Renault lançou nesta terça-feira (14) o SUV Captur, que será produzido em São José dos Pinhais (PR). É novidade para o Brasil, mas não no exterior: na Europa, Captur é o nome de um SUV compacto lançado em 2013, baseado no Clio que, naquele mercado, continuou evoluindo e segue à venda.
No ano passado, a montadora lançou uma versão para o mercado russo, chamada Kaptur, feita com a mesma plataforma do Duster. Apesar do nome comum ao modelo europeu, é este o "Captur" que o Brasil terá; ele foi exibido pela primeira vez no anúncio da produção no Paraná, em agosto passado, e depois no Salão do Automóvel, em SP.
As semelhanças do Captur brasileiro com o Duster continuam na mecânica e até no preço, apesar de a Renault considerar que o "irmão" mais velho seguirá como SUV "de entrada" da marca.
Diferenças entre o Captur do Brasil, da Europa e o Kaptur russo (Foto: Divulgação)
Preços
A versão com 1.6 combinado ao câmbio automático CVT será lançada em maio, e ainda não tem preço definido. Segundo o diretor de marketing da Renault, Bruno Hohmann, a versão mais vendida deve ser a Intense.
"O cambio manual é foco do Duster", disse o executivo. Cerca de 80% dos compradores de Duster optam pela versão 1.6 manual.
Renault Captur (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
Nova nomenclatura e exportação
O Captur estreia nova nomenclatura para versões dos carros da Renault, diz a marca. A empresa também afirmou que a troca acontecerá aos poucos. Atualmente, são comuns nomes de versões como Dynamique e Expression.
Segundo o vice-presidente de projeto da marca francesa, Antonio Fleichmann, o Captur será exportado para oito países, considerados os principais mercados da América Latina.
Renault Captur (Foto: Divulgação)
Concorrentes
O Duster começa bem abaixo, em R$ 69.620 (Expression 1.6, câmbio manual), mas a versão topo de linha (Dynamique) chega a R$ 86.620 quando equipada com motor 2.0 e tração 4x4 – valor bem próximo do Captur Intense, só que já incluindo a central MediaNav.
Fora da família Renault, as faixas de preço são parecidas, entre R$ 70 mil e R$ 90 mil.
Renault Captur (Foto: Divulgação)
O Honda HR-V parte de R$79.900 (versão LX, motor 1.8 de 140 cv), R$ 1 mil a mais que o Captur. O Jeep Renegade é mais barato: começa em R$ 72.390 (versão 1.8, de 139 cv), preço parecido com o inicial do "novato" Hyundai Creta, de R$ 72.990 (versão Attitude, 1.6 de 130 cv).
O Nissan Kicks parte de R$ 84.900 (versão SV Limited, 1.6, 114 cv), mas já vem com câmbio automático.
Renault Captur (Foto: Divulgação)
Mais Duster x Captur
Os SUVs da Renault têm medidas idênticas para comprimento (4,33 m) e distância entre eixos (2,67 m). O Captur é mais baixo: 1,61 m de altura contra 1,69 m do "irmão" mais velho. A altura em relação ao solo é semelhante, assim como a largura.
O "caçula" perde no porta-malas: tem capacidade para 437 litros, contra 475 l do Duster. Entre os demais rivais, leva vantagem ligeira sobre HR-V, Creta e Kicks, e ampla sobre o Renegade.
Renault Captur 2.0 (Foto: Divulgação)
Motor e consumo
O motor 1.6 de Captur e Duster teve melhorias no ano passado, quando estreou no Sandero e no Logan.
Para o Duster ele passou a entregar consumo 18% menor. As médias para o Captur divulgadas pela montadora são:
Para o 2.0, são: