11 de abril de 2017 às 15h12m
Primeira-dama do Ceará entrega ovos de Páscoa de cacau cearense a crianças dos abrigos Tia Júlia e Casa Abrigo

Cerca de 140 crianças residentes nos lares Tia Júlia e Casa Abrigo, em Fortaleza, viverão uma Páscoa diferenciada. Na manhã desta quarta-feira (12), a primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, entregará ovos feitos de chocolate com cacau produzido no semiárido cearense. A visita ao Tia Julia está marcada para as 9h30min e na Casa Abrigo para as 10h30min.

O cacau está sendo cultivado de forma experimental por meio de um trabalho financiado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). "Esta ação, por meio do Programa Mais Infância Ceará, levará alegria para as crianças abrigadas. Elas precisam do nosso carinho e da nossa atenção. Parabéns a todos envolvidos nesta iniciativa, que proporcionará um momento especial durante a Páscoa para todas as crianças e adolescentes que vivem nestes dois abrigos", ressaltou a primeira-dama.

O projeto "Avaliação de culturas alternativas para o Ceará - Potencial agronômico e econômico para a agroindústria" é realizado pela Adece em parceria com a União dos Agronegócios no Vale do Jaguaribe (Univale). Além do cacau, cultivado nos Tabuleiros de Russas, ainda estão sendo produzidos de forma experimental romã, amora preta, mirtilo e caqui também na Serra da Ibiapaba.

"Os resultados obtidos com o plantio de cacau e outros frutos no Estado do Ceará vêm mostrando que é possível diversificar culturas em solo cearense, garantindo mais oportunidades de trabalho e renda na agricultura local", comemora a presidente da Adece, Nicolle Barbosa, que também participará da entrega dos ovos de Páscoa.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2016, o rendimento médio da área plantada de cacaueiro no Brasil foi de 304 quilos por hectare/ano. No Ceará, estudos apontam a possibilidade de rendimento de até 2.250 quilos de cacau por hectare/ano. "Nosso Estado tem um imenso potencial não só para o cacau, mas também pra diversas outras culturas com valor agregado", completa Nicolle.

Curso da Evisa
No intuito de comprovar a qualidade do chocolate produzido com o fruto cearense, os ovos de Páscoa foram confeccionados por 25 alunos da Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa), da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio de um curso ministrado pela conceituada chef patisserie Lia Quinderé.

“A STDS segue investindo no potencial do trabalhador e do empreendedor cearense e, por isso, ficamos felizes em levar adiante esse desafio. Projetos como esse só reforçam a intersetorialidade das ações preconizadas pelo governo do Estado”, destacou a coordenadora da Evisa, Simone Veras.

Serviço
Páscoa na Casa Abrigo e Tia Júlia
Data: 12.04.2017 (quarta-feira)
Hora: 9h30min (Tia Júlia) e 10h30min (Casa Abrigo)
Local: Tia Júlia (Rua Guilherme Perdigão, 305, Parangaba) e Casa Abrigo (Rua Camélia, 450, Cristo Redentor)


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001