31 de janeiro de 2018 às 09h03m
CAUCAIA: Prefeitura começa operação de limpeza em cinco bairros

A Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) iniciou nesta terça-feira (30/1) a primeira operação do ano para limpeza dos canais de Caucaia. Neste momento, a força-tarefa ficará concentrada em cinco localidades do município.


O canal do São Miguel já está sendo beneficiado pelo mutirão de limpeza. Nos próximos dias, as equipes da Prefeitura passarão pelos canais dos bairros Potira, Arianópolis, Picuí e Itambé. O subsecretário da SPSPTrans, Assis Medeiros, porém, garante: “todos os canais do município serão limpos.”

A operação retirará aguapés e lixo dos espelhos d’água. A medida é fundamental diante do período chuvoso que já iniciou, tende a ser intenso e pode elevar o nível dos reservatórios.

Dos cinco canais desta primeira fase, somente um (o do Potira) não tem registro de famílias no entorno (em áreas de risco). Por isso, a definição das rotas da Operação tomou como base o mapeamento das áreas de risco elaborado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

Airton da Silva explica a importância dessa mobilização. “Se as águas correrem com facilidade, a fluência delas no canal vai ser normal. Se não escorrerem normalmente, podem transbordar e causar alagamentos e inundações, elevando ainda mais o risco das famílias que moram no entorno, que é exatamente o que a gente não deseja e trabalha para não acontecer”, detalha o coordenador da Defesa Civil caucaiense.

Além dessa operação dos canais, a Prefeitura de Caucaia está compondo com a Prefeitura de Fortaleza uma frente de trabalho exclusiva para limpar o rio Maranguapinho na região limítrofe entre os dois municípios. A intervenção deve iniciar ainda esta semana.

PARCERIA COM INPE
Já nesta quarta-feira (31/1), a Compdec e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) dão início ao mapeamento que resultará no monitoramento dos índices pluviométricos de uma das 17 áreas de risco de Caucaia. Isso significa que a Defesa Civil acompanhará de perto a evolução do quadro chuvoso nessa região e o risco de as precipitações causarem inundações.

-------

Secretaria divulga cronograma de lotação de professores

A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou nesta terça-feira (30/1) o cronograma de lotação dos professores do oitavo edital de convocação para nomeação e posse do mais recente concurso público. Os trabalhos iniciam já nesta quarta-feira (31/1).

Serão lotados amanhã os professores habilitados em Pedagogia (da classificação número 124 a 169), Língua Portuguesa (da classificação número 8 a 25) e História (da classificação número 4 a 11).

Na quinta-feira (1º/2), serão lotados os professores habilitados em Artes (da classificação número 2 a 4), Matemática (da classificação número 10 a 30) e Pedagogia (da classificação número 170 a 215).

Já na sexta-feira (2/2), será a vez da lotação dos professores habilitados em Educação Física (classificações 13 e 14), Ciências (da classificação número 6 a 8), Geografia (da classificação número 5 a 11), Língua Estrangeira (da classificação número 6 a 11) e Pedagogia (da classificação número 216 a 261).

A SME alerta que o processo de lotação será para a carga horária de 200 horas/aula e os candidatos devem comparecer ao setor de Recursos Humanos da pasta às 8 horas. A lotação obedecerá rigorosamente à ordem de classificação e ao cronograma.

A Secretaria reforça ainda que o candidato que não comparecer na data e horário estabelecidos no cronograma perderá o direito à lotação.

--------

Tabapuá, Araturi, Centro e outras 27 localidades receberão coleta nesta quarta (31)

A coleta de lixo residencial e de lixo hospitalar em Caucaia está regularizada quase por completo. Para atender a todos os bairros, a Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) montou um cronograma de ações. Hoje, a programação contempla 30 localidades.

Devem ficar atentos os moradores do Tabapuá, Araturi, Centro, Nova Cigana, Cigana, Açude, Parque Soledade, São Gerardo, Vila Nova, Vicente Arruda, Itambé I, Itambé II, Padre Romualdo, Condomínio Mister Hull, Parque das Nações, São Miguel I, São Miguel II, Parque Boa Vista, Parque Albano, Barreiros, Nova Brasília, Prevcon, Ipiranga, Tabapuazinho, Metrópole Sul, Eldorado, Metrópole V, Nova Metrópole, Picuí e Patrícia Gomes.

Para o trabalho ser mais efetivo, a Prefeitura dividiu as coletas entre diurnas e noturnas. E contemplará também as oito unidades de saúde: Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha, CEO Municipal, CEO Regional, UPA do Centro, UPA da Jurema, Samu, Policlínica e Hospital Santa Terezinha.

ONTEM

Na terça-feira (30/1), o serviço de coleta está passando por 34 bairros de Caucaia. São eles: Icaraí (praia e morro), Tabuba, Cumbuco, Pq. Leblon, Iparana, Guaié, Pacheco, Camurupim, Jardim Icaraí, Guajiru, Parque Tapuã (Alto do Urubu), Curicaca, Mestre Antônio, Parque Estrela, Santa Fé, Paumirim, Padre Júlio Maria I e II, Planalto Caucaia, Vila Cazé, Vila Gois, Grilo, Pabussu, Cabatâ, Genipabu, Jandaiguaba, Capuan, Potira (I, II e III), Guadalajara, Centro e Marechal Rondom.

A Prefeitura assumiu a coleta domiciliar e hospitalar de lixo e a limpeza urbana de Caucaia após o contrato com a empresa responsável por ambos os serviços serem encerrados em dezembro. Desta forma, o município poderá oferecer um serviço de melhor qualidade à população.

Além do portal da Prefeitura na Internet, é possível consultar a agenda de coletas e o resultado das operações de limpeza nas redes sociais oficiais da gestão e do prefeito Naumi Amorim.

---------

Projeto piloto para unificar atendimentos é discutido em Caucaia

function interacaoNoticias(div) { var divHide = div == '#enviaEmail' ? '#comentarios' : '#enviaEmail'; var divShow = div == '#enviaEmail' ? '#enviaEmail' : '#comentarios'; if (!$(divHide).is(":hidden")) { $($(divHide)).hide(); } if ($(divShow).is(":hidden")) { $(divShow).show(); } else { $(divShow).hide(); } }
Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001