24 de julho de 2017 às 07h10m
Veja quais são os carros mais econômicos do Brasil, segundo o Inmetro

Lista mostra os veículos com a melhor eficiência energética e com consumo de combustível mais baixo à venda no país.

edição de 2017 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular avalia o consumo de combustível e emissões de poluentes de carros de 35 marcas e 983 modelos e versões.O número é inferior aos 1.102 da edição 2016.

Mais uma vez, o "pódio" da economia foi dominado por veículos híbridos, aqueles que aliam motores a combustão e elétricos (entenda como eles funcionam no vídeo do Guia Prático).

Fora os híbridos, o Peugeot 208, equipado com motor 1.2, é o melhor. O Volkswagen Up! aparece logo em seguida, quando é empurrado pelo 1.0 turbo.

  Carros mais econômicos do país (Foto: )

Carros mais econômicos do país (Foto: )

O que é eficiência energética

O ranking foi feito com base no consumo energético, que é medido em megajoule por quilômetro (MJ/km). Este número é usado pelo governo federal para o Programa de Etiquetagem Veicular e para as metas de eficiência do Inovar-Auto.

Ele significa a quantidade de energia necessária para mover o carro por 1 km. Ou seja, quanto menor o valor o consumo energético, mais o carro é capaz de rodar com um litro de combustível.

Selo mostra eficiência energética de carros (Foto: Divulgação) Selo mostra eficiência energética de carros (Foto: Divulgação)

Selo mostra eficiência energética de carros (Foto: Divulgação)

 

Um litro de etanol tem 20 MJ, enquanto um litro de gasolina tem 28,9 MJ. Por isto, o consumo médio (km/l) com gasolina é sempre melhor do que o de etanol.

O Inmetro ainda divide os carros em 14 categorias (muito discutíveis).

Mais econômicos por categoria (classificação do Inmetro):

Micro compacto

Fiat Mobi Drive 1.0 3 cilindros (Foto: Divulgação) Fiat Mobi Drive 1.0 3 cilindros (Foto: Divulgação)

Fiat Mobi Drive 1.0 3 cilindros (Foto: Divulgação)

1º - Fiat Mobi Drive GSR

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 6V, 77 cavalos
  • Câmbio: automatizado, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,8 km/l (etanol) / 14 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,1 km/l (e) / 15,9 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,43 (MJ/km)

2º Fiat Mobi Drive

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 6V, 77 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,6 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,3 km/l (e) / 16,1 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,45 (MJ/km)

3º Fiat Mobi Easy

  • Motor: 4 cilindros, 1.0 8V, 75 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,2 km/l (etanol) / 13,5 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,2 km/l (e) / 15,2 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,52 (MJ/km)

Além do Mobi, a categoria dos microcompactos tem o Chery QQ, o Fita 500 e o Kia Picanto.

Sub compacto

Volkswagen Move Up! (Foto: Divulgação) Volkswagen Move Up! (Foto: Divulgação)

Volkswagen Move Up! (Foto: Divulgação)

 

1º Volkswagen Move Up! TSI (rodas de 14 polegadas)

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 12V, 105 cv (turbo)
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 10 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,5 km/l (e) / 16,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,40 (MJ/km)

2º Volkswagen High Up! TSI (rodas de 15 polegadas)

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 12V, 105 cv (turbo)
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,6 km/l (etanol) / 14,1 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,1 km/l (e) / 16,0 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,44 (MJ/km)

3º Volkswagen Take/Move Up! MPI

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 12V, 82 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,6 km/l (etanol) / 14,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,6 km/l (e) / 15,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,546 (MJ/km)

Compacto

Peugeot 208 (Foto: Divulgação) Peugeot 208 (Foto: Divulgação)

Peugeot 208 (Foto: Divulgação)

1º Peugeot 208

  • Motor: Motor: 3 cilindros, 1.2 12V, 90 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 10,4 km/l (etanol) / 14,8 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,0 km/l (e) / 15,8 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,39 MJ/km

2º Citroen C3

  • Motor: Motor: 3 cilindros, 1.2 12V, 90 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 10,2 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,8 km/l (e) / 15,6 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,42 MJ/km

3º Fiat Argo

 
  • Motor: Motor: 3 cilindros, 1.0 6V, 77 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,9 km/l (etanol) / 14,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,7 km/l (e) / 15,1 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,45 MJ/km

Médio

Toyota Prius (Foto: Divulgação) Toyota Prius (Foto: Divulgação)

Toyota Prius (Foto: Divulgação)

1º Toyota Prius

  • Motor: 4 cilindros, 1.8 16V + elétrico, 98 cv (híbrido)
  • Câmbio: CVT
  • Consumo urbano: 18,9 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 17,0 km/l
  • Consumo energético: 1,15 MJ/km

2º Lexus CT200h

  • Motor: 4 cilindros, 1.8 16V + elétrico, 98 cv (híbrido)
  • Câmbio: CVT
  • Consumo urbano: 15,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 14,2 km/l
  • Consumo energético: 1,41 MJ/km

3º Ford Ka+ 1.0

  • Motor: Motor: 3 cilindros, 1.0 12V, 85 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,3 km/l (etanol) / 13,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,7 km/l (e) / 15,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,51 MJ/km

Grande

Honda Civic Touring (Foto: Marcelo Brandt/G1) Honda Civic Touring (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Honda Civic Touring (Foto: Marcelo Brandt/G1)

 

1º Honda Civic Touring

  • Motor: 4 cilindros, 1.5 16V, 172 cv (turbo)
  • Câmbio: CVT
  • Consumo urbano: 11,8 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 14,4 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,68 MJ/km

2º Audi A3 Sedan 1.4

  • Motor: 4 cilindros, 1.4 16V, 150 cv (turbo)
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 7,8 km/l (etanol) / 11,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,9 km/l (e) / 14,2 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,72 MJ/km

3º Chevrolet Cruze Sport6

  • Motor: 4 cilindros, 1.4 16V, 153 cv (turbo)
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 7,6 km/l (etanol) / 11,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,6 km/l (e) / 14,0 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,76 MJ/km

Extra grande

Ford Fusion Hybrid 2017 (Foto: Divulgação) Ford Fusion Hybrid 2017 (Foto: Divulgação)

Ford Fusion Hybrid 2017 (Foto: Divulgação)

1º Ford Fusion Hybrid

  • Motor: 190 cv, vindos de um 4 cilindros, 2.0 16V, 143 cv + elétrico
  • Câmbio: CVT
  • Consumo urbano: 16,8 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 15,1 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,31 MJ/km

2º Audi A4

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 190 cv (turbo)
  • Câmbio: dupla embreagem, 7 marchas
  • Consumo urbano: 11,0 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 14,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,77 MJ/km

3º Audi A4 Avant

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 190 cv (turbo)
  • Câmbio: dupla embreagem, 7 marchas
  • Consumo urbano: 10,5 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 13,5 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,87 MJ/km
 

Minivan

Chevrolet Spin 2018 (Foto: Divulgação) function interacaoNoticias(div) { var divHide = div == '#enviaEmail' ? '#comentarios' : '#enviaEmail'; var divShow = div == '#enviaEmail' ? '#enviaEmail' : '#comentarios'; if (!$(divHide).is(":hidden")) { $($(divHide)).hide(); } if ($(divShow).is(":hidden")) { $(divShow).show(); } else { $(divShow).hide(); } }
Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001