19 de maio de 2017
Aeroporto de Jericoacoara deve receber certificação da Anac até a próxima semana

O aval vai depender do resultado da visita técnica realizada nesta quarta (17) e quinta-feira (18) por técnicos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Aeroporto de Jericoacoara deve receber certificação pela Anac

Com previsão para ser inaugurado no mês de junho pelo Governo do Ceará, o Aeroporto do Pólo Turístico de Jericoacoara, localizado no município de Cruz, está prestes a receber a certificação do equipamento junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos regulares comerciais. O aval vai depender do resultado da visita técnica realizada nesta quarta (17) e quinta-feira (18) por técnicos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Segundo o assessor de infraestrutura aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER), coronel Paulo Edson Ferreira, a visita foi um sucesso e o Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) já adiantou que não há nenhuma notificação a ser feita nas inspeções realizadas neste dois dias, e a homologação do espaço aéreo deve ocorrer até a próxima semana.

Na visita, os técnicos realizaram voo de inspeção para homologação do Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (Papi). Além disso, deve ser homologado ainda, a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo – EPTA e o RNAV, procedimento responsável por fornecer aos pilotos a trajetória por meio do sistema GPS, que baliza a navegação aérea, além das rotas de aproximação para pousos e decolagens com operação de instrumentos (IFR) em SSVV em qualquer condição de tempo.

O terminal aeroviário espera apenas a certificação para dar início a operação comercial. O equipamento já tem voos marcados pela companhia aérea Gol, para o dia 24 de junho, e pela Azul, para o dia 1 de julho. A Latam também manifestou interesse em operar no Aeroporto de Jericoacoara. A empresa deve fazer uma visita nos próximos dias para inspecionar o local.

O aeroporto foi projetado para ser um dos principais vetores do turismo no Ceará, e incrementar o fluxo turístico do Litoral Oeste. Além disso, encurtar o tempo de viagem entre Fortaleza e Jericoacoara, passando das atuais cinco horas para apenas uma hora, tornando a viagem mais cômoda e barata pois, atualmente, são necessárias cinco horas para percorrer os 314 quilômetros de estradas e dunas.

Assessoria de Comunicação do DER


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001