11 de maio de 2018
Prefeitura de Fortaleza lança o segundo Núcleo de Desenvolvimento Infantil

NUCLÉO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Gabinete da Primeira-Dama, inaugura nesta sexta-feira (11/05), às 11h, o segundo Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), que homenageará o Dr. Píndaro Custódio Cardoso. A solenidade contará com a presença do prefeito Roberto Claudio, da Primeira-Dama, Carol Bezerra, da secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, e demais gestores e autoridades.

O projeto do NDI na Atenção Primária compõe as estratégias de fortalecimento das políticas públicas direcionadas para a Primeira Infância na Capital, disponibilizando um novo espaço de avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças com o objetivo de potencializar as atividades cognitivas, funcionais, posturais, assim como, habilidades e competências, além de proporcionar a integração das crianças em grupos familiar, social e escolar.

Reprodução

O Núcleo busca promover a detecção precoce de possíveis déficits cognitivos e possibilitar que as crianças e seus familiares recebam acompanhamento e assistência de forma integral por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das equipes multidisciplinares formadas por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Com isso, o tratamento já é iniciado na Atenção Primária. De acordo com a coordenadora de Políticas e Organização das Redes de Atenção à Saúde da SMS, Anamaria Cavalcante, o serviço realizado no NDI desempenha um papel importante na vida das crianças que serão atendidas. “Não basta sobreviver, é fundamental crescer e desenvolver em toda plenitude”, afirma.

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil Dr. Píndaro Custódio Cardoso funcionará de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h, no posto de saúde Regina Maria da Silva Severino, Regional V.

Homenageado

Dr. Píndaro Custódio Cardoso nasceu em 1937 em São Gonçalo (RJ). Formou-se em Fisioterapia pela Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação, na segunda turma do Brasil em 1960. Um ano depois foi para Brasília, a convite do arquiteto Oscar Niemeyer, para integrar o corpo clinico do Hospital Sara Kubitscheck, na condição de primeiro gerente técnico da área de reabilitação. Em 1966 inaugurou o Centro de Reabilitação e Fisioterapia do Ceará, uma clínica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que tratava e reabilitava crianças e adultos de poliomielite, e dois anos depois, em 1968, foi fundada a Ortofor – Ortopedia Fortaleza, primeira do Norte e Nordeste do Brasil, e que se tornaria referência nacional no setor. Teve participação efetiva na fundação e instalação do Conselho Regional de Fisioterapia, onde ocupou por longos anos o papel de conselheiro. Em 1974, quando o Chanceler Edson Queiroz resolve implantar o curso de Fisioterapia na Universidade de Fortaleza (Unifor), convida-o para formatar, instalar e coordenar o curso.  Dr. Píndaro Custódio Cardoso foi casado com Laura Maria Moreira Guimarães, com quem teve três filhos. Ele faleceu no dia 23 de junho de 2016.

Serviço

Inauguração do Núcleo de Desenvolvimento Infantil Dr. Píndaro Custódio Cardoso

Data: 11/05 (Sexta-feira)

Hora: 11h

Endereço: Rua Itatiaia, 889 – Canindezinho (posto de saúde Regina Maria da Silva Severino)

Fonte: Prefeitura de Fortaleza


Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001