05 de março de 2018 às 15h02m
CAUCAIA: Prefeitura regulariza serviço e concede licença para 228 taxistas

Na última sexta-feira (2/3) foi histórica para os taxistas de Caucaia. A Prefeitura pela primeira vez regularizou o serviço de transporte com esse tipo de veículo no município.


A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), que oficializou contratos de licitação de 228 profissionais regularizados (nº 26.002/2015-CP).

 

Conforme o prefeito Naumi Amorim, a regularização do setor é muito importante porque significa mais segurança para passageiros e motoristas. “Extinguimos a taxa de licenciamento, outras taxas foram reduzidas e conseguimos licitar 228 taxistas”, resumiu o gestor.

 

Titular da SPSPTrans, Assis Medeiros destacou a conquista depois de um trabalho incansável de toda equipe da pasta. “Foi uma luta grande e não medimos esforços em fazer uma licitação transparente e com a participação de todos”, declarou o secretário municipal.

 

Segundo subsecretária de Transporte, Socorro Queiroz, o momento de realização e vitória vem depois de uma grande luta para concluir a licitação dos taxistas. “Hoje estamos todos felizes por termos alcançado os nossos objetivos e por organizarmos o setor de táxis em nosso município.”

 

“A legalização é um direito por lei e agora vai dar mais tranquilidade ao taxista junto município e à Justiça”, acredita o presidente da Associação dos Taxistas de Caucaia, Pedro da Silva Forte. “O pessoal agora trabalha com mais tranquilidade. Estamos fazendo nossa parte nos mantendo dentro da legalidade”, acrescentou.

 

Taxista do Cumbuco há 15 anos, Irapuã Pé no Chão nunca tinha presenciado uma mobilização tão grande em favor da legalização do serviço. “Hoje nós fomos fortalecidos pelo poder público municipal. Estamos todos orgulhosos deste momento. Foi uma conquista para o município, para o Ceará e para o Brasil com toda esta história de aplicativos tomando nossas vagas”, avaliou.

 

Comemoração: Semana da Mulher será celebrada com ampla de programação

A Prefeitura de Caucaia está preparando uma programação intensa de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8. Durante toda a semana, de 5 a 9 de março, as mulheres do município irão contar com uma agenda diversificada de atividades. O tema desta edição será “Dona de si”, uma extensão da marca do projeto de empoderamento da mulher em Caucaia, o “Dona de Mim”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).  

As atividades têm início já nesta segunda-feira (5/3), com uma caminhada saindo do Estádio Municipal Raimundo de Oliveira Filho, o Raimundão, em direção à Praça da Igreja Matriz. A concentração será às 7 horas. Na praça, a programação começa às 8h30 e será marcada pelo hasteamento da bandeira e a execução do hino nacional. Além disso, a população irá assistir à apresentação cultural “Ciranda dos Quilombolas”.

O Dia da Mulher, comemorado quinta-feira (8/3), será marcado por uma programação intensa na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Jurema e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Serão ofertados diversos serviços, como realização de exames, prevenção e vacinas, além de momentos de acolhida e rodas de conversa. A programação segue até sexta-feira (9/3).

De acordo com a primeira-dama Erika Amorim, a Semana da Mulher no município irá apresentar mais do que uma programação de entretenimento. “Será uma agenda de serviços, com atividades que irão exercer impacto positivo na vida de cada uma. A programação está sendo criada utilizando o bem-estar da população como foco”, adianta.

Litoral: Defesa Civil monitora efeitos da ressaca do mar; não há vítimas ou feridos

Diante do alerta da Marinha do Brasil sobre a ocorrência de ondas de até três metros no litoral de Caucaia, equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) estão de prontidão desde ontem e nesta sexta-feira (2/3) vistoriaram diversos pontos da orla.

Os trabalhos concentraram-se nas praias do Icaraí e da Tabuba, onde os agentes vistoriaram condomínios, barracas de praia, casas de veraneio e avenidas durante todo o dia. Não houve feridos ou mortos em decorrência da alta da maré.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Airton da Silva, “os trabalhos continuarão nos próximos dias porque a ressaca do mar continuará pelos próximos dias”. A recomendação a banhistas, esportistas, moradores, pescadores, comerciantes e visitantes, portanto, continua a de evitar a entrada no mar.

Essa precaução evitará acidentes e afogamentos. Em caso de ocorrências, a recomendação da Compdec é que sejam acionados o Corpo de Bombeiros Militar (193) e/ou a Defesa Civil de Caucaia (3342.0718).

Educação: Secretaria seleciona bolsistas para cargos de motorista e vigia

A Secretaria Municipal de Educação (SME) lança Edital de Convocação, mediante seleção de bolsistas, para os cargos de motorista e vigia dentro do Programa de Desenvolvimento do Ensino e da Gestão Escolar.

A convocação acontece por meio do Instituto Nacional de Gestão, Educação, Tecnologia e Inovação (Ingeti).

O processo respeitará o seguinte cronograma: inscrição, divulgação dos resultados, fim do prazo de recursos, apresentação de documentos, assinatura de contratos e início das atividades.

