22 de fevereiro de 2018 às 17h18m
Turismo: Caucaia sedia nesta sexta (23) encontro dos municípios da “Rota dos Ventos”

Caucaia sedia nesta sexta-feira (23/2) o I Encontro Regional dos Municípios que Integram a Rota dos Ventos. O evento é uma promoção da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e será realizado no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), na Tabuba.


Participarão do encontro representantes das secretarias de turismo de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Trairi, Paracuru e Paraipaba. Juntas, essas cidades somam mais de 100 quilômetros de litoral.

Segundo o secretário municipal de Turismo de Caucaia, coronel Paulo Guerra, o evento tem o intuito de integrar e unir os municípios em defesa de um turismo com mais responsabilidade e qualidade para os visitantes. “Ações conjuntas entre as cidades poderão ser realizadas, além de eventos em comum e um peso maior no setor com a integração dos municípios participantes.”

COSTA DOS VENTOS
A rota Costa dos Ventos foi lançada em 2010, durante o quinto Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, realizado em São Paulo (SP). Trata-se de um produto turístico que integra Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Trairi, Paracuru e Paraipaba.

A roteirização dos segmentos turísticos é uma estratégia de mercado para o desenvolvimento sustentável da atividade turística. O objetivo é ofertar um produto turístico diferenciado que agrega mais valor aos municípios envolvidos.  

SERVIÇO
I Encontro Regional dos Municípios que Integram a Rota dos Ventos
Quando:
 23 de fevereiro, às 10 horas.

Onde: avenida Central, nº 1.425, na Tabuba.

----------


Saúde: Pacientes com HIV recebem acompanhamento no SAE

Quem convive com o vírus HIV em Caucaia encontra no Serviço de Atenção Especializada (SAE) um suporte fundamental para o tratamento. Atualmente, 235 pessoas são acompanhadas pelo equipamento. Elas têm acesso a consultas, exames e monitoramento do CD4, a chamada carga viral. 

“As pessoas têm que entender que HIV não é sinônimo de aids. E que o tratamento pode garantir vida normal aos pacientes. A única maneira de evitar que a aids se desenvolva é receber a medicação adequada após o diagnóstico de infecção pelo vírus”, destaca a coordenadora do SAE, Geórgia Correia Castro.

A equipe que atua no equipamento é formada por médicos (clínico geral e infectologista), enfermeiros, assistente social, farmacêutico e psicólogo. O espaço atende aos pacientes soropositivos às segundas, terças e sextas-feiras. Já nas quartas e quintas-feiras, o local fica aberto aos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B.

“É muito importante fazer o teste para um diagnóstico precoce. Assim, o paciente pode controlar o vírus e manter a carga viral indetectável, evitando a transmissão. Ainda assim, o uso da camisinha é imprescindível”, explica Geórgia Castro, reforçando a importância do uso do preservativo em toda e qualquer circunstância. 

Durante toda a semana, o SAE também funciona como ponto de distribuição gratuita de preservativos femininos e masculinos.

SERVIÇO
Serviço de Atenção Especializada (SAE)
Onde:
 2ª a 6ª feira, de 8 às 14 horas

Endereço: avenida Edson da Mota Correa, nº 420, no Centro
Telefone: 3342.4174

----------

 

ITBI: Decreto institui Comissão de Avaliação de Imóveis

Publicado no Diário Oficial do Município do último dia 15 de fevereiro, o Decreto nº 944 cria na Prefeitura de Caucaia a Comissão de Avaliação de Imóveis (CAI). O colegiado vai auxiliar a população na apuração da base de cálculo do Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis, o ITBI.

Com a instituição da Comissão, profissionais de diversos setores analisarão os casos e oferecerão mais transparência, agilidade e qualidade da base de cálculo. Desta forma, o serviço passa a ter critérios de apuração padronizados, o que reduz a margem de ocorrência de equívocos.

A banca da CAI será formada por servidores da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin). “Teremos auditor fiscal, servidor do Tesouro Municipal e engenheiro no intuito de padronizar as vistorias para que a disparidade de valores numa mesma região do município seja unificada, a depender apenas da estrutura interna de cada imóvel”, destaca o titular da Sefin, Marcus Mota.

O secretário adianta que a portaria de nomeação dos servidores que irão compor a comissão será publicada na próxima semana.

-----------

Homenagem: Prefeitura oficializa nome de Yara Guerra nas instalações do Hospital Municipal

A Prefeitura transformou em lei a homenagem que fez a Yara Guerra Silva no Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha, localizado no bairro Parque Soledade. Com isso, a nova Emergência 24 horas da maior unidade de saúde da cidade ganha oficialmente o nome da ex-prefeita de Caucaia.

O espaço foi inaugurado no último dia 30 de janeiro pelo prefeito Naumi Amorim já com o nome de Yara Guerra na porta de acesso principal. Para ter força de lei, no entanto, a medida precisava do aval da Câmara Municipal de Caucaia e ser publicada no Diário Oficial do Município (D.O.M.).

Tanto os vereadores aprovaram a homenagem quanto o texto já consta no D.O.M. O conteúdo da Lei nº 2.885/2018 pode ser acessado por qualquer cidadão no site oficial da Prefeitura.

A EMERGÊNCIA
A Emergência 24 horas Yara Guerra Silva é dotada de ampla sala de reanimação, consultório de traumatologia, farmácia climatizada, ampla ala exclusiva para administração de medicamentos, sala de observação reestruturada e com posto de enfermagem, e salas para a realização de eletrocardiograma e endoscopia.

São, ao todo, 26 novos leitos à disposição da população de Caucaia. Eles estão divididos da seguinte forma: 12 leitos clínicos, dez leitos cirúrgicos para cirurgias eletivas e quatro leitos psiquiátricos.

Yara Guerra faleceu em dezembro de 2017.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001