09 de julho de 2016 às 22h35m
Prefeitura de Fortaleza entrega primeiro CREAS modelo

Nesta segunda-feira (11/07), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), entrega o primeiro Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) modelo à população. Localizado no Mucuripe, o equipamento foi totalmente reformado para atender as orientações técnicas do Governo Federal e as demandas do Pacto por um Ceará Pacífico, que tem o o bairro Vicente Pinzón como primeiro território de atuação, tornando-se referência na capital

A solenidade terá início às 9 horas e contará com a presença do titular da Setra, Cláudio Ricardo.

O investimento do Município para execução da obra foi de R $ 510.075,55 o que resultou em melhorias como adequações para acessibilidade, manutenções preventivas e corretivas e readequações das salas, possibilitando mais conforto e comodidade para os usuários dos equipamentos, além de melhores condições de trabalho para os profissionais.

Com as intervenções, a estrutura do equipamento ficou composta de recepção, sala técnica, refeitório, sala de atendimento individual, sala de atendimento em grupo, sala administrativa, espaço para o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) e para as Medidas Socioeducativas e banheiros com acessibilidade, tornando-se o primeiro CREAS modelo do município de Fortaleza.

O CREAS Mucuripe atende a população dos bairros Cais do Porto, Vicente Pinzon, Cocó, Cidade 2000, Manuel Dias Branco, Praia do Futuro I e II, Centro, Praia de Iracema, Meireles, Aldeota, Mucuripe, Varjota e Papicu. Atualmente, cerca de 260.000 famílias são referenciadas pelo equipamento.

O município de Fortaleza conta com seis CREAS, distribuídos por seis Secretarias Regionais. Esses equipamentos, localizados em áreas de vulnerabilidade social, atuam com famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade para adolescentes, entre outras.

Pacto por um Ceará Pacífico

O CREAS Mucuripe está localizado no Primeiro Território da Paz do Pacto por um Ceará Pacífico, que tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade no estado. O bairro do Vicente Pinzón foi o escolhido como o primeiro território de atuação. A iniciativa abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade.

Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência. 

Serviço:.


Entrega do primeiro CREAS modelo
Data: Segunda-feira (11/07)
Horário: 9 horas
Local: Rua: Manuel Jesuíno, 153 – Mucuripe


Fonte: Karlla Gadelha

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001