09 de fevereiro de 2018 às 10h24m
Avanço do mar: Apresentado Projeto “Monitoramento Costeiro de Caucaia”

Um projeto de monitoramento das movimentações marítimas, através de videomonitoramento, denominado de “Monitoramento Costeiro de Caucaia” (MOC), foi apresentado a vice-prefeita, Lívia Arruda, na quinta-feira (08/02) e deve seguir para análise da Procuradoria Geral do Município. O trabalho foi apresentado pelo coordenador do projeto de estudos sobre avanço do mar da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Davis Pereira de Paula, e pelo diretor presidente do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (IEPRO), Luiz Carlos Mendes.


A ideia é de que seja realizado monitoramento da erosão costeira no município de Caucaia durante 24 meses. Após o monitoramento, serão identificados os principais problemas de erosão verificados ao longo de todo o litoral caucaiense. Conforme os técnicos, o monitoramento é um instrumento legal preconizado pelo Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro.


Para a vice-prefeita, Lívia Arruda, a parceria do município com a Universidade viabilizará uma solução definitiva para reverter a situação da erosão marinha em Caucaia. “É importante o acompanhamento para se conhecer mais o comportamento do mar nas mais adversas situações e, desta forma, construir uma estrutura que ofereça suporte a quaisquer condições naturais”, destaca Lívia.

Através de três cédulas de monitoramento, instaladas nas praias do Icaraí, Tabuba e Cumbuco, o trabalho consiste na aquisição de dados de topografia costeira, característica sedimentar das praias, movimento de areias entre sistemas diferentes, características hidrodinâmicas secundárias e primárias, dentre outras informações.

Já o secretário municipal de Infraestrutura, Kleber Correia, assegura que o estudo realizado dará subsídios para implantar todas as obras que podem ser erguidas ao longo do litoral, e evitar o avanço do mar. “Todos os subsídios serão gerados através deste estudo que será levantado das correntes marítimas, e desta forma avaliará suportes com mais exatidão para se produzir projetos de contenção do mar”, avalia. 

Conforme o presidente do Iepro, Luiz Carlos Mendes, após relatório produzido pelo monitoramento o diagnóstico dará a base para desenvolver um projeto de ordenamento do litoral. “Nós saberemos como lidar de uma forma mais consistente e assertiva com o fator natural em Caucaia”, frisa. O professor Davis Pereira de Paula, destaca: “O município tem um conjunto de fatores que provocam a erosão. A proposta da parceria com o plano de monitoramento é uma ferramenta do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro onde os municípios devem implementar para conhecer um pouco mais da dinâmica de cada litoral”, explica Davis.

----------

Lixo: 33 localidades serão atendidas pela coleta domiciliar nesta sexta; saiba quais

Nesta sexta-feira (8/2), o serviço de coleta domiciliar contemplará 33 localidades em todas as regiões de Caucaia nos turnos da manhã, tarde e noite. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans).

O cronograma da limpeza passará por: Nova Cigana, Cigana, Açude, Parque Soledade, São Gerardo, Vila Nova, Centro, Vicente Arruda, Itambé I e II, Padre Romualdo, Condomínio Mister Hull, Parque das Nações, São Miguel I e II, Parque Boa Vista, Parque Albano, Barreiros, Nova Brasília, PREVCON, Tabapuá, Ipiranga, Tabapuazinho, Araturi, Metrópole Sul, Eldorado, Metrópole V e Nova Metrópole.

A limpeza também contemplará oito unidades de saúde. Os resíduos serão recolhidos do Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha (HMC), CEO Municipal, CEO Regional, UPA do Centro, UPA da Jurema, Policlínica, Samu e Hospital Santa Terezinha.

A Prefeitura assumiu a coleta domiciliar e hospitalar de lixo e a limpeza urbana de Caucaia após o contrato com a empresa responsável por ambos os serviços serem encerrados em dezembro de 2017. Desta forma, o município poderá oferecer um serviço de melhor qualidade à população.

