17 de novembro de 2016 às 11h07m
Governo do Ceará lança sexta-feira, 18/11, no Vicente Pinzón, ações do Programa Mais Infância Ceará e I Edital Cultura Infância

I Edital Cultura Infância, série de documentários “Tempo de Brincar” e Caderno de Atividades da Turminha do Mais Infância serão lançadas pelo Governo do Ceará, em uma programação especial para o público infantil


A infância será o grande foco das ações lançadas nesta sexta-feira, 18/11, às 16 horas, no Vicente Pinzón. O Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria da Cultura, em parceria com a TV Ceará, realizará o lançamento das ações do Tempo de Brincar, do Programa Mais Infância Ceara e do I Edital Cultura Infância, o primeiro edital em todo o Brasil voltado exclusivamente para apoio a projetos culturais para o público infantil. O evento contará com a participação da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana; do secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba; do presidente da TV Ceará, Tibico Brasil; do presidente do escritório do Unicef (CE-PI-RN), Rui Aguiar; do coordenador do Fórum Cultura Infância do Ceará, Emídio Sanderson, entre outros representantes de ações e políticas para a infância.

Durante o evento desta sexta-feira, 18/11, as crianças vão se divertir com programação de arte, cultura e lazer, a partir das 16 horas. Entre as atrações estão teatro infantil e de fantoches, contação de histórias, espetáculo infantil, apresentação do Circo Escola, além de oficinas de brinquedo, pintura facial e em tela, escultura de balões, jogos e brincadeiras populares, entre outros.

As ações do Programa Mais Infância que serão lançadas nesta sexta-feira incluem a série “Tempo de Brincar”, com cinco pequenos documentários, de aproximadamente cinco minutos cada, sobre as formas de brincar das crianças do Ceará. A série criada pela TVC é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio do “Programa Mais Infância Ceará”, idealizado pela primeira-dama Onélia, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

 

Os filmes são inspirados nos cinco direitos fundamentais do brincar: “brincar com todos, brincar o tempo todo, brincar com tudo, brincar em todo lugar e brincar criando”. Cada filme explora uma dessas ideias em situações reais, mostrando como o tempo de brincar acontece em diferentes comunidades cearenses. As gravações foram realizadas em Fortaleza (nos bairros Vicente Pinzón, Sabiaguaba, Aldeota), e em Nova Olinda, município da região do Cariri.

Outra ação é o lançamento do Caderno de Atividades da Turminha do Mais Infância, que é voltado para crianças. O material tem o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil, através dos desafios, passatempos e atividades diversas que trabalham a ludicidade. As crianças também vão conhecer e se identificar com a turminha formada por 12 personagens.

I Edital Cultura Infância

Também nesta sexta-feira será lançado o I Edital Cultura Infância, com R$ 1 milhão em recursos do Governo do Estado para investimento direto em projetos culturais relacionados a essa temática, a serem realizados em todo o Ceará. O Edital Cultura Infância é o primeiro, em todo o País, destinado especificamente ao apoio a projetos culturais voltados para premissas como o reconhecimento das crianças como indivíduos autônomos, cidadãos e detentores de direitos, promovendo a infância como categoria social e cultural; o respeito às peculiaridades das diferentes identidades e fases da infância e suas implicações culturais, educacionais, sociais e econômicas; a contribuição para o desenvolvimento integral da criança por meio da Cultura Infância, nos aspectos físico, mental, ético, estético, político, humano e social.

O incentivo à convivência familiar e comunitária por meio da Cultura Infância, o acesso da criança a experiências e interações estéticas, contemplando diferentes manifestações artísticas e culturais, e a valorização da diversidade cultural da infância cearense são outros princípios que norteiam o edital, construído com amplo diálogo com a sociedade, com destaque para os debates com o Fórum Cultura Infância, do Ceará, e para a consulta pública aberta via Internet pela Secult no último dia 12/10, Dia da Criança, no Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará - TIC, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, destaca que o I Edital Cultura Infância tem entre seus objetivos "valorizar, promover, financiar e apoiar os projetos desenvolvidos para a infância, para o direito à cultura para as crianças". "Toda criança tem o direito de assistir a uma boa peça de teatro, um bom espetáculo de música, comprar um bom livro, ler uma boa história", ressalta o secretário, frisando que o edital apoiará projetos em três categorias: criação, produção e circulação; pesquisa e formação; patrimônio cultural e memória.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001