25 de novembro de 2016 às 08h20m
Abertura do 'Ceará Natal de Luz' terá show de Waldonys nesta sexta-feira (25)

Coral de Luz se apresentará nas sacadas do antigo Hotel Excelsior. ´Ceará Natal de Luz' segue com programação até o dia 23 de dezembro.

No ano passado, a Praça do Ferreira foi decorada com 3.000 fuxicos
Crédito: Elias Bruno/ G1 Ceará

A 20ª edição do 'Ceará Natal de Luz 2016' ocorre em Fortaleza a partir desta sexta-feira (25) unindo os símbolos natalinos com os ícones da cearensidade. Herança dos indígenas, as redes de dormir formarão as árvores que são tradicionalmente erguidas nas Praças do Ferreira e Portugal. Os festejos seguem até 23 de dezembro.

Realizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza(CDL) e Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, o 'Ceará Natal de Luz' será aberto na Praça do Ferreira, em Fortaleza, às 16h20, com a apresentação da orquestra de 'Jazz, Big Band' da Universidade de Fortaleza (Unifor). Logo após, o nascimento de Jesus será relembrado com os 'Arautos do Evangelho' e as luzes da árvore serão acesas. Em seguida, a fachada do Cineteatro São Luiz se transforma em uma tela, sobre a qual camadas de animação serão projetadas.

Um dos momentos mais aguardados da festa, a chegada do Papai Noel, promete surpresas. Depois da apresentação do bom velhinho, as 130 crianças e adolescentes do 'Coral de Luz' cantarão os tradicionais hinos e músicas natalinas das sacadas do Hotel Excelsior, o primeiro 'arranha-céu' ainda de pé da capital cearense. Nos demais dias, o coral se apresentará pontualmente às 18h.

Para fechar a noite de abertura, o 'Ceará Natal de Luz 2016' apostará em talentos cearenses para o show das comemorações natalinas. A atração principal será o músico e compositor Waldonys que contará com a participação especial do intérprete Marcos Lessa, que ficou conhecido pelo grande público através do programa 'The Voice Brasil'.

Nos outros dias da programação, também haverá orquestras, bandas, concertos e shows regionais. O público poderá ainda ver um lindo presépio, visitar a Casa do Papai Noel, e um ponto de troca de mudas que será instalado na Praça do Ferreira com previsão de distribuição de 80 mil.

Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, é iluminada por milhões de microlâmpadas (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Praça do Ferreira é iluminada por milhões de
microlâmpadas (Foto: TV Verdes Mares)

Novidades
Entre as novidades deste ano estão as apresentações natalinas que ocorrerão nas sextas-feiras, sábados e domingos, na Praça Portugal. O início da programação no espaço será no domingo (27), a partir das 16h30, com um passeio ciclístico saindo da Praça da Imprensa, com direito à companhia do Papai e Mamãe Noel. No mesmo dia, o 'Coral de Luz' fará um número especial para o público. O humorista e diretor de artes cênicas Carri Costa também se apresentará no equipamento público com desfile e personagens de Natal.

O artista encenará ainda, nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, a peça 'Natal de Clara' no Cineteatro São Luiz. A ideia da inclusão do equipamento histórico veio do próprio Carri, que desenvolveu o projeto, que tem o apoio do 'Ceará Natal de Luz'.

Campanha
Em paralelo ao universo da decoração natalina, o evento promove a consciência ecológica, por meio da campanha pelo verde que troca garrafas plásticas por mudas de plantas. A iniciativa, que teve início em 2007, tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017, mas a marca foi alcançada três anos antes, em 2014, quando foi plantada uma muda de pau-brasil na praça do Ferreira, em Fortaleza.

Já em 2015, durante a noite de encerramento da 19ª edição do Ceará Natal de Luz, a secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, reconheceu com a entrega do “Prêmio Destaque Seuma” o esforço e o protagonismo da CDL de Fortaleza na distribuição de mudas durante o evento natalino.



Fonte: Do G1 CE

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001