30 de dezembro de 2016 às 07h11m
Férias no Dragão Ceará em alta

Receber 2017 com cultura de qualidade, vivenciar a arte e se divertir numa verdadeira festa de retrospectivas e de expectativas

Esse é o convite que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um dos principais cartões-postais do Ceará, faz aos moradores e turistas que ocupam Fortaleza. O “Férias no Dragão – Ceará em Alta” acontece de 6 de janeiro a 18 de fevereiro, reunindo atrações de música, teatro, dança, cinema e artes visuais, com apresentações em sua maioria gratuitas, realizadas nos vários espaços.
Serão mais de 20 atrações de teatro e espetáculos de dança, entre elas, grandes estreias da produção cearense, muitas das quais gestadas nos Laboratórios de Pesquisa Teatral e Dança da Escola Porto Iracema das Artes. Na música, serão dezenas de shows e encontros artísticos, com 12 lançamentos de trabalhos de músicos do Ceará e duas atrações nacionais.


No dia 17 de janeiro, o Dragão abre ainda, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, duas grandes exposições. “Raimundo Cela – Um Mestre Brasileiro” apresenta retrospectiva da trajetória de um dos mais aclamados pintores do Estado, configurando-se como uma exposição essencial para entender a produção contemporânea. O MAC-CE recebe ainda a mostra do Itaú Cultural “A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira”, que reúne 123 obras, produzidas de 1930 a 2014, de 36 artistas, como os emblemáticos Alcir Lacerda, Gilvan Barreto, Luiz Braga e o cearense Márcio Távora.
O Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco, por sua vez, realiza, de 12 a 25 de janeiro, a 3a edição da Mostra Retrospectiva 2016/ Expectativa 2017, com 84 filmes, oficinas gratuitas, lançamento de livro e debates com os realizadores. As Férias no Dragão vêm temperadas também por tradicionais programas do centro cultural, como o “Brincando e Pintando no Dragão do Mar”, “Fuxico no Dragão”e “Planeta Hip Hop”.

Teatro


O teatro adulto, infantil, de animação e de rua invadem os palcos do Centro Dragão do Mar com espetáculos inéditos e obras que já são sucesso de público e crítica. Para quem está com saudade do querido Belchior, Ricardo Guilherme promete nos emocionar com o espetáculo “De olhos abertos lhe direi”. Destaque ainda para os espetáculos teatrais “Os Tamboretes”, “Orlando” e “Máquina Fatzer – Diga que Você Está de Acordo”. A programação infantil será sempre aos domingos, com os espetáculos “Quatro patas”, “Brincadeiras Perdidas”, e “D. Menina”, a primeira e única montagem teatral cearense para bebês a partir de seis meses.

Laboratórios


Outro destaque do “Férias no Dragão – Ceará em Alta” são os espetáculos cujos projetos foram gestados nos Laboratórios de Pesquisa Teatral e Dança da Escola Porto Iracema das Artes, ligada ao Instituto Dragão do Mar: “Ibirapema, o forró que eu faltei”, da Omì Cia de Dança; estreia de “TransOhno”, do Coletivo As Travestidas; “Imaginário Criador”; da Trupe Motim de Teatro; e a estreia de “Asja Lacis, já não me escreve”, do Grupo Terceiro Corpo.

Dança


A dança também marca presença, serão 12 espetáculos. O projeto recebe, por exemplo, a narrativa corporal de “Manchaaa”, com o trabalho ousado de Henrique Castro, Felipe Araújo e Thomas Sanderson, além das montagens “Vel_Cru”, do Centro Coreográfico Leandro Netto, e “Prelúdio para danças caboclas”, da Cia. Balé Baião. Reconhecida na cidade e sucesso de público, Silvia Moura apresenta seu novo trabalho, “A Dança nossa de cada dia”. Tem ainda as encenações experimentais de bailarinos e bailarinas do Bom Jardim com a montagem “A coragem se faz é no corpo”, além da força e potência de “Devoração”, do Andanças. Os grupos são oriundos de Fortaleza, Itapipoca e Paracuru.

