21 de setembro de 2015 às 05h15m
Entrega de 522 cadeiras de rodas marca Dia Nacional de Luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Governador Camilo Santana participa da entrega das cadeiras de rodas, às 9 horas desta segunda-feira (21). Ação é parceria entre Governo do Ceará, Ades e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O Dia Nacional de Luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência, celebrado a cada 21 de setembro, vai ser marcado, em Fortaleza, pela entrega de 522 cadeiras de rodas para pessoas com deficiência de todo o Estado, em evento marcado para o Centro de Profissionalização Inclusiva para  a Pessoa com Deficiência (Cepid), a partir das 9 horas desta segunda-feira (21). O governador Camilo Santana e a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, participarão do momento, organizado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A entidade é parceira do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) – a ação tem apoio ainda da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades). A atuação da STDS nesse projeto se deu por meio do Cepid, que se responsabilizou pela realização das prescrições das cadeiras de rodas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Esse processo foi iniciado em 2013, com cursos de prescrição de cadeiras de rodas para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, elaboração/adequação de cartilha de como usá-las e mantê-las e por último a prescrição em cinco pontos distintos de Fortaleza, tendo após todo esse processo, sido enviada a documentação para a igreja.

Mais de 500 pessoas são aguardadas para o evento, que contará, inclusive, com beneficiados do interior do Estado e apresentações culturais.

Dia Nacional

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por meio da Lei nº 11.133/2005, através de ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade). Dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Esse número representa 27,69% dos 8,4 milhões de habitantes do Estado. No Brasil, 45,6 milhões de pessoas ou 23,92% da população tem algum tipo de incapacidade para ver, ouvir, mover-se ou alguma deficiência física ou intelectual. Trabalhadores com deficiência representam 23,6% do total de ocupados no País.

Serviço

Dia Nacional de Luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Local: Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) – Rua Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará.

Data: segunda-feira (21/9), às 9 horas.

Informações: Assessoria de Comunicação Social da STDS – Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / (85) 3101.2099 / 2089 / 9.8878.8510).

 

Ciro Câmara

Gestor de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará Casa Civil


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001