09 de maio de 2017 às 08h20m
Prefeito Roberto Cláudio e governador Camilo Santana inauguram 22ª Areninha de Fortaleza

Instalado na Granja Lisboa, o equipamento promove a adesão da juventude às práticas esportivas.

22ª Areninha de Fortaleza. Instalado na Granja Lisboa

O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado do governador Camilo Santana, entregou, nesta segunda-feira (08/05), a 22ª Areninha de Fortaleza. Instalado na Granja Lisboa, o equipamento promove a adesão da juventude às práticas esportivas, transformando positivamente o cenário do Grande Bom Jardim.

Equipada nos mesmos parâmetros das já inauguradas, a Areninha Luiz de Assis Barros recebeu investimento de R$ 1,7 milhão, oriundo dos governos Municipal e Estadual. O valor, revertido em gramado sintético, arquibancadas, vestiários, bebedouros e sala de administração, possibilitou, ainda, a revitalização do entorno e contemplou a construção de novas calçadas, mobiliários urbanos, playground e postes de iluminação em LED.

Objetivando proporcionar à comunidade novas possibilidades de lazer e de convivência, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado, vem intensificando esforços a fim urbanizar e requalificar campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social, oferecendo, assim, ambientes adequados às práticas esportivas, culturais, econômicas e sociais. "Quanto mais a gente urbanizar os bairros, iluminar, pavimentar, construir praças e, principalmente, Areninhas como esta, mais oportunidades essa meninada vai ter. A Areninha, além de ser um espaço de esporte e de inclusão social, tem sido um espaço de descoberta de novos talentos. Muitos desses meninos têm virado jogadores profissionais, amadores, a partir da descoberta de seus talentos aqui", destacou o Prefeito.

Síldia Nascimento, moradora do Grande Bom Jardim, participou, ao lado dos filhos, da cerimônia de inauguração e não escondeu a alegria de ter acompanhado a transformação pela qual seu bairro passou. "Este equipamento foi muito esperado. Nossa comunidade foi esquecida pelas gestões passadas. Não tinha nada para as crianças aqui. Dessa vez, fomos beneficiados com asfalto, iluminação e Areninha. Meus filhos são atletas, estão muito empolgados. Espero que tanto os meus quanto os filhos dos moradores da redondeza possam aproveitar bastante", comemorou.

Iniciativas voltadas ao paisagismo também compõem o entorno do equipamento por meio de ações da UrbFor, que vem contemplando a região com ações de plantio e de limpeza no intuito de revitalizar pontos de lixo. Estão sendo plantadas, nessa perspectiva, 150 mudas arbóreas, distribuídas, sobretudo, por calçadas e escolas.

Além do novo equipamento, instalado no Grande Bom Jardim, outras 21 Areninhas já foram inauguradas e entregues à população. São elas: Campo do América (Meireles), Thauzer Parente (Quintino Cunha), Genibaú (Campo do Sevilha), Campo do Pici (CSU César Cals), Pirambu, Vila União, Aracapé, Conjunto Ceará (Polo de Lazer), Sítio São João, Barra do Ceará (Campo do Grêmio), Rodolfo Teófilo (Campo do Novo Ideal), Campo do Barroso, Sargento Hermínio, Beira-Rio, José Walter, Parque Dois Irmãos, Conjunto Esperança, Praia do Futuro I (Serviluz), Praia do Futuro II (Caça e Pesca), São Bernardo (Messejana) e Planalto Ayrton Senna.

A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado proporcionará a construção de, pelo menos, mais 30 equipamentos similares, ampliando a cobertura da assistência e atenção ao esporte e ao lazer.

"Eu estou copiando o modelo de Fortaleza para levá-lo a outras cidades da Região Metropolitana e do interior do Ceará, porque a gente tem a compreensão de que nós só vamos conseguir enfrentar a situação de violência, de segurança, dando oportunidade às pessoas de ocuparem os espaços públicos. Com equipamentos deste tipo, além de você garantir essa ocupação, você está preparando essas crianças e jovens para oportunidades futuras", garantiu o governador Camilo Santana.

Sobre o homenageado

Luiz de Assis Barros, que deu o nome para a Areninha do Grande Bom Jardim, nasceu em 1934 na cidade de Itaiçaba, a 168 km de Fortaleza, para onde se mudou em 1968. Filho de Davi de Assis Barros e Luísa Maria do Carmo, Luiz foi um dos primeiros moradores do bairro Bom Jardim e demonstrou, logo no primeiro ano na Capital, ser um grande entusiasta do futebol. Fundou, em 1969, o Granja Lisboa Atlético Clube, primeiro time de futebol da região.

Se dentro de campo o Granja segue se destacando nas ligas amadoras, fora do gramado seu fundador participou ativamente da campanha para a construção do estádio do Bom Jardim em 1990, além de ter atuação reconhecida no incentivo ao esporte, sendo autor de projetos que estimulava crianças da região a participarem de ações esportivas e de lazer. Luiz de Assis Barros faleceu em 2 de março de 2916, aos 81 anos.


Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001