10 de abril de 2018 às 11h05m
SPD integra Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI)

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) passa a integrar o Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI)

A participação foi aprovada em reunião do colegiado realizada na tarde da segunda-feira, 9, no gabinete da primeira dama, Onélia de Santana.


Instituído em 2013, o CPDI é presidido pela primeira dama e tem como finalidade propor a formulação de políticas e diretrizes de programas e projetos com foco no desenvolvimento infantil, além de promover a articulação de políticas, programas e projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida na primeira infância.

Compete, ainda, ao Comitê, na área do desenvolvimento infantil, conhecer, propor estratégias de integração, monitorar e avaliar os programas e projetos, bem como definir, acompanhar e divulgar os principais indicadores de resultado na área e propor a realização e apoiar a divulgação de estudos e pesquisar acerca do tema.

A participação da SPD no Comitê amplia a participação de órgãos governamentais no colegiado, que, em paralelo, tem articulado e ampliado, gradativamente, a parceria com entidades da sociedade civil cuja missão envolve, direta ou indiretamente, temas relacionados ao desenvolvimento infantil, buscando garantir, ampliar e otimizar a realização das políticas públicas em prol da infância no Estado do Ceará. 

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, destacou a participação da SPD no colegiado e lembrou a recente parceria com o Programa Mais Infância Ceará para a efetivação do Projeto Prevenção em Família, voltado ao fortalecimento do vínculo familiar, habilidades de vida e hábitos saudáveis.  

Idealizada por técnicas da SPD, a iniciativa qualificará profissionais que atuam com as famílias beneficiadas pelo Programa Mais Infância Ceará para que desenvolvam oficinas de prevenção junto a esse público. As atividades ocorrerão em 50 municípios cearenses que apresentam maior número de famílias em situação de extrema pobreza infantil.

Will Almeida abordou, ainda, o Projeto Sementes do Amanhã, destinado a contribuir no tratamento e acompanhamento de casos de gestantes e puérperas usuárias de drogas. O titular da SPD também informou sobre a reformulação do aplicativo da Secretaria, ferramenta criada com o objetivo de proporcionar o acesso fácil e rápido aos serviços disponibilizados para a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, com foco nos dependentes químicos e seus familiares.

Ainda no encontro, foi demandado que técnicos da SPD tenham um momento no Encontro dos Comitês Municipais do Criança Feliz para prestar esclarecimentos de como obter ajuda e como abordar a prevenção às drogas.

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001