09 de dezembro de 2016
XII Festival de Teatro de Fortaleza começa neste sábado (10)

Programação segue até o dia 17/12, com mais de 50 apresentações gratuitas

Espetáculo
Crédito: Toni Benvenuti/Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e do Núcleo de Produções Culturais e Esportivas (Nuproce), convida a população cearense para prestigiar a abertura da décima segunda edição do Festival de Teatro de Fortaleza (FTF).

O evento, que nesta edição traz o tema “Fortaleza 290 anos”, acontecerá em diversos teatros e espaços públicos da Cidade, com uma vasta programação e a participação de importantes grupos locais e nacionais. De 10 a 17 de dezembro, mais de 50 apresentações poderão ser vistas gratuitamente.

A abertura será neste sábado (10/12), no Teatro São José, que encontra-se em obras de restauro. Às 18h, o espaço receberá o lançamento do livro Teatro São José, de Oswald Barroso e ilustrações de Descartes Gadelha. O lançamento é último encontro do Projeto Roda de Memórias, que tem levado os autores da terceira etapa da Coleção Pajeú a diversos espaços da cidade, com o objetivo de reafirmar a memória material e imaterial dos bairros da Capital, permeada por uma consciência cidadã e histórica.

Às 19h, Ricardo Guilherme, em aula-espetáculo, conta a “História do Teatro São José (1915) e de suas relações com a Igreja, as Artes, as Mídias e o movimento operário de Fortaleza ao longo de um século”. A partir das 20h, inicia-se a Festa de Abertura do XII FTF, com DJ Guga de Castro.

As atrações locais, selecionadas por edital, dividem-se em Mostra Fortaleza e Mostra Outros Olhares. A seleção foi feita por uma comissão composta por Cláudia Pires, diretora da Vila das Artes; Herê Aquino, diretora e pesquisadora Teatral; e Fernando Piancó, ator, diretor, produtor e gestor cultural.

O XII Festival de Teatro de Fortaleza recebe, também, espetáculos convidados de grupos reconhecidos nacionalmente pela pesquisa das diversas formas do fazer teatral contemporâneo e que contam com a participação de artistas de Fortaleza. São eles: o solo baiano premiado nacionalmente, “Benedita”, que tem a cenografia de Rodrigo Frota; também da Bahia, o espetáculo "Entre Nós", com o ator Igor Epifânio; de São Paulo, “Os Males do Tabaco”, com Otacílio Alacran, ator que participou da primeira turma do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) do Theatro José de Alencar; do circuito teatral carioca, o monólogo “Dias de setembro”, do diretor, dramaturgo e ator cearense Lucas Sancho; e também de São Paulo, o espetáculo contemplado pela segunda edição do edital Prêmio Zé Renato da Prefeitura de São Paulo, “Coisas úteis e agradáveis”, com Germano Melo, ex-aluno do Curso de Artes Dramáticas da UFC.

Serviço:
XII Festival de Teatro de Fortaleza
Quando: de 10 a 17 de dezembro
Onde: Teatro São José, Teatro Paschoal Carlos Magno (Teatro Universitário), Teatro Antonieta Noronha, Teatro Carlos Câmara, Mercado da Aerolândia, Theatro José de Alencar, Sede do Grupo Nóis de Teatro, Casa da Esquina, Vila das Artes, Farol do Mucuripe, Cena 15, Casuá de Cultura / Rua do Gato, Centro Cultural do Bom Jardim, Praça dos Leões e Cuca Barra do Ceará.

Confira a programação completa aqui


Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001