08 de março de 2018 às 11h48m
Em Crato, Secretaria de Meio Ambiente apresenta projeto de criação de Unidade de Conservação Municipal

A pedido da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Município do Crato, foi realizada na manhã da última quarta-feira, 7, na Câmara Municipal, audiência pública onde foi apresentado à sociedade, um estudo de propostas para a criação de uma Unidade de Conservação Municipal na encosta da Chapada do Araripe.


O projeto é uma parceria entre Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato; Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – Aquasis. A audiência contou com a participação da SAAEC, Universidade Regional do Cariri (URCA), e com presença do vereador Amadeu de Freitas e da sociedade civil.

De acordo com o secretário Brito Junior, o projeto tem o objetivo de contribuir para uma efetiva proteção e conservação que possibilite o desenvolvimento econômico sustentável, valorizando econômica e socialmente a diversidade biológica e abrangendo o maior número possível de ecossistemas naturais existentes nesse território.

O técnico da Aquasis, Weber Andrade, comandou a apresentação da proposta de criação da Unidade de Conservação, que conta com uma área de estudo inserida no município do Crato. Segundo ele, o projeto pretende dar prioridade a um trabalho comprometido de preservação ambiental. “Esse momento é a construção de um trabalho de consciência social, isso é um começo de uma efetiva conservação do meio ambiente”.

Na oportunidade, Brito Junior comunicou à população que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato estará realizando no próximo dia 21 de março, um seminário na sede do Geopark Araripe, que contará com a participação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado – SEMA, além da superintendência da SEMACE e a superintendência do IBAMA, para tratar com outros 25 municípios da Região do Cariri sobre assuntos relacionados ao Selo Verde. Na ocasião, será assinado o decreto da criação da Unidade de Conservação Municipal na encosta da Chapada do Araripe.

Mutirão de Combate ao Aedes aegypti percorre ruas do Conjunto Santa Luzia

Dando continuidade às ações de prevenção a proliferação do vetor das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã de ontem, 07, mais um Mutirão de Combate ao Aedes aegypti. Dessa vez, a localidade que recebeu os profissionais da saúde foi o Conjunto Santa Luzia.

Além da Secretaria de Saúde, através da Coordenação Especial de Vigilância em Saúde, também participaram do momento, a Universidade Regional do Cariri (URCA); a Coordenadoria Regional de Saúde (20ª CRES); Secretarias de Meio Ambiente e de Cultura; Tiro de Guerra; SESC; e a empresa Elit Som.

Na oportunidade, os profissionais conversaram com moradores, tiraram dúvidas, e ainda explicaram todo o processo de nascimento do Aedes aegypti; como evitar a contaminação em recipientes que contenham água acumulada; entre outros.

Durante a caminhada, moradores parabenizaram a gestão pela iniciativa em realizar uma ação que envolva mais as pessoas, a população, que visite as casas para pedir a contribuição no que diz respeito ao combate ao Aedes aegypti.

A Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Brasil, também se fez presente no mutirão.



Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001