28 de dezembro de 2016 às 17h28m
Prefeitura de Fortaleza divulga plano operacional de Réveillon 2017

Festa deve registrar público de até 1 milhão de pessoas no Aterro da Praia de Iracema.

Evento terá mais emprenho na segurança, limpeza e mobilidade
Crédito: Kaio Machado
A Prefeitura de Fortaleza divulgou, nesta quarta-feira (28/12), o planejamento operacional do Réveillon 2017, evento que deverá registrar um fluxo de até 1 milhão de pessoas no Aterro da Praia de Iracema. A festa terá um maior empenho na segurança, limpeza e mobilidade dos fortalezenses e turistas. 

Durante a entrevista coletiva realizada no Paço Municipal, o titular da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), Erick Vasconcelos, enfatizou que a festa já se consolidou como um evento que promove a Cidade e representa no aquecimento da economia, especialmente o setor de serviços, no qual o turismo tem se potencializado. “Como vem acontecendo em todos os anos, o Réveillon é uma grande parceria da Prefeitura com a iniciativa privada. Durante o período da alta estação, de dezembro até fevereiro, será injetado cerca de R$ 2 bilhões com o turismo na Cidade. A festa é um investimento para alavancar ainda mais a nossa economia e gerar mais empregos”, comentou o secretário.

O Réveillon de Fortaleza reunirá artistas locais e nacionais. Claudia Leitte, Jorge e Matheus, O Rappa, Simone e Simaria, Ítalo e Reno, Solteirões do Forró, Luís Marcelo e Gabriel, Forró Real e Beto Barbosa são as principais atrações. Durante a virada do ano, o Aterro da Praia de Iracema terá 17 minutos de show pirotécnico com a queima de fogos. O tempo será o mesmo do ano anterior.

Trânsito
Durante a operação do Réveillon no Aterro da Praia de Iracema, um efetivo composto por 140 agentes de trânsito e orientadores de tráfego será mobilizado para garantir a segurança dos pedestres, promover o controle de circulação dos veículos, reduzir os riscos de acidentes e coibir o cometimento de infrações no entorno. As equipes operacionais estarão distribuídas em 40 viaturas e 20 motocicletas, além de postos fixos nos principais pontos de bloqueio.

A primeira ação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que terá início às 5h do dia 31/12, será coibir o estacionamento em toda a área do Aterrinho, na Av. Beira-Mar, entre as ruas João Cordeiro e Ildefonso Albano, além da Av. Historiador Raimundo Girão e todas as vias transversais, entre a Av. Rui Barbosa e Rua Ildefonso Albano. As proibições permanecerão válidas até o fim do evento.

Os bloqueios viários serão iniciados às 17h. As principais vias bloqueadas serão a Av. Beira-Mar, no trecho compreendido entre as ruas João Cordeiro e Ildefonso Albano, e a Av. Historiador Raimundo Girão, entre a Av. Barão de Studart e R. Ildefonso Albano.

Os desvios serão realizados da seguinte forma:

O condutor que estiver trafegando no sentido leste-oeste (Mucuripe/Centro) na Av. Abolição terá que entrar à esquerda na Av. Barão de Studart e à direita na R. Dep. Moreira da Rocha. Já quem vem no sentido contrário (Centro/Mucuripe) na Av. Historiador Raimundo Girão deve dobrar à direita obrigatoriamente na R. Ildefonso Albano e à esquerda na Av. Monsenhor Tabosa. O motorista que circula pela R. Carlos Vasconcelos em direção ao Aterro terá que desviar à direita na Av. Monsenhor Tabosa. Agentes estarão em pontos estratégicos auxiliando os motoristas sobre as alternativas que devem ser seguidas.

As vias perpendiculares que dão acesso ao Aterrinho e ao Aterro da Praia de Iracema também serão bloqueadas, sendo liberadas apenas para o fluxo de pedestres. O acesso local estará assegurado. Para tanto, moradores e hóspedes dos hotéis que dispõem de garagem localizados no trecho interditado terão acesso de carro somente mediante a apresentação de comprovante de endereço e liberação dos agentes de trânsito nos postos de controle.

De acordo com o gerente de operações da AMC, Disraeli Brasil, os motoristas e os pedestres serão orientados no fim do evento por agentes de trânsito, que permanecerão distribuídos no local da festa para orientar o fluxo de veículos. A previsão é que o desbloqueio das vias aconteça às 6 horas do dia primeiro de janeiro de 2017.

Transporte coletivo
O presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira, orienta que os deslocamentos para o Aterro da Praia de Iracema sejam feitos prioritariamente, utilizando o transporte coletivo (ônibus, vans e táxis). Uma operação especial de reforço foi elaborada com o acréscimo de 115 ônibus reservas, que estarão disponíveis das 18h do dia 31/12 até 6h do dia 1º.

