Ano passado eu e Regina fomos visitar mamãe, dona Dazinha, que ainda estava entre nós e foi feito o flagrante, onde mamãe e descendentes mostram várias gerações, pois, as mulheres são sim a maioria. Ela, a bisavó, avó e mãe, estava com uma descendência onde aparecem filhas, netas, bisneta e a nora já mencionada. Na família, a mulher é peça fundamental e agora aguarda -se que seja também na política, pois, acaba de informar a Justiça Eleitoral que elas (as mulheres) são maioria entre os 156,4 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro vindouro. Espera-se, portanto, um grande número de mulheres candidatas e em todos os postos, em caráter nacional e para representação nos Estados da Federação. No Ceará tivemos exemplo há várias décadas; de mulheres destemidas e inteligentes que enfrentaram os quase 100% de supremacia dos homens e, candidatas, foram vitoriosas. É o caso da Zélia Mota que foi a primeira deputada estadual e Maria Luiza Fontenele a primeira mulher prefeita de Fortaleza. Em seguida tivemos muitas mulheres eleitas vereadoras, vice-prefeitas, prefeitas, deputadas estaduais e federais e até, nos últimos anos, eleitas para o Senado e para Governos Estaduais. Aguarda-se, portanto, uma grande participação da mulher, como a própria Justiça Eleitoral preconiza, nas eleições deste ano.
DIZ O TSE - O Tribunal Superior Eleitoral divulgou semana passada o número de eleitores aptos a votar no pleito de outubro deste ano. De acordo o TSE, 156,4 milho de pessoas poderão comparecer às urnas no próximo dia 2 de outubro para escolher presidente e vice-presidente da República, Governadores, vice-Governadores, afora Senadores, Deputados Federais e Estaduais, assim como Distritais, em Brasília.
SEGUNDO TURNO - Havendo Segundo Turno, que só poderá acontecer para Presidência da República e Governos Estaduais, a eleição será no dia 30 de outubro. As informações do cadastro eleitoral nos Estados e que estão no TSE afirmam e mostram que a maior parte do eleitorado é formada por mulheres.
QUANTAS? - Informa a Justiça Eleitoral que as mulheres são 82,3 milhões de eleitores, equivalente a 52, 65% do total previsto para votação. Os homens são 74 milhões, correspondente a 47,33% dos eleitores(as) aptos.
SAIBA MAIS - Conforme a notícia oficial do Tribunal Superior Eleitoral, com 22,16% do total de eleitores aptos a votar em outubro vindouro em todo o País, o Estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do Brasil. Segundo estatística do próprio TSE, a cada 5 eleitores brasileiros 1(um) está em São Paulo.
OUTROS DADOS - O Estado de Minas Gerais tem o segundo maior colégio eleitoral, com 10,41% do total, seguido por Rio de Janeiro, 8,2%. Conforme noticiou sobre o assunto a Agência Brasil, o número de jovens entre 16 e 17 anos que poderão votar aumentou, passando de 1,4 milhão no pleito de 2018, para 2,1 milhões neste ano.
E OS IDOSOS - O eleitorado acima de 70 anos também aumentou, a exemplo dos jovens, passando de 12 milhões para 14 milhões entre as duas eleições credenciadas. Destaque-se, que o eleitorado brasileiro cresceu 6,21% em relação à 2018, quando o total de pessoas aptas a votar foi de 147,3 milhões.
NO CEARÁ - Aguarda-se um grande número de mulheres candidatas aos mais diversos postos nas eleições de outubro vindouro, uma vez que o Estado já dispõe de mulheres na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Há, inclusive, pelo menos uma mulher pré-candidata a Governadora, no caso do PSOL, podemos aumentar para duas, se a atual governadora Izolda Cela vier a ser escolhida por seu partido e aliados. Estamos atentos.