11 de maio de 2018
Governo do Ceará inaugura Centro de Referência sobre Drogas no Cariri

DROGAS NO CARIRI

O Governo do Ceará, através da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, inaugura na próxima sexta-feira, 11, o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da região do Cariri.

O equipamento fica localizado no Centro Multifuncional de Serviços do Cariri e é destinado a promover ações de prevenção, acolhimento e encaminhamento de usuários e seus familiares para a rede assistencial, além de capacitar colaboradores e fomentar pesquisas sobre a temática das drogas.

O evento contará com a presença da vice-governadora Izolda Cela e do secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida; além do prefeito de Juazeiro do Norte, José Arnon Bezerra; dentre outras autoridades.

Reprodução

O secretário Will Almeida destaca a importância da operação do CRD Cariri, que ampliará o raio de ação da SPD na importante região cearense. O gestor explica que o equipamento operará nos mesmos moldes do CRD de Fortaleza, que funciona no prédio da SPD, no bairro Jacarecanga.

“A inauguração do CRD Cariri é uma meta da SPD que está sendo cumprida”, enfatiza Will Almeida, lembrando que trata-se do primeiro equipamento governamental do tipo, voltado à temática de dependência química, a funcionar fora da capital cearense. A expectativa é de atendimento à população de 19 municípios do Cariri.

Dentre as atribuições do CRD Cariri estão orientar familiares, sociedade, OGs e ONGs quanto aos procedimentos e informá-los sobre a rede de atenção aos usuários e dependentes químicos; manter banco de dados, conhecer o perfil epidemiológico dos usuários de substâncias, acompanhar a rede de serviços no território de sua abrangência; oferecer informações sobre substâncias psicoativas a estudantes, educadores, famílias, trabalhadores da rede da assistência, educação, segurança pública, saúde e comunidade em geral; implementar parcerias com as instituições de ensino superior para serviços de extensão acadêmica e capacitação; e manter a rede de atenção integrada com qualidade no atendimento aos usuários de drogas e familiares.

A parceria entre a Prefeitura de Juazeiro do Norte e a SPD estabelece que a administração municipal entrará com a contrapartida de recursos humanos para o funcionamento do CRD Cariri. Os funcionários municipais que atuarão no Centro de Referência, incluindo psicólogo, assistente social e enfermeiro, além de motorista, recepcionista, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais, passaram por treinamento especial para atuar junto ao público que enfrenta problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

Serviço:

Inauguração do CRD Cariri

Data: 11/05/2018 (sexta-feira)

Local: Centro Multifuncional de Serviços do Cariri

Endereço: Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro, Juazeiro do Norte-CE

Horário: 9 horas

Telefone: (88) 2131.6536

Fonte: Governo do Estado


Fonte: GOVERNO DO CEARÁ

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001