A região do Aterro da Praia de Iracema é atendida por 23 linhas regulares. Para o Réveillon, a Prefeitura de Fortaleza disponibilizará sete linhas especiais, que serão criadas para fazer a ligação expressa entre os sete terminais de integração e o Aterro. As linhas passam por desvio de rota de acordo com os bloqueios de trânsito que serão orientados pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC).

Devido ao desvio realizado nas proximidades da festa a partir de 17h, os pontos de parada da Av. Abolição serão desativados temporariamente durante a realização da festa. Os itinerários das linhas que trafegam pelo local serão desviados, realizando o embarque e desembarque na Rua Ten. Benévolo e na Rua Pereira Filgueiras, no sentido leste/oeste e oeste/leste respectivamente.

Na saída do evento, as linhas especiais saem direto para os terminais Parangaba, Antônio Bezerra, Lagoa, Siqueira e Conjunto Ceará pela Rua Ten. Benévolo. Já os usuários que utilizam as linhas especiais direto para os terminais Papicu e Messejana devem dirigir-se à Avenida José Vilar.

As pessoas que optarem por fazer o deslocamento no transporte coletivo podem contar ainda com o benefício da Tarifa Social, que nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro reduzirá o valor da assagem para 2,15 (inteira) e R$ 1,00 (tarifa estudantil).

Além disso, a partir das 6 horas do dia 1º, a frota dos coletivos será reforçada em 110 veículos extras distribuídos em todos os terminais de integração à disposição dos usuários.

Linhas especiais - 31/12/2016

930 – Antônio Bezerra / Aterro Praia de Iracema

931 – Parangaba / Aterro Praia de Iracema

933 – Lagoa / Aterro Praia de Iracema

935 – Messejana / Aterro Praia de Iracema

936 – Conjunto Ceará / Aterro Praia de Iracema

937 – Papicu / Aterro Praia de Iracema

938 – Siqueira/ Aterro Praia de Iracema

Além dessa frota extra, algumas linhas de ônibus terão seu horário prolongado, circulando até 4h da manhã. São elas:

Linhas

011 - Circular I

012 - Circular II

017 - Intershoppings

033 - Corujão/Circular I

051 - Grande Circular I

052 - Grande Circular II

054 - Corujão/Praia do Futuro/Caça e Pesca

055 - Corujão/Grande Circular I

056 - Corujão/Grande Circular II

071 - Antônio Bezerra/Mucuripe

073 - Siqueira/Praia de Iracema

077 - Parangaba/Mucuripe

092 - Antonio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema

099 - Siqueira/Mucuripe/Barão de Studanrt

130 - Vila do Mar/Náutico II

711 - Barra do Ceará/Cais do Porto

(Complementar)

752 - Caça e Pesca/Centro (Complementar)

762 – Caça e Pesca/Centro/IE

903 - Varjota

905 - Meireles/Centro

906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro

907 - Castelo Encantado/Centro

909 – Praia do Futuro/Caça e Pesca/Beira Mar


Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria dos Hospitais e Unidades Especializadas (COHES) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 – Regional Fortaleza, é responsável por prestar assistência à saúde para população, bem como o atendimento de urgência e emergência, durante o Réveillon 2016 na Praia de Iracema.

Com esse objetivo, serão montados dois Postos Médicos Avançados (PMAs) que ficarão localizados próximo ao Boteco (em frente ao Ideal Clube) e em frente à Rua Carlos Vasconcelos.

O PMA contará com profissionais treinados, equipamentos e insumos adequados e terá capacidade imediata de resposta para qualquer evento que possa repercutir na saúde da população. Cada PMA contará com um coordenador operacional, três médicos assistenciais, dois enfermeiros, quatro Técnicos de Enfermagem e um auxiliar de serviços gerais. Além disso, contará com o auxílio de uma unidade móvel de suporte avançado (com um médico, um enfermeiro e um condutor de veículo de urgência) e de uma unidade móvel de suporte básico (com um condutor de veículo de urgência e um técnico de Enfermagem). Na sua estrutura física, o PMA oferece uma área de acolhimento com classificação de risco, uma sala de observação, uma sala de procedimentos cirúrgicos (eixo amarelo), uma sala de estabilização (eixo vermelho) devidamente equipada com cardioversor, ventilador mecânico, aspirador, cilindro de O² e outros, e material de resgate como prancha, colar cervical, colete de imobilização adulto, imobilizadores de membros inferiores e superiores.

