07 de fevereiro de 2018 às 10h32m
Reserva indígena: Naumi e governador entregam unidades habitacionais

A comunidade indígena de Caucaia está em festa. O prefeito Naumi Amorim, o governador Camilo Santana e o presidente interino da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg Ribeiro de Freitas, entregaram na terça-feira (6/2) a nova Reserva dos Anacé.


Com 543 hectares, a área fica no Garrote e abriga quatro aldeias: Matões, Bolso, Baixa das Carnaúbas e Currupião. A Reserva conta com 163 unidades habitacionais. Cada uma tem 80 metros quadrados. “Não vamos medir esforços para ajudar as comunidades. A Prefeitura está junto com os índios”, ressaltou Naumi.

Além das casas, a Reserva tem ainda escola com padrão educacional indígena, posto de saúde, acesso viário, vias internas, sistema de energia elétrica, iluminação pública, água com infraestrutura de caixas d’água e poços profundos, e esgoto com fossas sépticas.

Antes, as comunidades indígenas ocupavam o espaço onde seria instalada uma refinaria do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). “Reconhecemos as lutas e histórias dos índios. É necessário recompor sua cultura e tradições trazendo benefícios e melhorias às comunidades. Colocamos todos os recursos para concluir a escola, o posto de saúde e demais estruturas na aldeia”, declarou o governador.

Já o presidente da Funai disse que a Reserva serve de projeto modelo para o restante do país. “Vejo esta oportunidade construída no Ceará um exemplo para ser erguido em outras partes do Brasil. Quem dera se tivéssemos no país outros exemplos como este”, frisou Franklimberg Ribeiro de Freitas.

Representante da Comissão de Liderança das Comunidades Anacés, Júnior Anacé acredita que a nova reserva resolve o passivo territorial dos Matões e do Bolso. “Como primeiro enfermeiro indígena do Ceará, morando numa aldeia indígena, sei da importância da estrutura de educação e saúde. Este novo espaço é uma grande vitória das comunidades indígenas”, afirmou.

----------

Intercras: Jogo de abertura tem goleada de 6x1

function interacaoNoticias(div) { var divHide = div == '#enviaEmail' ? '#comentarios' : '#enviaEmail'; var divShow = div == '#enviaEmail' ? '#enviaEmail' : '#comentarios'; if (!$(divHide).is(":hidden")) { $($(divHide)).hide(); } if ($(divShow).is(":hidden")) { $(divShow).show(); } else { $(divShow).hide(); } }
Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001