15 de abril de 2017 às 17h10m
Prefeitura de Cedro realiza peixamento em açudes nas comunidades rurais

Ao todo, foram entregues 70 mil alevinos nos distritos Vale São Miguel, Vale do Machado, Assunção e Várzea da Conceição.'

Prefeitura de Cedro realiza peixamento em açudes
Crédito: Priscila Ferreira

Produtores rurais de Cedro ganharam reforço na entrega de 70 mil peixes alevinos em diversas comunidades. A ação faz parte da parceria da Prefeitura de Cedro com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA) e Coordenadoria do Desenvolvimento da Pesca- CODEP. 

O peixamento contribui para revitalização de açudes e traz uma série de benefícios. Para O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a ação tem impacto positivo e grande valor econômico, cultural e ambiental. “Com o peixamento, toda a população se beneficia, os pescadores obtém alimentos, renda e os demais moradores ganham melhoria na qualidade de vida”. 

Parceria entre município e Estado

O secretário de Agricultura de Cedro, Emanuel Bezerra Filho, enaltece o empenho do Gestor Municipal e a agilidade no processo junto à Secretaria de Agricultura Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA). “Foi uma solicitação prontamente atendida pelo Secretário Osmar Baquit, para que nossos produtores possam aproveitar as chuvas que banham o município, principalmente em alguns açudes dos distritos beneficiados. Já solicitamos novos pedidos. Com isso, vamos repovoar os açudes dos distritos de Cedro, garantir renda e as pessoas se sentirem bem”. 

O peixamento, um dos principais projetos executados pela SPA, está sob a responsabilidade direta da Coordenadoria do Desenvolvimento da Pesca (CODEP) e contempla reservatórios públicos estaduais, comunitários e de áreas de assentamento. Os alevinos são transportados em veículos adaptados e acondicionados em sacos plásticos ou em caixas apropriadas, sendo monitorados até o repovoamento do açude. 

Na avaliação dos cedrenses beneficiados, o peixamento acontece no melhor momento, poism com as chuvas que banharam o município, os açudes começam a ganhar volume e os alevinos podem crescer em uma condição hídrica favorável.


Fonte: Francisco Maciel bezerra da Silva

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001