13 de agosto de 2017 às 06h05m
Seminário encerra Semana Municipal de Aleitamento Materno em Horizonte

Na ocasião, o prefeito Chico César falou sobre a relevância da informação e educação sobre o tema. “É importante estimular as mães. Informar que o melhor caminho é o aleitamento materno.

Prefeito de Horizonte Chico César

Na última terça-feira (8), aconteceu o encerramento da Semana de Aleitamento Materno no município de Horizonte com palestras da enfermeira e Pró-Reitora de Extensão da UFC, Márcia Machado, e da pediatra do Hospital Municipal, Luciana Barbosa. O evento, voltado para gestantes e profissionais da Saúde do município, teve início às 8h, no Centro Cultura Tasso Jereissati e contou com apresentação artística da professora de balé Erilânia de Azevedo, junto à sua filha, Emilie, de poucos meses de idade. Estiveram presentes autoridades municipais e representantes do Comitê de Aleitamento Materno de Horizonte.

Durante a palestra, Márcia Machado ressaltou a importância do aleitamento materno para toda população. “Com a amamentação, a cidade é beneficiada. Mãe que amamenta falta menos ao trabalho porque o filho adoece menos. Não precisa escaldar mamadeira, limpar o peito”, comenta. Ainda de acordo com Márcia, Horizonte é referência para o Brasil nas ações e políticas materno-infantil. “Se o prefeito apoia o aleitamento materno, todos se sentirão motivados. Os municípios do Ceará estão mostrando o que deve ser feito”, comenta a Márcia.

Na ocasião, o prefeito Chico César falou sobre a relevância da informação e educação sobre o tema. “É importante estimular as mães. Informar que o melhor caminho é o aleitamento materno. Espero que as ações realizadas nessa semana possam dar resultados positivos no dia a dia das mães. Não encontramos contraindicação para o leite materno, ele só traz coisas boas”, afirma

A secretária de Cultura e membro do Comitê de Aleitamento Materno, Vania Dutra, falou sobre as atividades da Semana e as ações voltadas à saúde materna e infantil no município. “Foi uma semana muita intensa e estamos fechando muito bem. Nós, da Comissão de aleitamento, nos reunimos todo mês, mas desde junho estamos nos encontrando todas as semanas. Temos o Banco de Leite em Horizonte muito ativo e realizamos o Curso de Doulas, que só no primeiro dia teve 28 inscritos. Em outubro realizaremos outro curso, estou muito feliz com o resultado”.

Semana de Aleitamento Materno

Com o tema “Trabalhar juntos para o bem comum”, a Semana de Aleitamento Materno de Horizonte teve início dia 1 de agosto, com cerimônia que contou a presença de autoridades municipais e a entrega dos certificados dos Cursos de Doulas e Aleitamento Materno, além de apresentação artística.

Nos dias 2, 3, e 7 de agosto, houve rodas de conversas no Hospital Municipal e sensibilização nos Centros de Referência de assistência Social (Cras) e no Hospital. Já no dia 4 de agosto, aconteceu grande mobilização com mamaço na Praça da Matriz, homenagem às mães doadoras de leite materno e blitz com distribuição de material educativo em frente ao Sine/IDT.

Na segunda-feira, dia 7 de agosto, foram escolhidos os melhores desenhos nos Centros de Educação Infantil (CEIS) e as três melhores redações das escolas de ensino fundamental sobre o tema.


Fonte: Assessoria de comunicação do Município de Horizonte

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001