Martha Gabriel e Joni Galvão, referência na técnica de contar histórias (storytelling), entre outros. A moderação será feita pelo ator, piloto e viajante Max Fercondini. O evento terá tradução simultânea e será transmitido ao vivo pelo perfil da Secretaria do Turismo do Ceará no Facebook. Inscrições e programação completa: www.novosturistasnovosdesafios.com.br.

Stopover vai atrair ainda mais viajantes

O Governo do Ceará, o setor hoteleiro, de gastronomia, receptivo e entretenimento estão trabalhando os detalhes da operação de stopover – possibilidade de turistas vindos da Europa pela Air France e KLM, realizarem uma parada de três noites em Fortaleza – sem custos extras nas tarifas. Trata-se de um incentivo para que os viajantes aproveitem ainda mais as viagens, pois quem vier de Paris ou Amsterdã (Air France ou KLM) para Manaus, Belém, Natal ou Recife, por exemplo, conectando com os novos voos da Gol, poderá passar alguns dias aqui, sem pagar nada a mais no valor contratado.
Esse tipo de operação já existe em diversos países do mundo, praticado pelos grandes players da aviação internacional, como forma de oferecer uma experiência de viagem ainda mais completa para seus clientes. Além de não pagar mais nada para descer no ponto de conexão, esses passageiros ainda poderão receber descontos em diárias de hotéis, restaurantes, passeios turísticos ou compra de artesanato. O governador Camilo Santana espera que, até o mês que vem, o stopover das três companhias aéreas já possa estar em funcionamento, não apenas em Fortaleza, mas também em Paris e Amsterdã.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001