06 de março de 2018 às 17h53m
CAUCAIA: Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C estão disponíveis em postos

Antes concentrados principalmente no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), os testes rápidos para detecção de doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C podem agora ser encontrados em postos de saúde de Caucaia. A novidade está em vigor desde o último dia 1º/3 e os interessados devem consultar a disponibilidade do exame na unidade mais próxima de casa.


Ao descentralizar o acesso ao serviço, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é facilitar o diagnóstico precoce de infecções por essas doenças, reduzindo os riscos provenientes do diagnóstico tardio.

A implantação foi concluída após a formação de cerca de 50 profissionais da Atenção Primária em fevereiro. Eles foram capacitados para a realização dos testes, acolhimento e aconselhamento no contexto da utilização desses exames, assim como para a organização dos serviços e adoção de instrumentos de registro em todas as etapas do processo.

“A implantação desses testes compõe o conjunto de estratégias da Secretaria que visa a qualificação e a ampliação do acesso da população ao diagnóstico do HIV e detecção da sífilis, hepatites B e C no sentido da redução da transmissão vertical do HIV e da sífilis, em atendimento aos princípios da equidade e da integralidade da assistência, bem como da universalidade de acesso aos serviços de saúde do SUS”, explica a coordenadora da Atenção Primária, Vilalba Carlos.

De acordo com ela, Caucaia conta hoje com 78 equipes de Saúde da Família, mas apenas dez vinham realizando os testes (além do SAE). Atualmente, 77% dessas equipes do PSF estão aptas à oferta do exame, que é rápido, simples, seguro, sigiloso e completamente gratuito.

A previsão da SMS é de que ainda neste mês de março novos profissionais sejam capacitados e a oferta nos postos seja ampliada.

 

Semana da Mulher: Caminhada marca abertura de programação

A manhã desta segunda-feira (5/3) foi especial para as mulheres de Caucaia. Com uma caminhada alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima quinta-feira (8/3), representantes de várias secretarias municipais, estudantes e caucaienses saíram em cortejo do Estádio Municipal, no bairro Vicente Arruda, em direção à Praça da Igreja Matriz, no Centro da Sede, onde uma cerimônia abriu oficialmente a Semana da Mulher Dona de Si.

A solenidade foi marcada pela “Dança da Ciranda” apresentada por quilombolas. As oito candidatas ao título de Miss Caucaia Be Emotion 2018 também participaram da apresentação.

Para a secretária Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Laís Sales, a data lembra a luta das mulheres no sentido de mais saúde, trabalho e força para vencer a violência. “Que não seja só uma semana, mas o ano inteiro de muitas lutas, conquistas e vitórias”, ressaltou.

Luciana Nara, secretária municipal de Administração e Recursos Humanos acredita que cada espaço conquistado na sociedade é motivo de vitória. “A gente tem uma luta muito grande, mas, aos poucos, vamos ganhando voz e conquistando espaços”, frisou.

A ouvidora Geral do Município, Francilena Guerra, considera a data marcante “porque dá início as comemorações referentes às mulheres”. “Estamos à frente desta luta diária e que nossos direitos conquistados não venham a sofrer nenhuma diminuição.”

“A mulher não aguentou a opressão, a humilhação e levantou a sua voz de protesto para o mundo”, destacou o secretário municipal de Turismo e Cultura, Paulo Guerra. “Elas não podem relaxar porque diariamente continuamos a ver a violência covarde contra as mulheres”, acrescentou.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Gestoras e coordenadoras das escolas da rede municipal de ensino de Caucaia foram homenageadas hoje, no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), pela passagem do Dia da Mulher.

Mensalmente, a Diretoria de Gestão Escolar, tendo à frente a professora Camila Bezerra, reúne diretores de escolas e coordenadores de seus anexos para passar-lhes orientações pedagógicas e administrativas. O evento, este mês, ganhou
contornos festivos, com apresentações musicais e conferências sobre “violência contra a mulher.”

A criação dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) também foi debatida, assim como a mobilização da Prefeitura para Caucaia ganhar novamente o Selo Unicef, o combate à violência, a melhoria do sistema de saúde e orientação
sexual.

Por fim, o grupo estabeleceu as datas e programas da Conferência sobre Meio Ambiente, que acontecerá em todas as escolas de Caucaia durante o mês de março.

A programação da Semana da Mulher Dona de Si, promovida pela Prefeitura de Caucaia, segue até a próxima sexta-feira (9/3).


 



Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001