22 de janeiro de 2018
Matrículas de alunos novatos começam nesta segunda (22) nas escolas da rede pública estadual

Estão sendo ofertadas cerca de 15 mil vagas nas escolas de Ensino Médio da rede pública estadual da Capital.

Matrículas de alunos novatos na estadual do Ceará
Crédito: Foto meramente ilustrativa

As matrículas para alunos novatos nas escolas estaduais, localizadas em Fortaleza, tiveram início nesta segunda-feira (22) e seguem até o dia 02 de fevereiro. Estão sendo ofertadas cerca de 15 mil vagas nas escolas de Ensino Médio da rede pública estadual da Capital.

A matrícula é uma atividade que acontece na escola, organizada de forma ágil e facilitando o atendimento à população. Não há a necessidade de filas durante o processo.

Os pais e responsáveis devem levar a cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3×4. É recomendável que o aluno apresente os documentos de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) mas quem não estiver com a documentação solicitada, poderá entregar à escola em outra data. Os interessados devem procurar a unidade de ensino mais próxima de sua residência.

Nesta última fase do processo de matrícula, o atendimento é voltado a novos alunos, em geral, oriundos da rede particular ou que, por algum motivo, abandonaram o ano letivo antes de sua conclusão. A gestão do processo de matrícula é realizada pela Secretaria da Educação do Ceará, por meio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e das Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), e respectivas escolas. Esse processo é ainda articulado entre as redes públicas estadual e municipais de ensino.

Até esta sexta-feira (19), ocorreu a fase de remanejamento interno (alunos que já são da rede estadual, mas precisam mudar de escola) e externo (alunos da rede municipal, que finalizam o 9º ano do ensino fundamental, por exemplo, e terão que cursar o Ensino Médio na rede estadual). As vagas dos alunos veteranos também estão asseguradas.

No Interior, cada Crede dispõe de um cronograma próprio paras as escolas de sua abrangência, conforme o calendário letivo escolar.

Processo de Matrícula

O processo de Matrícula é desenvolvido em três etapas: 1 – matrícula de alunos veteranos; 2 – remanejamento interno (alunos que já são da rede estadual mas que precisam mudar de escola) e externo (alunos da rede municipal migrando para a rede estadual); 3 – alunos novatos. As etapas de matrícula de veteranos e remanejamento ocorrem, em Fortaleza, nas primeiras semanas de janeiro. Esta última é realizada entre Seduc e Secretarias Municipais, a partir de um planejamento prévio entre gestores das escolas estaduais e municipais, sob a coordenação da Sefor/Crede.


Fonte: Núcleo de comunicação do governo do Estado do Ceará

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001