20 de setembro de 2016
Comunidade das quadras recebe novos equipamentos sociais

Novos equipamentos são resultado de parceria do Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, C.Rolim Engenharia e Fundação Beto Studart

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e a Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a C. Rolim Engenharia, Fundação Beto Studart e a Associação Comunitária Conjunto São Vicente de Paulo, com o apoio da Central Única das Favelas (Cufa), inauguram às 9 horas desta terça-feira (20), o Centro Comunitário Dr. José de Magalhães Porto Filho e o Centro de Educação Infantil São Vicente de Paulo.

A solenidade será presidida pelo governador Camilo Santana e conta com as presenças dos titulares da STDS, Josbertini Clementino, e da SME, Jaime Cavalcante, e das primeiras-damas do Estado e do Município, respectivamente, Onélia Leite Santana e Carol Bezerra Rodrigues. Prestigiam as inaugurações os empresários Beto Studart e Ticiana Rolim, respectivamente, presidente da Fundação Beto Studart e sócia-diretora da C. Rolim Engenharia, e Cristian Silva, presidente da Associação Comunitária São Vicente de Paulo.

Atendimento integral

Os equipamentos servirão à comunidade com creche, em tempo integral, das 7 às 17 horas, para 76 crianças, na faixa etária de um a três anos de idade, e com cursos de capacitação profissional para 240 jovens, adultos e idosos do Conjunto São Vicente de Paulo e do entorno. A concretização das obras foi viabilizada com a participação efetiva da iniciativa privada, que atendeu a demanda da própria comunidade, e assumiu os custos totais da reforma e adaptação do prédio, orçados em R$ 461 mil.

A STDS renovou os equipamentos do Centro Comunitário e a SME equipou o CEI São Vicente de Paulo, assumindo a responsabilidade do pleno funcionamento do espaço. A articulação de todo o processo contou com a participação decisiva de Onélia Leite Santana e Carol Bezerra, bem como da Associação Comunitária São Vicente de Paulo e da Cufa.

No Centro Comunitário serão ofertados, regularmente, cursos de informática, de eletricista predial, culinária doméstica, capoeira, além de oficinas de convivência e fortalecimento dos elos familiares e comunitários.

A creche municipalizada dispõe de quatro salas de aula com quatros banheiros sendo um adaptado e acessível, brinquedoteca, secretaria/coordenação, sala de espera, diretoria, sala de professores, cozinha, refeitório com cantina e lavanderia com depósito para material de limpeza, além de vestuário masculino e feminino. Entre equipamentos construídos, municipalizados e conveniados, a Prefeitura de Fortaleza já entregou para a população fortalezense 80 novas unidades. Com essas ações, a rede municipal teve um aumento de mais de 70% nas matrículas de creche de 2012 para 2016.

Breve histórico

O Centro Comunitário José Magalhães Porto Filho foi implantado em 17 de maio de 1984, há 32 anos, e coincide com a construção, pelo governo do Estado, do Conjunto Habitacional da Quadra do Santa Cecília. Agora, o CC funcionará no piso superior e a creche no piso térreo do mesmo prédio. Juntos, atenderão a comunidade local. O espaço é uma referência no atendimento e acolhimento das famílias do Conjunto São Vicente.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001