--------

 

Chuva: Defesa Civil estuda implantação de monitoramento pluviométrico pioneiro no País

Caucaia caminha para implementar algo inédito no que tange o monitoramento dos índices pluviométricos no município. Nesta quinta-feira (8/2), técnicos da Defesa Civil de Caucaia e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado à (Uece), visitaram pontos que podem receber os equipamentos para o monitoramento pluviométrico digital no município. A expectativa é de que com os novos aparelhos se promova mais agilidade nas análises dos dados e se evitem possíveis sinistros.

Foram visitados os pluviômetros instalados nos bairros Arianópolis e Picuí. Os aparelhos são do tipo semi-automático e automático, respectivamente, e foram escolhidos nessas localidades por serem considerados pontos estratégicos.

“Hoje apresentamos as especificidades desses aparelhos. Como eles se comportam de forma diferente um do outro, será analisado qual dos dois melhor atende às necessidades da iniciativa que queremos implantar por aqui. A fase agora é de estudos”, explica o coordenador da Defesa Civil, Airton da Silva.

O coordenador se mostra animado com a iniciativa, não apenas pelas benfeitorias que irá trazer para Caucaia, mas também pelas melhorias na rotina de trabalho. “Atualmente, a Defesa Civil apenas acompanha os dados pluviométricos. Com a implementação dos novos equipamentos, o objetivo é criar um monitoramento próprio, que vai trazer mais agilidade e controle para atuar no município. Dessa forma, o acesso às informações será de forma instantânea, permitindo que o órgão possa se antecipar e agir para remediar problemas”, diz.  

Autor do projeto em andamento no município, o representante do Inpe, José Ronildo Franceschini, explica que será criado um monitoramento digital de alarmes para a Defesa Civil envolvendo a rede VoIP, que trabalha com o uso das redes de dados utilizando protocolos IP para a transmissão de sinais de Voz em tempo real. "O objetivo é transformar os pluviômetros analógicos que já existem no município em equipamentos digitais”, explica.

A expectativa é de que com a implantação do medidor digital, o acesso às informações seja conferido de forma remota e instantânea. Assim, caso ocorra alguma anomalia, será realizada uma chamada telefônica para “pessoas-chave”, que serão incumbidas de iniciar medidas para remediar maiores problemas.

----------

Selo Unicef: GT propõe 30 ações para 7 indicadores da Saúde

A primeira rodada de reuniões dos Grupos de Trabalho do Selo Unicef em Caucaia encerrou nesta quinta-feira (8/2) com o encontro do GT Saúde. Representantes de quatro secretarias municipais e do Conselho Municipal de Saúde (CMS) propuseram 30 ações para a melhoria de sete dos 11 indicadores avaliados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na expedição da certificação.

Os indicadores “Percentual de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 e 14 anos” e “Taxa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos por causas externas” foram os que receberam o maior número de propostas: seis cada. Dentre elas: trabalhar o planejamento familiar nas atividades dos programas Saúde na Escola (PSE) e Segundo Tempo; e georreferenciar os locais de ocorrência de óbito (por causas externas) e de residência das vítimas.

Todas as propostas serão apresentadas na próxima reunião da Comissão Intersetorial do Selo, agendada para 21 de fevereiro e que será comandada pela primeira-dama Erika Amorim. É ela a articuladora do Selo no município. Caberá ao colegiado, composto por mais de 30 membros, validar as ações e os prazos estabelecidos pelo GT Saúde.

Dezessete das 30 ações propostas pelo GT Saúde envolvem outras secretarias municipais e até órgãos fora da estrutura da Prefeitura. São instituições como a Polícia Militar, o Ministério Público do Estado (MP-CE) e entidades religiosas. Todas com as quais a administração já tem parceria na execução de algum projeto.

“Há muitos projetos que precisam ou ser renovados ou ampliados e outros de curto prazo que precisam ser criados para terem impacto direto nos indicadores. Nós temos muita coisa já elaborada”, pontua o coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Adriano de Souza.

A segunda rodada de encontro dos GTs já tem data para acontecer. O primeiro grupo a debater indicadores e projetos para crianças e adolescentes será o “Social e Segurança”. A reunião está agendada para 19 de fevereiro, às 9 horas, no gabinete do prefeito Naumi Amorim.