Os interessados devem entrar no link abaixo, onde encontrarão todos os detalhes pertinentes ao Edital.

ACESSE AQUI.

http://www.ingeti.org.br/editais/

Jogos escolares: Rede municipal já pode efetuar inscrição; prazo vai até dia 6

Já estão abertas as inscrições para as escolas da rede municipal de Caucaia participarem dos Jogos Escolares 2018. As unidades interessadas em ter representantes no torneio devem oficializar o interesse até a próxima terça-feira (6/3).

Os estudantes podem competir em cinco modalidades esportivas: futsal, vôlei, basquete, badminton e handebol. Eles serão divididos em duas categorias: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) é de que 1.500 jovens participem dos jogos.

A competição é uma seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Já inscreveram-se representantes de escolas particulares, de escolas estaduais e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

A abertura dos Jogos Escolares 2018 está prevista para o dia 10/3, com as partidas acontecendo entre os dias 12 e 31 de março e nos dias 7, 14 e 15 de abril.

Biometria: Cadastro pode ser feito também aos sábados em março

Com novo término em 23 de março de 2018, o prazo para o eleitor caucaiense submeter-se ao cadastro biométrico que permite a participação nas eleições deste ano pode ser feito em seis dos sete dias da semana.

Por determinação do juiz eleitoral da 123ª Zona de Caucaia, Magno Gomes de Oliveira, a Central de Atendimento ao Eleitor e o Posto de Atendimento do Grêmio de Recreio e Estudos funcionarão em todos os sábados de março.

O cadastramento biométrico dos eleitores pode ser feito das 8 às 12 horas. É necessário apresentar título de eleitor, documento de identificação oficial com foto, comprovante de endereço atual (água, luz e telefone) e certidão de quitação militar (para homens entre 18 e 45 anos, no caso do primeiro título).

O eleitor de Caucaia que não fizer a biometria, mesmo o não obrigado a votar, poderá ter o título cancelado. Além disso, ficará impedido de acessar serviços como: requisição de passaporte e carteira de identidade, receber salário e benefícios sociais, solicitar empréstimos, inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse em cargos públicos e renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo Governo.

SERVIÇO
CADASTRO BIOMÉTRICO AOS SÁBADOS DE MARÇO

Central de Atendimento ao Eleitor de Caucaia, no Centro
ONDE:
 rua Coronel Correia, nº 1.540, Centro, em frente aos Correios.

Grêmio de Recreio de Estudos de Caucaia
ONDE:
 rua José da Rocha Sales, nº 194, Centro.

Cumbuco: Visitas educativas sobre descarte correto do lixo começam na próxima semana

Em reunião realizada nesta sexta-feira (2/3) no Centro de Apoio ao Turismo (CAT), no Cumbuco, o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) reuniu empresários do setor de hotelaria para sensibilizar quanto a importância de iniciar a execução de um sistema de coleta seletiva de resíduos nas pousadas e hotéis da região. 

Segundo a gerente de Educação Ambiental do Imac, Márcia Ximenes, a sensibilização dos grandes geradores de resíduos construirá uma nova cultura no cotidiano da Praia do Cumbuco. “A Prefeitura entra com uma parceria para coletar o material reciclável destes hotéis e pousadas e toda comunidade sai ganhando.”
 
Um cronograma de coleta seletiva será elaborado para atender à demanda das pousadas e hotéis. “A partir da próxima semana, vamos fazer visitas aos estabelecimentos para orientar como separar o lixo adequadamente e deixar no local e no dia correto”, esclarece Márcia Ximenes.

O reordenamento é um dos requisitos para Caucaia receber a certificação Praia Limpa. Além disso, atender às diretrizes ambientais proporcionará mais qualidade de vida a moradores e visitantes. A expectativa é de que sejam instaladas placas de sinalização em toda a extensão da orla indicando a prática esportiva de cada área e também lixeiras de coleta seletiva nas barracas.

Representante do Instituto Ambiente Brasil (associação de catadores recicláveis), João Paulo Brasil Carvalho acredita que Caucaia está tendo a oportunidade de buscar parcerias para dar um destino mais adequado aos resíduos de maneira responsável. “A reciclagem é uma questão socioambiental que cuida do meio ambiente, das ruas e da cidade e ainda gera renda para as famílias que vivem do aproveitamento do lixo”, ressalta.

A coleta seletiva contribui para os grandes geradores de lixo do Cumbuco, considera a executiva de uma rede de hotéis internacionais, Dulce Miranda. “Podemos contribuir. Hoje já temos nossos coletores personalizados. Agora precisamos ver a atuação do recolhimento.”.  

Recém-chegada a Caucaia, a empresária do setor de pousadas Lenir de Fátima Alves acredita que é possível a atividade de coleta seletiva de resíduos no Cumbuco. “Entendo que ambas as partes são responsáveis pelo lixo. O poder público, os empresários e os moradores juntos podem contribuir com o armazenamento em local adequado e com a coleta seletiva. A participação de todos é um sonho possível de ser realizado.”


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001