Música


No dia 6 de janeiro, Jonnatan Doll e os Garotos Solventes lançam o disco “Crocodilo”, às 20h, no Anfiteatro. No mesmo fim de semana, haverá ainda apresentação de Andread Jó e, nos demais dias, lançamentos dos discos de Daniel Groove, Soledad, Shalon Israel, Laya e Groovytow. Dos encontros bonitos, as experimentações sonoras de Vitor Colares, Tributo Brasileiríssimos, Lu D’Sosa e a irreverência do Danchá, no single “Nêga”, com a participação especial do Liminha. Referência nacional como produtor musical, ele foi o tutor da banda durante imersão no Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes. Já o “Projeto Rivera” lança o single “Ladrilhar”, que também teve projeto de novo álbum desenvolvido do Porto Iracema, assim como Jonnata e Soledad.
No dia 19 de janeiro, tem Di Melo com lançamento do seu disco, o Imorrível. No dia 27 de janeiro, a Praça Verde será palco da banda pernambucana “Nação Zumbi” com o show “Afrociberdelia 20 anos”, numa homenagem ao artista Chico Science. Antes, tem ainda Saulo Duarte e a Unidade, lançando o novo disco “Cine Ruptura”.

Exposições


O Dragão tem ainda outras quatro exposições já em cartaz. São elas: “Miolo de Pote”, “Narrativas e Alteridade” e “Vaqueiros”, no Museu da Cultura Cearense; e “Bestiário Nordestino”, na Multigaleria. No total, são seis exposições, todas gratuitas e abertas ao público. É para ocupar, se encontrar e se encantar com o melhor da arte e da cultura do Ceará.

Cinema


De 12 a 25 de janeiro, será realizada a 3a edição da Mostra Retrospectiva 2016 / Expectativa 2017, no Cinema do Dragão Fundação Joaquim Nabuco. Serão exibidos 84 filmes, alguns deles seguidos de debates com os realizadores. Entre os filmes da “Retrospectiva 2016”, estão Aquarius, Elle, Eu Daniel Blake, Julieta, As Caça Fantasmas. Já a “Expectativa 2017” traz O Ornitólogo, Martirio, A Cidade onde Envelheço, O Auge do Humano e Elon não Acredita na Morte. Em destaque, o lançamento do livro “100 Melhores Filmes Brasileiros” com a presença dos escritores. Haverá ainda debates temáticos sobre cinema nacional em 2016 e duas oficinas gratuitas.

Fuxico no Dragão


Feirinha reúne vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia aos sábados e domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Para embalar o fim de tarde, Djs completam a programação.

Brincar e pintar


Com a orientação de monitores, a criançada e família se divertem na Praça Verde aos domingos, das 16 às 19h. O acesso é gratuito e, nas Férias no Dragão, o Brincando e Pintando terá uma edição especial: no dia 14 de janeiro, às 9h, no Pavilhão Atlântico (Poço da Draga). Na programação, apresentações de circos e artistas populares ligados à cultura circense e ações de cidadania para os moradores.

Planeta Hip Hop


A cultura hip hop agita as noites de sábado, às 19h, sob a cúpula do Planetário. Crews de breaking e outras danças do hip hop promovem encontros para batalhas informais, com DJ ao vivo.

Realização


O Ministério da Cultura e Itaú apresentam o “Férias no Dragão – Ceará em Alta”, uma realização do Instituto Dragão do Mar e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com apoio da Cagece e da Secretaria das Cidades e com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Itaú, Ministério da Cultura e Governo Federal.


Data: 6 de janeiro a 18 de fevereiro de 2017. Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Entrada: gratuitas e pagas. Retirada de ingressos: as atrações gratuitas do Teatro Dragão do Mar e Anfiteatro têm retirada de ingressos disponível 2h antes do início do espetáculo, nas bilheterias do Dragão. Vendas de ingressos: as vendas dos shows pagos iniciam na terça-feira (3), a partir das 14h, na bilheteria do Dragão do Mar.

As bilheterias funcionam de terça a domingo, das 14h às 20h.

 

Mais informações: http://www.dragaodomar.org.br


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001