OS GTs
Os Grupos de Trabalho do Selo Unicef em Caucaia são quatro. Eles debatem os temas Adolescência e Juventude, Social e Segurança, Educação e Saúde, e compõem a Comissão Intersetorial criada pela primeira-dama Erika Amorim para o município ganhar a certificação.

O SELO
O Selo é uma certificação expedida pelo Unicef a gestões municipais que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes. Caucaia não tem esse reconhecimento há pelo menos oito anos.

---------

Social: Baile anima carnaval dos idosos de Caucaia

A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove no mês de fevereiro o “1º Baile de Carnaval dos Idosos”. As atividades estão sendo realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e evolvem 500 idosos.

A programação acontece no período da manhã ou da tarde e tem início às 9 horas e às 14 horas. A animação dos idosos fica por conta de marchinhas de carnaval. “Esses momentos de descontração são essenciais para promover a integração dos idosos e melhorar o bem estar deles”, explica a titular da Coordenadora da Política do Idoso de Caucaia, Maria do Rosário Coelho.

Em paralelo às festividades, a SDS promove uma campanha de conscientização de combate à violência praticada contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS BAILES.
Quando: 8 de fevereiro, às 14 horas.
Onde: Cras Parque das Nações (rua 09, nº 130, Conj. Novo São Miguel).

Quando: 9 de fevereiro, às 9 horas.
Onde: Cras Planalto (rua 106, nº344, Planalto Caucaia)

Quando: 15 de fevereiro, às 14 horas.
Onde: Cras Metrópole (rua 127, n° 188, Conj. Nova Metrópole)

Quando: 16 de fevereiro, às 9 horas.
Onde: Cras Litoral (rua Francisco Porfírio Gomes, nº 585, Jardim Icaraí)

Quando: 19 de fevereiro, às 14 horas.
Onde: Cras Grilo (rua Júlio de Oliveira, nº 1862, Grilo)

Quando: 21 de fevereiro, às 9 horas.
Onde: Cras Guadalajara (rua Sacy, S/N – Guadalajara)

---------

Educação: Palestra traz representante da Federação Europeia de Handebol para Caucaia

Caucaia vai receber no próximo dia 8 de março, no Centro de Formação e Avaliação do Município (CEMFA), o professor espanhol da Federação Europeia de Handebol, Jorge Fernandez, para a realização da palestra intitulada  "Clínica Internacional de Handebol". O evento integra as ações de capacitação de professores municipais, colocada em prática pela secretaria municipal de Educação. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo link   https://goo.gl/forms/GgQyNkdHPnHlZh9K2.  Além do representante, também estará presente o presidente do Conselho Regional e Educação Física (região 5), Jorge Henrique. A iniciativa é uma parceria com a  Federação de Handebol do Estado do Ceará (FHEC). 

SERVIÇO

Clínica Internacional de Handebol (handebol na escola, formando campeões)

Quando: das 14 horas até às 21 horas, no dia 8 de março.

Onde: Centro Municipal de Formação e Avaliação do Município de Caucaia (CEMFA), localizado na Baixa Grande, as margens da CE 090, na Tabuba.

---------

Final do Intercras movimenta jovens assistidos pelos Cras

Nesta quarta-feira (7/2), a final do II Intercras movimentou cerca de 223  jovens assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Unidades de Acolhimento de Caucaia. Os atletas competiram nas modalidades futsal sub-10, sub-14 e sub-17 além de carimba sub-14 e sub-17.

Os jogos finais das três categorias de futsal foram disputados pelos mesmos times: Cras Parque das Nações e Cras Camurupim. A equipe do Parque das Nações venceu as disputas em todas as categorias. Já na modalidade carimba sub-14, o título ficou com o Cras Araturi e na sub-17 com o Cras Litoral. Todos os atletas foram agraciados com medalhas e os vencedores de cada categoria receberam troféu.

Além das disputas na quadra, foram ofertadas atividades como jogos de xadrez, dama, ping-pong e oficinas de dança e artesanato.

Participaram das competições jovens do CRAS Araturi, CRAS Grilo,  CRAS Sede, CRAS Parque das Nações,  CRAS Jurema, CRAS Metrópole,  CRAS Litoral, CRAS Planalto,  CRAS Camurupim e da Unidade de Acolhimento.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001