15 de maio de 2018
Cirurgia bariátrica: quando é a hora de fazer?

A cirurgia é uma ferramenta poderosa para a perda de peso. Entretanto, é essencial estar ciente sobre a técnica.

Quando é a hora de fazer a cirurgia bariátrica? Os pré-requisitos para realização da cirurgia mudaram muito ao longo dos anos. Hoje, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), recomenda-se a cirurgia para:

- Quem tem IMC maior ou igual a 35, associado a pelo menos uma das 21 comorbidades, que vão desde apneia do sono até hérnia de disco.

- Quem tem IMC maior ou igual a 30, associado à síndrome metabólica.

Antigamente, só operavam os pacientes com obesidade mórbida, ou seja, com IMC maior ou igual a 40.

- Mais de cinco anos de obesidade.

- Doenças associadas.

- Dois anos de tratamento clínico sem sucesso.

O cirurgião bariátrico Nilton Kawahara e o psiquiatra Adriano Segal participaram do Bem Estar desta terça-feira (15) e tiraram dúvidas sobre cirurgia bariátrica. De acordo com o psiquiatra, a cirurgia é o melhor tratamento para quem tem obesidade mórbida, mas não é um tratamento definitivo.

A cirurgia é uma ferramenta poderosa para a perda de peso. Entretanto, é essencial estar ciente sobre a técnica, o que vai poder comer e mudar o estilo de vida. A falta de disciplina é um dos grandes motivos para o reganho de peso. Acompanhamento nutricional e psicológico são importantes durante todo o processo.

 

Veja alguns tipos de cirurgia:

  • Bypass gástrico – É a cirurgia mais feita no Brasil. Nessa cirurgia, os médicos fazem um desvio em uma parte do intestino, onde a maioria das vitaminas são absorvidas. Com o estômago reduzido, a pessoa consome menos comida. É possível perder até 35% do peso, mas os problemas nutricionais são maiores.
  • Duodenal switch – É recomendada para obesos extremos. Com ela é possível perder mais de 40% do peso. A perda de nutrientes é maior que a do bypass.
  • Sleeve – É a que traz menos problemas de nutrição. Indicada para quem não precisa perder muito.

 

 


Fonte: g1.com

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001