20 de julho de 2022 às hm
AS MULHERES SÃO A MAIORIA

 

 

 

 

Ano passado eu e Regina fomos visitar mamãe, dona Dazinha, que ainda estava entre nós e foi feito o flagrante, onde mamãe e descendentes mostram várias gerações, pois, as mulheres são sim a maioria. Ela, a bisavó, avó e mãe, estava com uma descendência onde aparecem filhas, netas, bisneta e a nora já mencionada. Na família, a mulher é peça fundamental e agora aguarda -se que seja também na política, pois, acaba de informar a Justiça Eleitoral que elas (as mulheres) são maioria entre os 156,4 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro vindouro. Espera-se, portanto, um grande número de mulheres candidatas e em todos os postos, em caráter nacional e para representação nos Estados da Federação. No Ceará tivemos exemplo há várias décadas; de mulheres destemidas e inteligentes que enfrentaram os quase 100% de supremacia dos homens e, candidatas, foram vitoriosas. É o caso da Zélia Mota que foi a primeira deputada estadual e Maria Luiza Fontenele a primeira mulher prefeita de Fortaleza. Em seguida tivemos muitas mulheres eleitas vereadoras, vice-prefeitas, prefeitas, deputadas estaduais e federais e até, nos últimos anos, eleitas para o Senado e para Governos Estaduais. Aguarda-se, portanto, uma grande participação da mulher, como a própria Justiça Eleitoral preconiza, nas eleições deste ano.

DIZ O TSE - O Tribunal Superior Eleitoral divulgou semana passada o número de eleitores aptos a votar no pleito de outubro deste ano. De acordo o TSE, 156,4 milho de pessoas poderão comparecer às urnas no próximo dia 2 de outubro para escolher presidente e vice-presidente da República, Governadores, vice-Governadores, afora Senadores, Deputados Federais e Estaduais, assim como Distritais, em Brasília.

SEGUNDO TURNO - Havendo Segundo Turno, que só poderá acontecer para Presidência da República e Governos Estaduais, a eleição será no dia 30 de outubro. As informações do cadastro eleitoral nos Estados e que estão no TSE afirmam e mostram que a maior parte do eleitorado é formada por mulheres.

QUANTAS? - Informa a Justiça Eleitoral que as mulheres são 82,3 milhões de eleitores, equivalente a 52, 65% do total previsto para votação. Os homens são 74 milhões, correspondente a 47,33% dos eleitores(as) aptos.

SAIBA MAIS - Conforme a notícia oficial do Tribunal Superior Eleitoral, com 22,16% do total de eleitores aptos a votar em outubro vindouro em todo o País, o Estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do Brasil. Segundo estatística do próprio TSE, a cada 5 eleitores brasileiros 1(um) está em São Paulo.

OUTROS DADOS - O Estado de Minas Gerais tem o segundo maior colégio eleitoral, com 10,41% do total, seguido por Rio de Janeiro, 8,2%. Conforme noticiou sobre o assunto a Agência Brasil, o número de jovens entre 16 e 17 anos que poderão votar aumentou, passando de 1,4 milhão no pleito de 2018, para 2,1 milhões neste ano.

E OS IDOSOS - O eleitorado acima de 70 anos também aumentou, a exemplo dos jovens, passando de 12 milhões para 14 milhões entre as duas eleições credenciadas. Destaque-se, que o eleitorado brasileiro cresceu 6,21% em relação à 2018, quando o total de pessoas aptas a votar foi de 147,3 milhões.

NO CEARÁ - Aguarda-se um grande número de mulheres candidatas aos mais diversos postos nas eleições de outubro vindouro, uma vez que o Estado já dispõe de mulheres na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Há, inclusive, pelo menos uma mulher pré-candidata a Governadora, no caso do PSOL, podemos aumentar para duas, se a atual governadora Izolda Cela vier a ser escolhida por seu partido e aliados. Estamos atentos.

 




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 16.08.2022Terça A DOBRADINHA DE CAUCAIA
  2. 15.08.2022Segunda ESTADO BENEFICIA CAMOCIM
  3. 12.08.2022Sexta TSE RECONHECE MANDATOS
  4. 11.08.2022Quinta QUIXADÁ ANUNCIA MELHORIAS
  5. 10.08.2022Quarta ESTAMOS NO MÊS DAS VOCAÇÕES
  6. 09.08.2022Terça IMPLANTAÇÃO DO 5G NO CEARÁ
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001