A Central de Regulação das Urgências do Samu 192 - Regional Fortaleza é a responsável pelas ações coordenadas em caso de agravo à saúde, principalmente as que necessitam de remoção. Para esses casos, a SMS deixará três hospitais de retaguarda, Unidades de Saúde de retaguarda Réveillon: IJF, Upas do Pirambu (Avenida Leste Oeste, s/n - Cristo Redentor) e Praia do Futuro (Rua Jùlio Silva, 440 - Mucuripe) e hospitais frotinhas de Messejana (Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 1578 a Messejana) e Antônio Bezerra (Rua Cândido Maia, 294, Antônio Bezerra). O funcionamento dos PMAs será iniciado às 17h do dia 31/12/2016 e encerrado às 8h do dia 1/1/2017. Este ano, haverá ainda um carro equipado para Eventos com Múltiplas Vítimas (EMV) que também poderá ser acionado caso seja necessário.

Limpeza urbana
A operação especial de limpeza contará com 250 homens, entre garis, fiscais, técnicos de segurança e demais auxiliares, trabalhando com equipamentos como pás mecânicas, retroescavadeiras, caçambas, caminhões compactadores, micro coletores, caminhão muck, caçambas basculantes e varredeiras mecanizadas.

As ações de limpeza começam no dia 31 de dezembro pela manhã. No dia 1º de janeiro de 2017, os trabalhos começam às 7h e terminam quando toda a limpeza estiver concluída. Os serviços incluem limpeza de calçadões, avenidas, travessas, aterros, e faixas de orla de praia, finalizando com o esvaziamento de papeleiras e lixeiras.

Meio ambiente
Pelo terceiro ano consecutivo, 100 catadores de materiais recicláveis foram contratados pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), para coletarem resíduos produzidos na festa de Réveillon, no Aterro da Praia de Iracema. Todo o material reciclável arrecadado será destinado para a Rede de Catadores do Estado do Ceará. Em 2015, foram recolhidos pelos catadores, durante a festa, 20 toneladas de resíduos.

Ordenamento Urbano
Segundo o secretário adjunto da Regional II, Francisco Barroso, foram cadastrados 200 comerciantes ambulantes, distribuídos entre barracas e itinerantes, além dos 15 food-trucks que estão autorizados a comercializar no Réveillon de Fortaleza. Uma equipe composta por aproximadamente 80 agentes de fiscalização e controle urbano estará posicionada na orla da Praia de Iracema e Avenida Beira-Mar, para ordenar e orientar estes vendedores, sobre a utilização correta e igualitária do espaço público.

A Secretaria Regional II realiza diariamente a fiscalização nesta área, porém, devido ao evento e à quantidade de vagas para o comércio informal que ele gera, o trabalho é intensificado para que não haja crimes contra a Lei de uso e Ocupação do Solo de Fortaleza.

Iluminação 
O aterro da Praia de Iracema conta com iluminação de alta qualidade entregue em 2015. O novo sistema de iluminação é equipado com torres de 26 metros e protetores de LED, controlados por telegestão, de forma a permitir o controle de seu funcionamento com atividade de dimerização remotamente. A telegestão permite à Prefeitura de Fortaleza criar cenários e níveis de iluminação de acordo com horários e usos específicos, dando mais eficiência à iluminação desse importante espaço. Este importante projeto possibilitou uma redução de 47% no consumo de energia, além de um nível de iluminação bem superior. O espaço onde são realizados os maiores eventos da cidade conta com uma iluminação definitiva e permanente, proporcionando segurança a todos que o utilizam.

Guarda Municipal
A partir de 14 horas, do dia 31 de dezembro, 362 guardas municipais participarão dos trabalhos voltados para o Réveillon 2017. Os servidores atuarão nas ações de fiscalização do comércio ambulante da Secretaria Regional II e no apoio à Autarquia Municipal de Trânsito Cidadania (AMC), dando suporte às atividades de ordenamento e bloqueio do trânsito no entorno do Aterro da Praia de Iracema.

Os guardas também vão garantir a segurança nos sete terminais de integração e nas paradas do transporte coletivo na região da Beira-Mar, além do reforço no habitual serviço de salvamento aquático prestado pela Guarda Municipal na orla de Fortaleza.

Segurança
A Polícia Militar informou que a operação começará a partir das 16h do dia 31 e seguirá até às 6h. O órgão vai disponibilizar 650 policiais militares para fazerem a segurança do evento. Além disso, 14 câmeras de videomonitoramento serão instaladas no Aterro.

A novidade deste ano será o reforço de duas vans para agilizar o atendimento ao cidadão, com realização de boletim de ocorrência.

Já a Polícia Cívil irá reforçar o plantão de três Distritos Policiais: 2º, 9º e 34º. O efetivo da Divisão antissequestro, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, de Homicídios e da Delegacia da Criança e do Adolescente serão reforçados e contarão com 42 policiais distribuídos em locais estratégicos.

O Corpo de Bombeiros vai contar com 36 homens no Aterro. Os quartéis estarão de plantão 24h para atender ocorrências de resgate, afogamentos e controle de incêndios.


Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001