06 de março de 2017 às 14h36m
Reunião entre Prefeitura e Governo define reforço na segurança de pontos turísticos na capital

Entre as ações, a Delegacia de Proteção ao Turista que volta para a Praia de Iracema


O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira participou na manhã desta segunda-feira (06/03), de uma reunião na Casa Civil, com o chefe de gabinete do Governador Camilo Santana, Élcio Batista. Também estiverem presentes, o Delegado André Santos, secretário da Segurança Pública e Defesa Social  do Ceará, Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Estado e Darlan Leite, vice-presidente da Associação da Indústria de Hotéis do Cerá (ABIH-Ce).

 

O encontro foi provocado pelo secretário municipal de Turismo, após o assalto e agressão a um corredor na última sexta-feira (03), na Beira Mar.

 

Durante a reunião foi definido o reforço efetivo de policiais na Avenida Beira Mar, além da implantação de duas novas bases da PM, na orla. “A Beira Mar já conta com três bases, uma em frente ao Náutico, outra próxima a Estátua de Iracema, local da antiga Casa do Turista e a terceira, no Mercado dos Peixes, onde funciona a Central de Monitoramento. Todos esses espaços foram cedidos pela Secretaria de Turismo (Setfor) à Polícia Militar. As duas novas (bases) serão instaladas nas proximidades do Ideal Clube, próximo ao Espigão da Rui Barbosa e a outra, no Aterrinho da Praia de Iracema”, informa o secretário Alexandre Pereira.

 

Outra ação a ser implementada de imediato será o retorno da Delegacia de Proteção ao Turista à Praia de Iracema. Desde 2014, a Delegacia que atuava no local passou a funcionar no mesmo prédio do 2º Distrito, no bairro Aldeota.

 

“O retorno da Delegacia à Praia de Iracema fortalece ainda mais o plano de revitalização e ocupação daquele espaço. Estaremos ainda integrando a Guarda Municipal e Polícia Militar para reforçar toda a segurança do local. A ideia é termos um policiamento permanente da Guarda Municipal circulando em bicicletas”, destacou o secretário.

 

Ainda de acordo com Alexandre Pereira, duas novas reuniões devem acontecer ainda essa semana. “Umas das estratégias para fortalecer a segurança é integrar a SSPDS com a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de Fortaleza. O delegado André Santos (titular da SSPDS) já está em contato com a SESEC. Nos reuniremos também com o secretário Ferrúcio Feitosa (titular da Regional 2), para intensificarmos em ação integrada, a fiscalização de utilização daquele espaço público, principalmente o comércio informal.”

 

Outra questão pontuada durante o encontro foi a possibilidade dos hotéis da Beira Mar, filiados a ABIH – Ce, disponibilizarem as imagens das câmeras de vigilância externas para a Central de Monitoramento da PM. Atualmente cerca de 10 empreendimentos hoteleiros dispõe de sistema de monitoramento externo. Após os hotéis, a ideia é estender a ação também para os condomínios residenciais.

 

Em março do ano passado, o Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) e iniciativa privada, através da  ABIH- Ce inaugurou a Central de Monitoramento que funciona no Mucuripe e conta com 29 câmeras "speed dome", com função giratória e alcance de até 200 metros. Os equipamentos estão distribuídos entre a orla da Praia de Iracema até o final da Beira Mar, no Mucuripe, compreendendo 6 kms. As imagens são acompanhadas 24 horas, em tempo real.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001